22.2 C
São Paulo
sábado, dezembro 3, 2022

Detenta dá de mamar ao filho através das grades?

- Publicidade -

Será que a foto mostrando uma presa brasileira amamentando um bebê através das grades da cadeia é verdadeira ou mais uma montagem na web?    

A imagem se espalhou através das redes sociais e em diversos sites e blogs no final de março de 2017. Nela podemos ver uma mulher amamentando um neném através de um dos vãos das grades de uma cadeia!

O texto que acompanha a imagem afirma que o caso estaria acontecendo com frequência no Brasil. Enquanto a esposa do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral foi solta para cuidar dos filhos menores de idade, outras detentas estariam amamentam seus bebês pela grade, diz o texto!

O alerta ainda pede para que isso seja compartilhado para mostrar a todos como a desigualdade do judiciário estaria imperando no Brasil.

Será que isso é verdade mesmo?

Mãe amamenta seu filho através das grades da prisão! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

O direito à amamentação é previsto por lei na Constituição Federal, na Lei de Execução Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A Constituição Federal Brasileira (art. 5º, L) determina que as presidiárias devem  permanecer com seus filhos durante seis meses para amamentação.

A Lei de Execução Penal (LEPl) que trata sobre o ambiente prisional feminino no artigo 83, determina que a prisão feminina tenha berçários para a amamentação.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também obriga ao poder público, às instituições e aos empregadores que sejam providenciadas condições favoráveis ao aleitamento materno (artigo 9).

- Publicidade -

É claro que nem todo mundo segue à risca a Lei, como denunciado em 2014 pelo IG, mas o fato é que essa imagem é real, mas o caso não aconteceu aqui no Brasil!

De acordo com publicações em língua espanhola, a presa Ruth Abigail Núñez teve que alimentar sua filha Aluhé de 4 meses na cadeia de uma delegacia em Buenos Aires (Argentina). O fato ocorreu em janeiro de 2015!

Conclusão

A foto da mulher amamentando um bebê através das grades da prisão é real, mas o fato aconteceu em 2015 na Argentina!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. O pessoal as vezes apela para criar polêmica e discussão social heim? Ainda bem que eu entro neste site todo dia pra saber em que devo ou não acreditar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui