Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Exame positivo para COVID-19 codificado como “Brilhante Ustra” pertence a Jair Bolsonaro?

Falso

Exame positivo para COVID-19 codificado como “Brilhante Ustra” pertence a Jair Bolsonaro?

Exame positivo para COVID-19 codificado como “Brilhante Ustra” pertence a Jair Bolsonaro?

Nos últimos dias começou a circular nas redes sociais a imagem de um exame, que teria atestado positivo para COVID-19, e que segundo alguns usuários (1 | 2 | 3) pertenceria ou poderia pertencer ao presidente Jair Bolsonaro.

Embora a imagem divulgada seja de péssima qualidade e careça de detalhamento, tais usuários alertaram para a presença de uma espécie de codinome: “Brilhante Ustra”. Segundo esses usuários, isso seria o codinome utilizado por Jair Bolsonaro como uma espécie de “disfarce”.

Tuíte de um usuário que disseminou a imagem do exame.

A imagem do exame foi divulgada, inclusive, pelo “Blog do Esmael”- um conhecido blog de cunho político -, ao reproduzir um tuíte que fazia essa correlação (2).

Imagem mostrando a publicação realizada no Blog do Esmael.

No entanto, será que esse exame é mesmo verdadeiro? Confira agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! A imagem do exame foi manipulada digitalmente! A imagem original foi publicada num artigo do site “Poder 360”, no dia 5 de abril de 2020, e se refere ao exame de um repórter do site chamado Mateus Maia! No artigo, o repórter conta sua saga e as dificuldades de realizar o teste para COVID-19 naquela época.

Artigo publicado no site “Poder 360″no dia 5 de abril de 2020.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

No comparativo abaixo fica claro, que se trata da mesma imagem:

Quem Originalmente Divulgou a Imagem Manipulada Digitalmente?

Tudo indica que o falso exame foi originalmente divulgado por um perfil falso no Twitter chamado “O Antagnista”, aparentemente de “caráter satítico”, cujo nome não é tão aleatório assim. É possível notar que a adoção do nome muito provavelmente visava buscar uma similaridade em relação ao perfil oficial do “O Antagonista” – site amplamente conhecido por suas notícias políticas.

Enfim, o tuíte do perfil falso, que foi disseminado no dia 27 de abril de 2020, obteve mais de 1.400 compartilhamentos e 5.900 likes (arquivo)! No entanto, tanto o tuíte quanto o perfil, não existem mais.

Captura de tela divulgada por um usuário no Facebook.

De qualquer forma, no entanto, a imagem denotava fortes indícios de manipulação digital. Para isso bastava notar o posicionamento incorreto no nome (codinome) do paciente e a diferença grotesca da fonte utilizada no resultado do exame! Contudo, aparentemente, isso foi ignorado por quem compartilhou.

Conclusão

Falso! A imagem  divulgada do exame foi manipulada digitalmente! A imagem original foi publicada num artigo do site “Poder 360”, no dia 5 de abril de 2020, e se refere ao exame de um repórter do site chamado Mateus Maia!

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

11 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo