11.9 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022

Bolsonaro é o pai do PIX? O PIX deu prejuízo aos bancos?

- Publicidade -

É verdade que o presidente Jair Bolsonaro foi o criador do PIX e que esse sistema de transferência deu prejuízo aos bancos?

As alegações surgiram nas redes sociais no final de julho de 2022, após uma carta aberta aos brasileiros, pela democracia, começar a ser assinada por representantes de diversos setores da sociedade – incluindo banqueiros.

Segundo que o se espalhou, o presidente Jair Bolsonaro teria criado o PIX – sistema que facilita a transferência de valores entre as pessoas e empresas – e os bancos estariam contra o Bolsonaro após prejuízo enorme causado pelo PIX.

É verdade que Bolsonaro é o pai do PIX? É verdade que PIX deu prejuízo aos bancos?

Texto de uma das alegações compartilhadas no final de julho de 2022: “Banqueiros assinam carta em defesa das urnas e da “democracia. Não precisa explicar, é só ligar os pontos dos prints abaixo. @Jair Bolsonaro manda um abraço por PIX pra eles. Lembrando que o custo do PIX é R$0,00 – causando prejuízo BILIONÁRIO para banqueiros.” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Oficialmente, o PIX foi lançando em novembro de 2020, durante a gestão de Jair Bolsonaro na Presidência. No entanto, o projeto teve início nas gestões anteriores e foi encabeçado pelo Banco Central.

Uma busca no site do Planalto, em decretos, revela que a implantação da plataforma sequer faz parte das realizações do presidente. Na verdade, o sistema foi aprovado através de regulamento do próprio Banco Central e não precisou passar pelo Executivo para começar a funcionar.

Note no vídeo abaixo, gravado no dia do lançamento do PIX em frente ao Palácio do Planalto, que Bolsonaro mostrou sequer saber o que “PIX” significava, parecendo acreditar que o nome seria uma sigla de algo relacionado à aviação civil:

“Tem um documento aí [do Ministério da Infraestrutura] esta semana que vai praticamente desregulamentar, desburocratizar tudo sobre aviação civil… Carteira de habilitação para piloto”, disse o presidente. 

Após um apoiador do presidente explicar do que se tratava, Bolsonaro afirmou não saber do que se tratava: 

“Não tomei conhecimento, vou conversar esta semana com o Campos Neto”

A história do PIX

- Publicidade -

Apesar do PIX ter sido lançado em novembro de 2020, a ferramenta já vinha sendo estudada desde 2016, quando o então presidente do Banco Central Ilan Goldfajn começou a se reunir com um comitê da instituição para estudar algo para transferência instantânea de dinheiro inspirado na norte-americana Zelle. Proposta pela empresa Early Warning Services, a Zelle havia sido anunciada nos Estados Unidos e prometia transferências quase nos mesmo moldes do que viria a ser o nosso PIX.

Em 2017, o BC ampliou as discussões a respeito da nova plataforma e no ano seguinte, 2018, deu início de fato ao projeto.

Mais detalhes sobre o PIX podem ser lidos na sua página no Wikipedia.

O PIX deu prejuízo aos bancos?

Outra inverdade espalhada foi a que afirmava que os bancos tiveram prejuízo após a implantação do PIX. Segundo levantamentos de 2022, os bancos tiveram lucro recorde em 2021, sendo o maior desde 2006.

Como explicado em diversas reportagens de 2021, os bancos deixaram de ganhar bilhões em taxas de TEDs e DOCs com a implantação do PIX. No entanto, as instituições encontraram outras formas de ganhar dinheiro com a nova plataforma, o que ajudou a alavancar o lucro do setor.

Só no primeiro trimestre de 2022, os bancos tiveram um crescimento de 13,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior

Conclusão

Não é verdade que Jair Bolsonaro seja o pai do PIX e também não é verdade que essa plataforma de transferência instantânea tenha gerado prejuízo aos bancos!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui