28.9 C
São Paulo
terça-feira, setembro 28, 2021

É verdade que o celular de um homem explodiu quando ele clicou no link do esquilo?

- Publicidade -

Notícia afirma que a vítima teve parte do corpo queimada quando ele clicou no Link do Esquilo no WhatsApp e seu smartphone explodiu! Será verdade?

A notícia começou a se espalhar nas redes sociais e em diversos sites e blogs no final da primeira semana de maio de 2018. De acordo com o texto, o policial Lucivaldo Barbosa de Araújo teria dado entrada no hospital por causa de queimaduras que ele teria sofrido após a explosão de seu aparelho de celular!

A notícia afirma também que o homem teria recebido a mensagem “Aperte-no-Esquilo” e, ao clicar no link que trava o celular, seu aparelho explodiu.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

O policial Lucivaldo Barbosa de Araújo teria sido a primeira vítima quase fatal do Link do Esquilo! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

No dia 05 de maio de 2018, o site do jornal Alagoas Alerta publicou a triste notícia do policial Lucivaldo Barbosa de Araújo, que teria se ferido após clicar no link do esquilo no WhatsApp fazendo o seu smartphone explodir.

O jornal Alagoas Alerta simplesmente copiou na íntegra o texto de uma notícia publicada no mesmo dia pelo site Mídia Imparcial (já conhecido aqui no E-farsas por publicar inúmeras notícias falsas). O Mídia Imparcial – o mesmo site que publica fake news como a que afirmava que o homem que espancou um servente de pedreiro havia sido espancado na cadeia (que já desmentimos aqui) – não dá nenhuma prova do ocorrido, a não ser o mesmo texto que se espalhou em agosto de 2017. Só que na época, a vítima teria se queimado após utilizar o smartphone enquanto ele estava sendo carregado na tomada!  

É importante notar que a versão de agosto de 2017 (assim como a nova, de 2018) é falsa. A verdade mesmo é que Lucivaldo se feriu após sofrer uma descarga elétrica… Nada relacionado à explosão de smartphones!

Sobre o Link do Esquilo

Já explicamos aqui no E-farsas que o “Link do Esquilo” que trava o WhatsApp é, de certa forma, inofensivo e não é nenhum vírus. Trata-se apenas de uma sequência de caracteres inseridos em uma string que – graças a um bug do sistema Android – faz com que o WhasApp pare de responder por alguns segundos. Daí a explodir um smartphone é pura imaginação!

Conteúdo de caracteres escondido no “link do esquilo” faz com que o WhatsApp pare de responder! Nada de vírus!

Conclusão

- Publicidade -

A notícia afirmando que um usuário se feriu após seu smartphone explodir por causa do Link do Esquilo é falsa! Trata-se de uma nova versão de uma notícia falsa que circulou em agosto de 2017.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui