22.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

Eletricista leva choque de 14 mil volts e fica com olhos de estrela!

- Publicidade -

Notícia afirma que um eletricista teria ficado com o desenho de estrela nos olhos após tomar um choque de 14 mil volts! Será que isso é verdadeiro ou falso?

A história, acompanhada de fotos, apareceu na internet na última semana de janeiro de 2014. Vários sites e blogs (além das redes sociais) publicaram a curiosa notícia de um eletricista que, após receber uma descarga elétrica de 14 mil volts em seu ombro, ficou com cataratas em forma de estrela em ambos os olhos.

Muita gente estranhou a notícia e questionou a veracidade dessa história:

Eletricista fica com cataratas em forma de estrela após levar choque! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/New England Journal of Medicine)
Eletricista fica com cataratas em forma de estrela após levar choque! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/New England Journal of Medicine)

 Verdadeiro ou falso?

Apesar de não divulgar o nome do tal eletricista, o caso é real e não é a primeira vez que algo assim acontece!

O acidente e suas consequências foram publicados no dia 23 de janeiro de 2014, no New England Journal of Medicine – uma conceituada revista médica em língua inglesa.  Como a publicação é de cunho científico, a revista tem por padrão o cuidado de ocultar o nome do paciente!

De acordo com o relatório médico, o fato ocorreu há 10 anos. Um eletricista de 42 anos foi a uma clínica de olhos em San Diego, Califórnia, 4 semanas depois de ter levado um baita choque elétrico de 14 mil volts em seu ombro esquerdo. O paciente se queixava de dificuldades em enxergar e um exame oftalmológico mostrou a presença de cataratas em forma de estrela em ambos os olhos!

A catarata foi apenas um dos danos oculares causados pela corrente elétrica. O exame de fundo de olho mostrou manchas esbranquiçadas espalhados na parte inferior de ambos os olhos e palidez do nervo óptico.

Fundo_ocular
Fundo ocular do eletricista mostra pontos esbranquiçados (foto: Reprodução/New England Journal of Medicine)

O jornal explica ainda que 4 meses após o acidente, o sujeito passou por uma cirurgia para remover as cataratas e implantar uma nova lente, e sua visão melhorou um pouco após essa operação. Apesar do sucesso do procedimento, infelizmente, ele nunca enxergará como antes!

Segundo caso relatado

- Publicidade -

O curioso caso do eletricista de San Diego que ficou com cataratas em forma de estrela não é o primeiro registrado pela ciência. No começo de 2013, um relato semelhante foi publicado na mesma revista: Um austríaco sofreu uma deficiência visual causada por uma opacidade em forma de estrela depois de ter recebido um soco no olho. Estranho, né?

Conclusão

Imagem real, história real!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

  1. Sempre achei que era real porque eu tinha lido na globo.com, mas nunca se sabe né! É sempre bom conferir no e-farsas.com antes, é mais seguro!

    Boa Gilmar!

      • Depende do linguísta. O certo é que antigamente só existia com “h”, mas foi importado/copiado do inglês a diferenciação (history/story). O certo é que, atualmente, encontramos no dicionário as duas formas como incorporadas ao português. Eu, particularmente, só uso “história”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui