28.9 C
São Paulo
terça-feira, setembro 28, 2021

Cientistas do Texas usarão criminosos em experimentos?

- Publicidade -

Texto que circula pelo Facebook afirma que cientistas do Texas passarão a usar criminosos sexuais em experimentos e testes médicos. Será verdade?

A notícia apareceu na segunda semana de novembro de 2013 e afirma que a legislação do estado norte-americano do Texas teria aprovado o uso de criminosos em testes médicos e em experimentos científicos. O artigo vem acompanhado de uma foto que mostra vários prisioneiros em uma fila de, segundo a manchete, criminosos sexuais que estariam sendo transferidos para um centro de pesquisas humanas!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

texas_testes
Notícia afirma que cientistas no Texas estariam usando criminosos em seus experimentos! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeira ou falsa?

A notícia é falsa! Não há nenhuma lei americana que aprove o uso de criminosos sexuais como cobaias!

Quem inventou essa manchete foi o jornal humorístico National Report, no dia 8 de novembro de 2013, como uma crítica ao sistema prisional dos EUA e, a partir daí, milhares de blogs e sites passaram a republicar a notícia como se fosse real.

Em seu site, o National Report se define como

uma publicação na web de sátira política, que pode ou não pode usar nomes reais, muitas vezes de forma semirreais ou fictícios em sua maioria. Todos os artigos contidos Relatório Nacional são ficção, e notícias supostamente falsas. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

Em algum momento, alguém traduziu a notícia falsa para o português e a espalhou nas redes sociais aqui no Brasil!

A foto usada na manchete

Uma busca rápida pela web e descobrimos que a fotografia usada para ilustrar a matéria é, na verdade, do Instituto de Reabilitação e Correção Penitenciaria de Lebanon, em Ohio – EUA. A foto foi tirada em 2011, durante uma revista geral organizada pelo novo diretor da prisão. A fila foi formada para passar os prisioneiros por um detector de metais, uma das medidas para reduzir a violência na penitenciária.

Foto tirada em 2011 de prisioneiros em fila para passarem por um detector de metais! (foto: Reprodução)
Foto tirada em 2011 de prisioneiros em fila para passarem por um detector de metais! (foto: Reprodução)

Conclusão

- Publicidade -

Notícia falsa! Cientistas no Texas não usarão criminosos em suas pesquisas.

Sugestão do nosso leitor e amigo @MContini!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

15 COMENTÁRIOS

  1. E antes que comecem a falar ”ahh mas bem que poderia usar”, NÃO, NÃO PODEM UTILIZAR SERES HUMANOS NESSES TIPOS DE TESTES E PESQUISAS! Além de ser uma coisa extremamente anti-ética as variáveis seriam enormes. nao sao usados animais qualqueres em testes, a cobaia tem que nascer no laboratorio, ter uma dieta especifica, viver em um ambiente com x temperatura etc. fora isso, os cientistas precisam saber TUDO sobre a cobaia, sua genética, seu organismo, sua imunidade, sua reaçao a certas atitudes etc.

    fora que a populaçao carcerária é MUITO pequena se levarmos em conta a demanda por cobaias para cada teste e pesquisa.

  2. Ainda bem que é falsa. Concordo com Matheus Silva Marquezin. Deus não criou o homem para ser cobaia, para isso Ele criou primeiro, tudo o que existe, para RECEBER o homem – que foi criado depois de tudo pronto. Aí disse ao homem para dominar sobre tudo, inclusive os animais. Não justifica maus tratos, mas para beneficiar ao homem, os animais servem como cobaias, de preferência que sejam nascidos em laboratórios para as experiências.
    O ser humano é criatura de Deus, criado à Sua imagem e semelhança, portanto SÓ COMO VOLUNTÁRIO E SE NECESSÁRIO O HOMEM SERVIRIA COMO ELEMENTO DE PESQUISA PARA O BEM DA HUMANIDADE. NÃO PODE SER A CONTRAGOSTO, SEJA ELE UM MONSTRO OU NÃO, MESMO QUE FAÇA TODO TIPO DE MALDADES.
    NÃO DEFENDO OS MAUS TRATOS DE ANIMAIS, MAS DEFENDO O USO PARA A CIÊNCIA.
    JUSTIFICO O USO DE ANIMAIS PORQUE, SE HÁ DOENÇAS E ANOMALIAS HUMANAS E QUE AINDA NÃO HÁ MEDICAMENTOS OU RECURSOS PARA A CURA.GRAÇAS A DEUS EU NUNCA TIVE NINGUÉM QUE PRECISASSE. MAS IMAGINA QUE VOCÊ TENHA ALGUÉM OU NECESSITE DE UM TRATAMENTO QUE AINDA NÃO EXISTE, MAS QUE HÁ A POSSIBILIDADE DE USO DE ANIMAIS ? VOCÊ ASSIM MESMO PREFERIRIA MORRER OU DEIXAR MORRER ALGUM ENTE QUERIDO, SÓ PORQUE FOI USADO UM ANIMAL PARA A CURA?
    SE FORMOS PENSAR NO SOFRIMENTO DELES, PENSE NO QUE SOFRE OS CAVALOS E OUTROS ANIMAIS, NA FABRICAÇÃO DE VACINAS CONTRA VENENOS DE MORDEDURAS DE COBRAS AS MAIS DIVERSAS, ARANHAS, DOENÇAS DE CHAGAS, ATÉ MESMO AS SERPENTES, DAS QUAIS SE UTILIZAM SEUS VENENOS PARA MEDICAMENTOS CONTRA A HIPERTENSÃO. ATÉ QUE SE CONSEGUE FABRICAR ALGUM REMÉDIO SEM O USO DE ANIMAIS, OU SEJA,OS SINTÉTICOS HÁ A NECESSIDADE DELES.

    • Primeiramente que esses sites são engraçados sim. E segundo, eles apenas publicam textos.

      Quem espalha os boatos são idiotas como você que acreditam em qualquer coisa que lê na Internet. Os sites não têm culpa que o QI de vcs seja menor que a temperatura ambiente.

  3. Oq esse povo tem na cabeça pra ter pena de criminosos sexuais ? Ata lembrei a biblia. Religião é a pior coisa que ja inventaram no mundo, isso só atrasa a mente das pessoas com essa de só deus pode julgar ou condenar etc e foda-se. Apaputaquepariu

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui