18 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 23, 2021

Bonecas possuídas te seguem com os olhos! Qual é a explicação?

- Publicidade -

Será que os vídeos mostrando bonecas que seguem as pessoas com os olhos são verdadeiros ou falsos? Essas bonecas estão possuídas? Seria alguma bruxaria? Descubra aqui!

Os vídeos começaram a se espalhar através das redes sociais na primeira quinzena de março de 2018 e deixaram muita gente de cabelo em pé! Nas imagens podemos ver bonecas assustadoras que parecem seguir o cinegrafista com os olhos!!!

O texto que acompanha a gravação afirma que um casal teria decidido adotar uma criança, mas ao ver essa boneca mudaram de ideia. Nos comentários dos vídeos, várias pessoas afirmam que as bonecas parecem estar possuídas por algum espírito maligno, pois é impossível que um objeto inanimado ganhe vida dessa forma…

Qual é a explicação para esse fenômeno?

Será que os vídeos são reais?

Assista a um desses filminhos (se tiver nervos de aço) e veja o que descobrimos a seguir:

 

Verdade ou farsa?

Antes de responder a essa pergunta, assista a mais esse vídeo que se espalhou na mesma época, de um boneco em cima de uma lápide em um cemitério:

https://www.youtube.com/watch?v=KoNq2Mlv9_Q

E aí?

- Publicidade -

Por incrível que possa parecer, os vídeos são reais!

Mas, calma! Antes que você tenha um ataque e morra de susto, precisamos deixar claro que os vídeos são reais, mas as bonecas não estão possuídas e tampouco são obra de bruxaria.

Na verdade, essas bonecas fazem parte da nova coleção da artista Julia Lane e podem ser vistas na sua página chamada Okie Babies, no Facebook.

https://www.facebook.com/okiebabies11/videos/1741219835936965/

 

Julia Lane explica que suas obras são artesanais para arte e coleção e que suas bonecas não são recomendadas para crianças menores de 14 anos de idade. Segundo a artista, a boneca de olhos amarelos é feita de polietileno, mede 60 centímetros e pesa cerca de 7 quilos. Seus olhos são de cristal e os cabelos são humanos.

Já o segundo vídeo, que mostra um mini-vampiro em cima de um túmulo, é uma escultura feita pela artista Donna RuBert.

Como os olhos se mexem?

A explicação para esse “fenômeno” também é bem simples: Trata-se de uma ilusão de ótica!

Veja no vídeo abaixo o mesmo efeito em uma outra boneca:

 

Na verdade, os olhos são feitos de uma forma que engana o nosso cérebro, como é explicado nesse tutorial:

 

Como podemos ver nesse próximo vídeo, os olhos são montados “ao contrário”, com a curvatura contrária ao dos olhos “normais”:

 

E aqui:

O mesmo efeito ocorre com esse dragão, explicado pelo excelente Manual do Mundo:

 

Conclusão

Os vídeos das bonecas que te seguem com os olhos são reais, mas tratam-se de esculturas que misturam talento com ilusão de ótica!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. Lembro que alguns (vários) anos atrás era bem comum obras de arte com temática religiosa com esse mesmo efeito nos olhos, minha avó paterna tinha em casa uma miniatura do rosto de jesus que os olhos pareciam perseguir a pessoa e embaixo havia uma frase dizendo que ele sempre estaria olhando pela pessoa no sentido de proteção.

  2. Essa ilusão óptica pode ser observada nos grandes cartazes com fotos de políticos. ao passarmos em frente a esses cartazes, os olhos nas imagens dão a ilusão de nos seguir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui