17.8 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 27, 2021

Exame positivo para COVID-19 codificado como “Brilhante Ustra” pertence a Jair Bolsonaro?

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Nos últimos dias começou a circular nas redes sociais a imagem de um exame, que teria atestado positivo para COVID-19, e que segundo alguns usuários (1 | 2 | 3) pertenceria ou poderia pertencer ao presidente Jair Bolsonaro.

Embora a imagem divulgada seja de péssima qualidade e careça de detalhamento, tais usuários alertaram para a presença de uma espécie de codinome: “Brilhante Ustra”. Segundo esses usuários, isso seria o codinome utilizado por Jair Bolsonaro como uma espécie de “disfarce”.

Tuíte de um usuário que disseminou a imagem do exame.

A imagem do exame foi divulgada, inclusive, pelo “Blog do Esmael”- um conhecido blog de cunho político -, ao reproduzir um tuíte que fazia essa correlação (2).

Imagem mostrando a publicação realizada no Blog do Esmael.

No entanto, será que esse exame é mesmo verdadeiro? Confira agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! A imagem do exame foi manipulada digitalmente! A imagem original foi publicada num artigo do site “Poder 360”, no dia 5 de abril de 2020, e se refere ao exame de um repórter do site chamado Mateus Maia! No artigo, o repórter conta sua saga e as dificuldades de realizar o teste para COVID-19 naquela época.

Artigo publicado no site “Poder 360″no dia 5 de abril de 2020.

No comparativo abaixo fica claro, que se trata da mesma imagem:

Quem Originalmente Divulgou a Imagem Manipulada Digitalmente?

Tudo indica que o falso exame foi originalmente divulgado por um perfil falso no Twitter chamado “O Antagnista”, aparentemente de “caráter satítico”, cujo nome não é tão aleatório assim. É possível notar que a adoção do nome muito provavelmente visava buscar uma similaridade em relação ao perfil oficial do “O Antagonista” – site amplamente conhecido por suas notícias políticas.

Enfim, o tuíte do perfil falso, que foi disseminado no dia 27 de abril de 2020, obteve mais de 1.400 compartilhamentos e 5.900 likes (arquivo)! No entanto, tanto o tuíte quanto o perfil, não existem mais.

Captura de tela divulgada por um usuário no Facebook.

De qualquer forma, no entanto, a imagem denotava fortes indícios de manipulação digital. Para isso bastava notar o posicionamento incorreto no nome (codinome) do paciente e a diferença grotesca da fonte utilizada no resultado do exame! Contudo, aparentemente, isso foi ignorado por quem compartilhou.

Conclusão

Falso! A imagem  divulgada do exame foi manipulada digitalmente! A imagem original foi publicada num artigo do site “Poder 360”, no dia 5 de abril de 2020, e se refere ao exame de um repórter do site chamado Mateus Maia!

- Advertisement -spot_imgspot_img
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.
Latest news
- Advertisement -spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img

11 COMENTÁRIOS

  1. Até porque, em um exame laboratorial, o item “valor de referência” não tem nada a ver com a identificação do paciente. Isso se refere ao padrão usado como parâmetro para o exame. O cidadão teria que ser muito tosco para cair em um fake desses.

  2. @Marco Faustino , que bom que você voltou Marco! 🙂 Achei que você havia saído do e-Farsas ou estava de férias. Estava vendo o que você estava escrevendo no seu Facebook a respeito de bandanas. Seja bem vindo de volta! 🙂

  3. Hummmmm… 😐 Tava demorando para os Esquedalhas e/ou PeTralhas soltarem/compartilharem alguma Fake News. Só que, desta vez, não dá para saber se são só eles. Podem ser também apoiadores do Centrão, do Sérgio Moro etc. Bolsonaro e Bolsomínions adoram fazer INIMIGOS, fico na dúvida de saber quanto eles são e, principalmente, CONTRA QUANTOS eles estão guerreando (links abaixo) agora. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    https://www.youtube.com/watch?v=a1q5mtEJiAE

    https://www.youtube.com/watch?v=JBFRkJUAjyQ

    https://www.youtube.com/watch?v=75fK0iwhxdE

    • Se for pra ter e ser inimigo da esquerda, estou aqui ó! Toda praga precisa ser combatida, mesmo que se usando do mal para combater o malígno da esquerda. Como dizia o velho ancião monge tibetano, Deitha Dhodh Ebrussos – “O inimigo do meu inimigo é meu melhor amigo. Principalmente se ele for inimigo de esquerdolóides”.

      • E quando você acha que a direita é diferente da esquerda, mas no final os políticos são tão corruptos quanto? Deve-se combater a corrupção da direita também, ou essa pode? Não é hipocrisia? Não acha que as pessoas que votaram no atual presidente achando que ele combataria a corrupção, mas se provou exatamente igual aos que jurou defender, foram enganadas?

      • @Naboo & Cetha , bom, se você concorda com esse pensamento, então lamento lhes dizer que vocês Bolsomínions estão MUITO MAL de “amigos”, heim!? O número de “inimigos” seus só aumenta: tem os Esquedalhas, PeTralhas, Centrão, Governadores, Prefeitos, STF, Sérgio Moro, Mandetta, Imprensa, Agências de Fact-Checking, CPMI das Fake News, Militares, Empresários, Artistas, Cientistas, Médicos, Enfermeiros, YouTubers influentes e arrependidos, eleitores arrependidos etc. Esqueci-me de mais alguém? Vocês gostam de ARRUMAR CONFUSÃO, heim!? 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

          • @Corongão , Boa! Goku e Chuck Norris ARRASAM! 🙂 Acho que nem mesmo os Bolsomínions seriam tão loucos de mexerem com eles. 😉 KKKKKKKKKKKKK! 😀

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui