14.6 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022

Empresa lança o primeiro bungee jump sem fio do mundo! Será?

- Publicidade -

Será que o vídeo mostrando um invento inovador que permite saltos de bungee jump sem fio é verdadeiro ou falso?

O vídeo tem apenas 3 minutos de duração e, após ter sido publicado na página Live Online Radio do Facebook – no começo de outubro de 2015 – já foi visto mais de 22 milhões de vezes, além de ter sido compartilhado mais de 370 mil vezes!

O que chama a atenção no filme é que ali parecem estar documentados os bastidores dos testes para o primeiro salto de bungee jump sem o uso de cabos e/ou fios de segurança!!!

O sistema inventado trabalharia com a propriedade da repulsão magnética. Usando super imãs, os engenheiros da empresa belga teriam criado um maneira de fazer com que o saltador pule de grandes alturas sem cabos, fazendo-o “flutuar” no ar tranquilamente, são e salvo.

Empresa faz o primeiro bungee jump sem fios do mundo! Será? (foto: Reprodução/YouTube)
Empresa faz o primeiro bungee jump sem fios do mundo! Será? (foto: Reprodução/YouTube)

Damien Guette é o primeiro a testar o novo invento e é isso que vemos no vídeo abaixo, mas será que isso é verdadeiro ou falso?

Assista ao vídeo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

https://www.youtube.com/watch?v=8M6M1ZDo8N8

 

Verdadeiro ou falso?

Apesar desse sistema até poder funcionar (pelo menos, em teoria), esse vídeo é falso!

- Publicidade -

O filme foi publicado no canal da empresa IKEA Belgium no Youtube em junho de 2015 e nada mais é do que um comercial de um produto lançado por eles que nada tem a ver com bumgee jump, mas tem a ver com cabos (ou a falta deles).

A IKEA lançou um carregador para smartphones que não necessita de cabos. Basta colocar o aparelho sobre uma base que, por meio de indução, o smartphone (somente para alguns modelos compatíveis) se carrega.

No final do vídeo, aos 3 minutos, podemos ver o aparelho em cena:

Aos 3 minutos do vídeo, o produto aparece...
Aos 3 minutos do vídeo, o produto aparece…

E no site da IKEA, vemos o aparelho à venda:

Carregador sem fio da IKEA!
Carregador sem fio da IKEA!

A campanha foi feita pela agência DDB de Bruxelas e a ideia foi a de fazer uma analogia à remoção dos cabos de coisas que julgamos tão essenciais na nossa vida (como saltar de bungee jump ou colocar seu smartphone pra carregar).

Conclusão

O vídeo do primeiro bungee jump sem fio é, na verdade, uma propaganda de um carregador de celular que não precisa de fios. Os cabos usados no salto foram removidos digitalmente, é claro!    

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui