Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Cratera se abre na China! Seria a Porta do Inferno?

Demoníaco

Cratera se abre na China! Seria a Porta do Inferno?

Misteriosa cratera gigante apareceu na China há algumas semanas e deixa toda a população apavorada! Será que o chamado portal para o inferno é real?

A notícia apareceu com força em diversos sites e blogs no final de outubro de 2016 e mostra um enorme buraco que teria surgido repentinamente em uma cidade no noroeste da China.

De acordo com o texto que foi compartilhado inúmeras vezes através das redes sociais, um deslizamento de terra misterioso ocorreu em uma encosta chinesa, deixando os geólogos sem respostas. Milhares de cientistas têm ido até o local, que fica nos arredores de Urumqi, na Região Autonoma de Xinjiang (China), desde que o buraco apareceu há algumas semanas!

O que está assustando a população, segundo a reportagem, é que o interior do buraco emana um calor tão intenso e que vozes podem ser ouvidas saindo de dentro dele. A mídia já teria batizado a cratera de “Porta do Inferno”!!!

Os religiosos, ainda segundo o texto, estariam preocupados com esse fenômeno que, para eles, seria um claro aviso do fim dos tempos!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Cratera gigantesca teria aparecido há poucas semanas na China, deixando os cientistas sem respostas! Seria esse o portal para o inferno? (foto: Reprodução/Facebook)

Cratera gigantesca teria aparecido há poucas semanas na China, deixando os cientistas sem respostas! Seria esse o portal para o inferno? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

O assunto chama muito a atenção dos leitores e, claramente, é um caça-cliques descarado. O inventor dessa bobagem misturou algumas fotos reais com um monte de desinformação para criar um alarmismo desnecessário na rede e, é claro, conseguir mais visitação para seu blog.

A primeira coisa que fizemos nesse caso foi buscar no Google Images essa foto da enorme cratera usada para ilustrar a matéria. Os primeiros resultados já nos mostram que a chamada “Porta do Inferno” existe mesmo, mas fica em Darvaz, no Turquemenistão e não tem nada de inexplicável ou de sobrenatural!

O Google sabe tudo e mais um pouco!

O Google sabe tudo e mais um pouco!

Boato sem data

Na verdade, essa cratera não surgiu “há poucas semanas” como essa e-farsa afirma. O boato foi criado assim, sem data, para poder ser repassado novamente daqui uns anos. Dessa forma, quem ler essa “notícia” novamente no futuro poderá achar que se trata de algo recente e as chances dela ser repassada são grandes.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A “Porta do Inferno”, como ficou conhecida, é a Cratera de Darvasa e é um campo de gás natural. Sua chama que vem queimando continuamente desde 1971 e exala um forte cheiro de enxofre que pode ser sentido à distância.

A área foi identificada por engenheiros da então União Soviética como um possível e enorme campo de petróleo e iniciaram a perfuração para avaliar a quantidade de gás e petróleo disponíveis no local. Porém, durante as escavações foi descoberta uma caverna subterrânea de grande profundidade, repleta de gás tóxico.

Acontece que algo imprevisto aconteceu: o chão sob a plataforma de perfuração cedeu e uma grande cratera engoliu os equipamentos! Apesar de não ter ocorrido nenhuma morte nesse incidente, grandes quantidades de gás metano foram lançadas na atmosfera, o que causou danos ambientais e atrapalhou a vida do povo das aldeias vizinhas (isso, sim, causou várias mortes!!!).

Para diminuir os problemas causados pela liberação dos gases tóxicos, os cientistas decidiram queimá-los, só que a quantidade de gás é tão gigantesca que o fogo ainda está aceso até hoje!

De acordo com essa matéria publicada em 2009, a cratera possui “apenas” 20 metros de profundidade. E nessa outra reportagem podemos ver mais fotos do local e do buraco.

Cratera "sem fundo" tem fundo, na verdade! (foto: Reprodução/Stefan Krasowski)

Cratera “sem fundo” tem fundo, na verdade! (foto: Reprodução/Stefan Krasowski)

A agência de notícia Reuters explicou que o Governo do Turquemenistão ordenou o fechamento da Porta do Inferno, mas não encontramos notícias posteriores a essa confirmando o encerramento do buraco!

Pelo menos, até 2010 a Porta do Inferno ainda estava aberta, pois foi nesse ano que o sujeito do vídeo abaixo chegou perto da cratera e filmou pra posteridade:

Conclusão

A Porta do Inferno existe mesmo, só que ela não fica na China e existe desde 1971! Nada de sobrenatural ou de inexplicável aqui!

Continue lendo
18 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo