18.8 C
São Paulo
terça-feira, novembro 29, 2022

Vídeo íntimo da cantora Anitta vazou na web! Será verdade?

- Publicidade -

Vídeo mostrando a cantora Anitta em momento íntimo vazou em grupos de WhatsApp! Será verdade?

O filminho tem cerca de 4 minutos de duração e começou a se espalhar através de grupos de WhatsApp e do Telegram na segunda quinzena de julho de 2022. Nele podemos ver uma mulher muito parecida com a cantora Anitta em um momento íntimo com um homem.

De acordo com o texto que acompanha as imagens, Anitta estaria muito melhor calada do que falando (uma alusão ao fato da moça do vídeo estar “com a boca ocupada” ao praticar o sexo oral no parceiro).

Será que esse vídeo é real? Será que a mulher do vídeo é mesmo a cantora Anitta?

Imagem retirada de um vídeo que mostra supostamente a cantora Anitta em um momento íntimo! Vídeo teria vazado na web, mas será que é real? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Antes de prosseguir a leitura, é preciso deixar claro aqui que se o vídeo fosse real não haveria nenhum problema nisso, ok? Pessoas saudáveis fazem sexo e isso é a coisa mais natural do mundo. O que não é admissível e não se pode normalizar é ter um vídeo íntimo seu vazado na web sem o seu consentimento! Isso, sim, é um crime!

No caso dessa filmagem que mostra a cantora Anitta em um momento íntimo, trata-se de um vídeo falso! Na verdade, o rosto da cantora foi inserido digitalmente em um vídeo adulto de uma atriz russa conhecida como Luxury Girl. Compare abaixo uma cena do vídeo original com a mesma cena do vídeo adulterado que circulou em julho de 2022:

Cena do vídeo original, de 2020, com o vídeo adulterado de julho de 2022!

Deep Fake

Como já mostramos aqui e aqui no E-farsas, deep fake é uma forma de edição de vídeo que combina inteligência artificial com scripts de computação gráfica para inserir um rosto em um vídeo pronto ou em uma cena pré-gravada.

Atualmente, essa tecnologia está bem evoluída, o que torna a identificação de possíveis adulterações uma tarefa quase impossível. No entanto, no caso desse vídeo, há algumas falhas que entregam a farsa.

- Publicidade -

Como muito bem apontou o especialista nessa tecnologia, o jornalista Bruno Sartori – que fez um vídeo explicando melhor essa história – , é possível notar que o rosto da cantora fica meio estranho em alguns momentos:

Sartori também explicou que a Anitta não foi a primeira vítima que teve seu rosto inserido nesse vídeo. Outras celebridades, como Naomi Socott e Angelina Jolie também “emprestaram” (involuntariamente, diga-se de passagem) suas imagens para esse tipo de crime:

Criminosos já utilizaram esse mesmo vídeo para inserir o rosto de outras celebridades! (Colagem de fotos: Bruno Sartori)

Em dezembro de 2021, tivemos o prazer de conversar com o especialista em deep fake Bruno Sartori, num bate papo descontraído a respeito dessa tecnologia:

Anitta se pronuncia

Em nota enviada ao portal Gshow, a equipe da cantora negou que a mulher do vídeo seja a Anitta: 

“Não se trata de Anitta, mas sim uma ação criminosa que utiliza de recursos digitais para enganar o público, fazendo uma inserção do rosto de uma pessoa em outra […] Neste caso, muito mal feito, por sinal”, disse a assessoria da artista

Conclusão

O vídeo que mostra a cantora Anitta fazendo sexo oral é falso e foi feito com a ajuda de computação gráfica em cima de um vídeo adulto (no caso, o de uma atriz russa conhecida como Luxury Girl). Se fosse real, não haveria nenhum problema nisso! O crime está em usar o rosto da cantora em uma montagem, sem a autorização de nenhum dos envolvidos e com a clara intenção de difamar a vítima!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui