Connect with us

E-farsas

Bolsonaro é o pai do PIX? O PIX deu prejuízo aos bancos?

Dinheiro

Bolsonaro é o pai do PIX? O PIX deu prejuízo aos bancos?

É verdade que o presidente Jair Bolsonaro foi o criador do PIX e que esse sistema de transferência deu prejuízo aos bancos?

As alegações surgiram nas redes sociais no final de julho de 2022, após uma carta aberta aos brasileiros, pela democracia, começar a ser assinada por representantes de diversos setores da sociedade – incluindo banqueiros.

Segundo que o se espalhou, o presidente Jair Bolsonaro teria criado o PIX – sistema que facilita a transferência de valores entre as pessoas e empresas – e os bancos estariam contra o Bolsonaro após prejuízo enorme causado pelo PIX.

É verdade que Bolsonaro é o pai do PIX? É verdade que PIX deu prejuízo aos bancos?

Texto de uma das alegações compartilhadas no final de julho de 2022: “Banqueiros assinam carta em defesa das urnas e da “democracia. Não precisa explicar, é só ligar os pontos dos prints abaixo. @Jair Bolsonaro manda um abraço por PIX pra eles. Lembrando que o custo do PIX é R$0,00 – causando prejuízo BILIONÁRIO para banqueiros.” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Oficialmente, o PIX foi lançando em novembro de 2020, durante a gestão de Jair Bolsonaro na Presidência. No entanto, o projeto teve início nas gestões anteriores e foi encabeçado pelo Banco Central.

Uma busca no site do Planalto, em decretos, revela que a implantação da plataforma sequer faz parte das realizações do presidente. Na verdade, o sistema foi aprovado através de regulamento do próprio Banco Central e não precisou passar pelo Executivo para começar a funcionar.

Note no vídeo abaixo, gravado no dia do lançamento do PIX em frente ao Palácio do Planalto, que Bolsonaro mostrou sequer saber o que “PIX” significava, parecendo acreditar que o nome seria uma sigla de algo relacionado à aviação civil:

“Tem um documento aí [do Ministério da Infraestrutura] esta semana que vai praticamente desregulamentar, desburocratizar tudo sobre aviação civil… Carteira de habilitação para piloto”, disse o presidente. 

Após um apoiador do presidente explicar do que se tratava, Bolsonaro afirmou não saber do que se tratava: 

“Não tomei conhecimento, vou conversar esta semana com o Campos Neto”

A história do PIX

Apesar do PIX ter sido lançado em novembro de 2020, a ferramenta já vinha sendo estudada desde 2016, quando o então presidente do Banco Central Ilan Goldfajn começou a se reunir com um comitê da instituição para estudar algo para transferência instantânea de dinheiro inspirado na norte-americana Zelle. Proposta pela empresa Early Warning Services, a Zelle havia sido anunciada nos Estados Unidos e prometia transferências quase nos mesmo moldes do que viria a ser o nosso PIX.

Em 2017, o BC ampliou as discussões a respeito da nova plataforma e no ano seguinte, 2018, deu início de fato ao projeto.

Mais detalhes sobre o PIX podem ser lidos na sua página no Wikipedia.

O PIX deu prejuízo aos bancos?

Outra inverdade espalhada foi a que afirmava que os bancos tiveram prejuízo após a implantação do PIX. Segundo levantamentos de 2022, os bancos tiveram lucro recorde em 2021, sendo o maior desde 2006.

Como explicado em diversas reportagens de 2021, os bancos deixaram de ganhar bilhões em taxas de TEDs e DOCs com a implantação do PIX. No entanto, as instituições encontraram outras formas de ganhar dinheiro com a nova plataforma, o que ajudou a alavancar o lucro do setor.

Só no primeiro trimestre de 2022, os bancos tiveram um crescimento de 13,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior

Conclusão

Não é verdade que Jair Bolsonaro seja o pai do PIX e também não é verdade que essa plataforma de transferência instantânea tenha gerado prejuízo aos bancos!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Dinheiro

To Top