22.2 C
São Paulo
sexta-feira, dezembro 2, 2022

Disco de urânio é dado a quem vende 50 milhões de cds?

- Publicidade -

É verdade que as gravadoras premiam com um disco de urânio os cantores e as bandas que vendem mais de 50 milhões de cópias de seus álbuns?

A foto de um disco avermelhado apareceu nas redes sociais no dia 19 de abril de 2016 e, de acordo com o texto que a acompanha, esse seria um prêmio dado pelas gravadoras aos músicos que conseguem atingir a marca de 50 milhões de álbuns vendidos.

Ainda, segundo o que se espalhou no Facebook, existem atualmente apenas 4 desses no mundo todo, pois o prêmio só foi dado aos grupos AC/DC, Queen e Pink Floid e para o cantor Michael Jackson!

Uma das postagens a respeito já foi compartilhada mais de 13 mil vezes no Facebook, mas deixou muita gente curiosa: Afinal, será que essa história é verdadeira ou falsa?

Disco de urânio é dado a todos os artistas que vendem mais de 50 milhões de cds? (foto: Reprodução/Facebook)
Disco de urânio é dado a todos os artistas que vendem mais de 50 milhões de cds? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

O Disco de Urânio existiu, de fato, mas não se trata de uma premiação oficial da indústria da música mundial. Além disso, há um desencontro de informações a respeito da contagem de vendas.

O prêmio foi criado pela extinta gravadora espanhola Hispavox, em 1982, e dado ao cantor espanhol Raphael, em comemoração das vendas totais de toda a sua discografia, só que outras fontes afirmam que a gravadora fez o disco para comemorar as vendas do álbum de 1982 chamado “Raphael: ontem, hoje e para sempre”.

Como o cantor Raphael já tinha recebido discos de ouro e de platina, a gravadora (que hoje é apenas um selo da gravadora EMI) criou o disco de urânio e deu ao astro espanhol.

 

Perceba que o nome do cantor aparece no disco:

- Publicidade -

disco_uranio2

Apenas 4 no mundo

Além de Raphael, os outros artistas que também receberam este título são: Michael Jackson (por Thriller, de 1982), AC/DC (por Back in Black, de 1980) e Queen (Greatest Hits, de 1981). No entanto, nenhum desses álbuns tinha vendido mais de 50 milhões de cópias na época (“Thriller” atualmente vendeu mais de 100 milhões de cds)!

O grupo britânico Pink Floyd teria chegado a vender cerca de 50 milhões de cópias na época com álbum The Dark Side of the Moon, mas isso não deu ao grupo o direito da certificação.

Com a extinção da gravadora, o prêmio também foi descontinuado!

Conclusão

O Disco de Urânio foi uma premiação criada na década de 1980 por uma gravadora espanhola que já não existe mais para comemorar as excelentes vendas do cantor também espanhol Raphael! Não encontramos nenhum documento que comprove que o disco contenha mesmo o elemento urânio em sua composição!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

9 COMENTÁRIOS

  1. Nunca vão ganhar um desses, a cada dia que passa nossos músicos estão com um nível cada vez piores e além do mais a concorrênccia só aumenta.

  2. No momento ,RAPHAEL tem 352 discos de ouro e 50 de platina,e o de Uranio,todos no museu que leva seu nome e deixa orgulhosos todos os moradores de sua cidade natal ,Linares ,na Espanha.É maravilhoso um artista vivo ,atuando e lotando teatros aos 73 anos e marcando sua presença brilhante no cenário mundial!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui