Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Cartilha do MEC ensina sexo com animais para crianças?

Animais

Cartilha do MEC ensina sexo com animais para crianças?

É verdade que o MEC distribuiu uma cartilha para as crianças de uma escola em Curitiba que ensina a fazer sexo com animais?

A notícia acompanhada de uma ilustração apareceu no Facebook no final de janeiro de 2016 e se espalhou rapidamente também através do WhatsApp. O texto indignado afirma que a charge chamada “O Fazendeiro Solitário” estaria fazendo parte do material didático distribuído pelo Ministério da Educação nas escolas de Curitiba.

Na figura, um homem (o “fazendeiro solitário”) alimentando suas galinhas, dando a entender que ele havia praticado sexo com cada um dos animais da fazenda!

Será que isso é verdade?

Estaria mesmo o MEC ensinando as crianças a praticarem a zoofilia?

Verdadeiro ou falso?

Por mais estranho que possa parecer, essa história tem uma parte verdadeira, mas o fato ocorreu em 2010 e voltou com força em 2016.

Conforme foi pesquisado pelo moderador do nosso grupo no Facebook, o jornalista Riomar Bruno, a ilustração acima foi usada em uma prova aplicada novembro de 2010 a 16 mil alunos da primeira série municipal do ensino fundamental em Curitiba (estudantes entre 6 e 7 anos de idade)!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Na época, conforme noticiado pela Folha de São Paulo, a Secretaria Municipal da Educação lamentou o erro:

Foi um pequeno, mas gravíssimo erro. Vamos apurar a responsabilidade no fato“, afirmou a superintendente de Gestão Educacional da Secretaria, Merouji Cavet.

Merouji explicou na ocasião que a imagem era uma reprodução reduzida e que ela foi utilizada na prova de geografia. Como a ilustração apareceu com apenas quatro centímetros na prova, acabou “passando despercebida por alunos e até professores.”, disse a superintendente à reportagem!

Abaixo, uma reprodução da prova:

Escola utilizou a ilustração em uma prova realizada em 2010! (foto: Reprodução)

Escola utilizou a ilustração em uma prova realizada em 2010! (foto: Reprodução)

A charge é do cartunista norte-americano Dan Collins, feita em 2008 para ser publicada em revistas de humor adulto!

Conclusão

O Ministério da Educação não está distribuindo uma cartilha que ensina zoofilia para as crianças! A imagem foi usada em uma prova de geografia em Curitiba em 2010 e a Secretaria Municipal da Educação assumiu o erro e disse que iria apurar os responsáveis por esse ato (não encontramos informações posteriores sobre a punição de alguém envolvido no caso).

Agradecimentos aos membros do nosso grupo no Facebook e, em especial, ao amigo Riomar Bruno!

Continue lendo

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

26 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Apoio Técnico!

Voltando a Circular

Publicidade

Topo