16.9 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 16, 2021

Bolsonaro prometeu que vai acabar com as creches públicas se for eleito?

- Publicidade -

É verdade que o candidato à Presidência Jair Bolsonaro disse que, se for eleito, vai acabar com as creches comunitárias já que o Estado não tem obrigação de olhar filho dos outros?

A frase atribuída ao deputado federal Jair Bolsonaro apareceu com força em diversas publicações nas redes sociais na segunda semana de outubro de 2017. De acordo com a publicação, o então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro teria afirmado que, caso se eleito, irá acabar com as creches comunitárias! Segundo Bolsonaro, diz o texto, o Estado não tem obrigação de “olhar filho dos outros” e que isso seria obrigação dos pais!

Será que o deputado disse isso mesmo?

Será que isso é verdade ou farsa?

Promessa de acabar com as creches é atribuída a Jair Bolsonaro! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Apesar dessa história se espalhar rapidamente através das redes sociais em outubro de 2017, o rumor a respeito dessa frase polêmica já circula pela web desde maio de 2016, pouco tempo depois de um Hangout (uma videoconferência) entre o deputado federal Jair Bolsonaro e o filósofo Olavo de Carvalho (que aconteceu em abril daquele ano).

O trecho que “inspirou” esse boato foi esse:

“[…] até quando se fala na questão de NATALIDADE do Brasil, né? Nós temos hoje em dia crianças entre 1 e 3 anos de idade – 3 milhões fora de creche! Agora, imagine creche para 3 milhões de pessoas. (NÃO É BRINCADEIRA) A responsabilidade não pode ser do Estado, tem que ser do pai, da mãe e não JOGAR A CULPA tudo para o Estado, que aqui parece que você desde que você nasce (ou um pouco antes), você tem toda a proteção do estado, até agora para concurso público!”

Aqui, podemos ver o trecho onde ele fala sobre as creches:

https://www.youtube.com/watch?v=ZKUpHW7BPj4

 

- Publicidade -

E aqui, o hangout completo (o trecho está aos 27 minutos do vídeo):

https://youtu.be/57wGG94keS4?t=27m2s

 

Jair Bolsonaro não fala sobre acabar com as creches, mas das pessoas que tem o “costume” de depender do Estado para tudo. O político defende que o dinheiro gasto pelo assistencialismo prestado pelo Governo poderia ser usado para outras áreas.

Ainda, para finalizar, o deputado não poderia ter feito uma promessa de campanha em abril de 2016, visto que ele só se tornou oficialmente candidato em meados de 2017.   

Conclusão

Jair Bolsonaro não prometeu acabar com todas as creches comunitárias caso seja eleito!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

44 COMENTÁRIOS

  1. A esquerda joga sujo, deturpando o que Bolsonaro falou em um contexto diferente…Apesar de concordar com a necessidade de creches, porque se formos analisar o salário que a maioria dos brasileiros recebem, entre eles profissionais com nível superior também, só conseguem pagar as necessidades mais básicas, porque Boa parte desse dinheiro vai para impostos. Nós vivemos em um país que moradia, alimentação e saúde são caros…Infelizmente precisamos recorrer ao estado porque o mesmo nos leva à essa situação, somos escravos desse governo corrupto, dependentes…Espero que Bolsonaro seja presidente, mas dê a oportunidade ao povo de não ser escravo do governo.

    • O colunista se posicionou bem quanto à fala do MICO, pois esclareceu que ele não só deseja acabar com as creches, mas com todo o assistencialismo que o governo dá. A reportagem serviu para esclarecer o que ele quis dizer de verdade. Acho que o governo deve tirar o assistencialismo público, dar a grana para o Auxílio Moradia para o MICO fuder mais gente. Está certo isso? Esse assistencialismo para esses pilantras está certo, para o pobre, não. Que canalhice.

      • Muito.baixo o comentário q nem deve ser levado em conta…agora terá de engolir…ele é nosso presidente e vai te mostrar q palavras vindo de bocas mal intencionadas não servemcor a nada….😍😍😍😍

  2. Idiotas e ignorantes acreditam em qualquer coisa que é publicada. Só com um pouquinho de discernimento já se vê que é uma notícia mentirosa plantada para prejudicar a campanha do Bolsonaro. Mesmo que fosse a intenção dele em não proliferar creches, ele jamais diria isto, não seria louco em prejudicar sua campanha, Jair sabe muito bem o que diz.

  3. hoje estão querendo detonar a imagem do Jair Bolsonaro de todas as formas. Acredito que será o melhor presidente para nosso Brasil. Após o período dos governos militares passei a votar em quem sempre acreditava ser o melhor. Vejam no que deu. Vou votar no Jair Bolsonaro com toda convicção, estou cansado dessa desgraça que mergulharam nosso amado país.

  4. Caros leitores, e escritor dessa matéria.
    Eu não iria votar em Bolsonaro, pois leio muitos sites falando mal dele, mas eles falam tão mal que as vezes chega ser absurdo. Por causa desses tipos de post que eu tô pensando em votar nele.
    O faz faz um puta testo falando mal do deputado, pra no final falar que a conclusão é que ele não disse nada, faz favor gente, vai fazer matéria que presta.
    Brasil não vai pra frente por causa de vocês, hipócritas que tentam manipular a população com esses tipos de mentira.
    #porumbrasilmelhor

  5. É incrível a falta de inteligência do povo.
    Boatos desse tipo só são viralizados por falta de pensar.
    São incapazes de ver que muitas situações postas nas matérias falsas são impossíveis de acontecer.
    Por isso que Lula, o maior ladrão do mundo fala tanta asneira e muita gente acredita.

  6. A esquerda é composta por covardes, só sabem atacar com mentiras atrás de mentiras. Bolsonaro virou alvo principal dessa minoria que por mais que seja pequena sabem fazer barulho e chamar a atenção da mídia sensacionalista.

  7. Parabéns aos autores dessa matéria, não puxaram o saco do Bolsonaro e muito menos meteram o “pau” nele como a UOL faz sempre segundo o nosso amigo aí.
    É só a verdade, esclarecimento, e ponto final. Enxerga quem quiser.

  8. O bolsonaro está dizendo isto porque seus netos estudam nas melhores escolas do país. Sua família toda vive em cima de recursos públicos, ai fica fácil. Queria que ele fosse assalariado, operário, se ele pensace assim.
    Outro falastrão, fanfarrão, olha no que deu a Venezuela, militar no poder, nem papel higiehigiênico o povo tem pra limpar suas partes mais íntimas.
    Vamos em frente, este é uma comédia.

  9. A verdade é uma só: Estão com medo de que o nosso futuro presidente acabe sim com a corrupção e esses bando de vagabundos no governo, que só sabem deturpar e inventar notícias mentirosas em desfavor do Bolsonaro. Não adianta pois o povo não vai cair mais neste jogo da esquerda. 2018 é Jair Bolsonaro.

    • Acabar com a corrupção não é possível, meu bom cristão. A corrupção que vês e organicamente mantida para se mostrar porque a sua visão enxerga problema (EXISTENTE) no seu campo de visão. A lei publicada no final de 2017 cria uma renúncia fiscal de UM TRILHAO de reais. Este é o maior ato de corrupção já empregado contra a nação brasileira. Lamentável até agora passar quase como se não existisse. São 1092 metros cúbicos cheios de notas de cem reais!!! 33 caminhões com contêineres cheios, cada um com 33 metros cúbicos!! A privatização que foi praticada desde o começo de 1991 e se prolongou até 2002, segundo dados do IPEA, arrecadou R$ 109 bilhões. MAS, foram gastos com o saneamento, R$ 116 bilhões. Temos muito a discutir.

      O

  10. Medo? Quem é que tem medo de um candidato que tem apoio de 3 deputados? kkkkkkk, é uma piada mesmo, se esse maluco ganhasse e quisesse governar colocando suas ideias estúpidas em prática teria que dar um golpe com o apoio dos militares e partir pra ditadura, como é o sonho dele.

  11. Essa esquerda maldita composta por quem quer continuar sugando os cofres públicos, mente, e se discordam deles querem partir pra violência,depois ainda querem falar em democracia, desde ja meu voto é BOLSONARO.

  12. Ate que enfim alguém com decência nesse jornalismo. Mostra realmente a verdade. Parabéns pela verdade, sem puxassaquismo e nem sentando o sarrafo com mentiras absurdas. De notícias assim que esse Brasil precisa.

  13. Jair Bolsonaro precisa é dos mais de 140 milhões de eleitores que o Brasil tem ,não de deputados, até porque depois que virar Presidente, quero ver qual político não vai querer fazer do governo.

  14. Bolsonaro tocou na ferida. O que o governo está esperando para iniciar uma urgente campanha para controle da natalidade? Quando o país estiver explodindo de gente? Vamos virar uma China, mas, sem os recursos que a China tem. Vamos todos trabalhar por um prato de feijão, pois haverá um excesso absurdo de mão de obra. O brasileiro faz filho e depois desova nas creches. BOLSONARO ESTÁ CORRETO. O brasileiro precisa depender menos do governo.

  15. É de uma tamanha ignorância o sujeito falar que um presidente não precisa de deputados. Precisa não só de deputados mas também de senadores, 2/3 em cada casa, o que é preciso para ser aprovado qualquer projeto que o governo quiser passar. Vocês pensam o quê? São tão burros que acham que um presidente tem o poder de mudar alguma coisa, que ele manda sozinho, que ele falou tá falado, igual um rei absolutista no antigo regime? Um presidente não manda é em porra nenhuma, é só mais um ali, só serve de bode expiatório para receber a culpa de todas as merdas que a maioria os políticos fazem, quem manda é a maioria dos deputados e senadores, que são do PMDB, se algum presidente contraria os interesses deles, rapidinho eles inventam um impeachment pra tirar ele de lá. Bolsonaro na presidência sem o apoio do PMDB não duraria 1 ano.

  16. Minha esposa e monitora infantil em uma creche em São Paulo . A verdade é que a metade das maes não trabalham, mas deixam seus filhos na creche, para ficarem o dia todo sem fazer nada.
    Entendi a matéria, vou votar nele, como também minha esposa e meu filho.

  17. “O que o governo está esperando para iniciar uma urgente campanha para controle da natalidade?”

    “O brasileiro precisa depender menos do governo.”

    Ué… só eu vi a contradição aqui?

  18. Que pena não ser verdade, olha, não gosto deste político mas concordo com quem fez o comentário “o estado não deveria cuidar dos filhos dos outros, os pais deveriam se virar.”

  19. Que eu saiba, o site foi criado para desmentir boatos de quem quer que seja. Independente se for do Bolsonaro ou não. Tenham mais senso crítico quando for ler um texto.

  20. Que eu saiba, o site foi criado para desmentir boatos de quem quer que seja. Independente se for do Bolsonaro ou não. Tenham mais senso crítico quando for ler um texto.

  21. Ele não disse que vai acabar com as creches, é o dinheiro que é usado pra “assistencialismo” que poderia estar sendo usado em outras áreas. Ou seja, ele quer acabar com as creches do mesmo jeito! E o que faz o pobre nesse momento, em que já nasceu?

  22. Analisando o contexto, percebe-se claramente que o candidato é contra as creches custeadas pelo estado. Não precisa ser especialista em português para abstrair isso. Ele prega o estado mínimo e é absolutamente contra o assistencialismo.

  23. Parabéns, Gilmar Lopes pelo excelente trabalho.
    Sou absolutamente contra esse candidato, porém sempre dou uma passada por aqui para verificar a veracidade de algo que tem causado polêmica, nesse caso, o encerramento de creches-comunitárias.
    Como é mentira, não dissemino, embora as palavras desse sujeito causem um tremendo mal-estar.
    Abraços!

  24. É farsa! Ok!
    Mas se analisarmos o que foi dito é tão preocupante quando dizer que vai fechar as creches.
    Pelo discurso dele, o governo não tem como dar conta dos 3 milhões de crianças que precisam de creche. São 3 milhões de crianças de pais que NECESSITAM de assistência. Oferecer creche não é favor ou benevolência do governo.CADA CENTAVO É DESCONTADO DOS NOSSOS IMPOSTOS!NÃO É FAVOR! O que precisa urgente é mudar a cultura do pensamento de alguns políticos e o discernimento da população em analisar que esse discurso só mostra a incompetência da governabilidade de Bolsonaro.
    Acorda povo!

  25. Engraçado que este senhor e seus filhos nunca trabalharam na vida… Nunca bateram um prego na madeira, Tem um filhote que foi até emancipado pra poder virar vereador, sendo de menor…Eu só tenho a dizer que ele sempre viveu da mamata que o Estado produz e não tem moral pra ir contra. Este senhor nunca me enganou, sei a quem serve e é fiel e digo que não é coisa boa…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui