Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Exame positivo para COVID-19 codificado como “Brilhante Ustra” pertence a Jair Bolsonaro?

Falso

Exame positivo para COVID-19 codificado como “Brilhante Ustra” pertence a Jair Bolsonaro?

Exame positivo para COVID-19 codificado como “Brilhante Ustra” pertence a Jair Bolsonaro?

Nos últimos dias começou a circular nas redes sociais a imagem de um exame, que teria atestado positivo para COVID-19, e que segundo alguns usuários (1 | 2 | 3) pertenceria ou poderia pertencer ao presidente Jair Bolsonaro.

Embora a imagem divulgada seja de péssima qualidade e careça de detalhamento, tais usuários alertaram para a presença de uma espécie de codinome: “Brilhante Ustra”. Segundo esses usuários, isso seria o codinome utilizado por Jair Bolsonaro como uma espécie de “disfarce”.

Tuíte de um usuário que disseminou a imagem do exame.

A imagem do exame foi divulgada, inclusive, pelo “Blog do Esmael”- um conhecido blog de cunho político -, ao reproduzir um tuíte que fazia essa correlação (2).

Imagem mostrando a publicação realizada no Blog do Esmael.

No entanto, será que esse exame é mesmo verdadeiro? Confira agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! A imagem do exame foi manipulada digitalmente! A imagem original foi publicada num artigo do site “Poder 360”, no dia 5 de abril de 2020, e se refere ao exame de um repórter do site chamado Mateus Maia! No artigo, o repórter conta sua saga e as dificuldades de realizar o teste para COVID-19 naquela época.

Artigo publicado no site “Poder 360″no dia 5 de abril de 2020.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

No comparativo abaixo fica claro, que se trata da mesma imagem:

Quem Originalmente Divulgou a Imagem Manipulada Digitalmente?

Tudo indica que o falso exame foi originalmente divulgado por um perfil falso no Twitter chamado “O Antagnista”, aparentemente de “caráter satítico”, cujo nome não é tão aleatório assim. É possível notar que a adoção do nome muito provavelmente visava buscar uma similaridade em relação ao perfil oficial do “O Antagonista” – site amplamente conhecido por suas notícias políticas.

Enfim, o tuíte do perfil falso, que foi disseminado no dia 27 de abril de 2020, obteve mais de 1.400 compartilhamentos e 5.900 likes (arquivo)! No entanto, tanto o tuíte quanto o perfil, não existem mais.

Captura de tela divulgada por um usuário no Facebook.

De qualquer forma, no entanto, a imagem denotava fortes indícios de manipulação digital. Para isso bastava notar o posicionamento incorreto no nome (codinome) do paciente e a diferença grotesca da fonte utilizada no resultado do exame! Contudo, aparentemente, isso foi ignorado por quem compartilhou.

Conclusão

Falso! A imagem  divulgada do exame foi manipulada digitalmente! A imagem original foi publicada num artigo do site “Poder 360”, no dia 5 de abril de 2020, e se refere ao exame de um repórter do site chamado Mateus Maia!

Continue lendo

Colaborador do E-farsas desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais. Na dúvida, não compartilhe. Reflita, faça uma busca reversa por imagens e pesquise por outras fontes.

11 Comentários

11 Comments

  1. Corongão

    1 de maio de 2020 em 18:15

    Até porque, em um exame laboratorial, o item “valor de referência” não tem nada a ver com a identificação do paciente. Isso se refere ao padrão usado como parâmetro para o exame. O cidadão teria que ser muito tosco para cair em um fake desses.

    • Corongão

      2 de maio de 2020 em 8:57

      É incrível como uma adulteração feita talvez com intenção satírica vira fato comprovado na cabeça dos fanáticos.

  2. Maria

    1 de maio de 2020 em 23:09

    @Marco Faustino , que bom que você voltou Marco! 🙂 Achei que você havia saído do e-Farsas ou estava de férias. Estava vendo o que você estava escrevendo no seu Facebook a respeito de bandanas. Seja bem vindo de volta! 🙂

    • Marco Faustino

      3 de maio de 2020 em 14:49

      Agradeço pelas palavras, Maria! Qualquer coisa me adiciona no Facebook 🙂

  3. Maria

    1 de maio de 2020 em 23:25

    Hummmmm… 😐 Tava demorando para os Esquedalhas e/ou PeTralhas soltarem/compartilharem alguma Fake News. Só que, desta vez, não dá para saber se são só eles. Podem ser também apoiadores do Centrão, do Sérgio Moro etc. Bolsonaro e Bolsomínions adoram fazer INIMIGOS, fico na dúvida de saber quanto eles são e, principalmente, CONTRA QUANTOS eles estão guerreando (links abaixo) agora. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    https://www.youtube.com/watch?v=a1q5mtEJiAE

    https://www.youtube.com/watch?v=JBFRkJUAjyQ

    https://www.youtube.com/watch?v=75fK0iwhxdE

    • Naboo & Cetha

      2 de maio de 2020 em 13:14

      Se for pra ter e ser inimigo da esquerda, estou aqui ó! Toda praga precisa ser combatida, mesmo que se usando do mal para combater o malígno da esquerda. Como dizia o velho ancião monge tibetano, Deitha Dhodh Ebrussos – “O inimigo do meu inimigo é meu melhor amigo. Principalmente se ele for inimigo de esquerdolóides”.

      • Thomou Nocoo

        3 de maio de 2020 em 11:42

        E quando você acha que a direita é diferente da esquerda, mas no final os políticos são tão corruptos quanto? Deve-se combater a corrupção da direita também, ou essa pode? Não é hipocrisia? Não acha que as pessoas que votaram no atual presidente achando que ele combataria a corrupção, mas se provou exatamente igual aos que jurou defender, foram enganadas?

      • Maria

        3 de maio de 2020 em 14:49

        @Naboo & Cetha , bom, se você concorda com esse pensamento, então lamento lhes dizer que vocês Bolsomínions estão MUITO MAL de “amigos”, heim!? O número de “inimigos” seus só aumenta: tem os Esquedalhas, PeTralhas, Centrão, Governadores, Prefeitos, STF, Sérgio Moro, Mandetta, Imprensa, Agências de Fact-Checking, CPMI das Fake News, Militares, Empresários, Artistas, Cientistas, Médicos, Enfermeiros, YouTubers influentes e arrependidos, eleitores arrependidos etc. Esqueci-me de mais alguém? Vocês gostam de ARRUMAR CONFUSÃO, heim!? 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

        • Corongão

          4 de maio de 2020 em 18:54

          @Maria, faltou o Goku, o Chuck Norris (na verdade qualquer um que tenha bom senso é “inimigo” deles…)

          • Maria

            5 de maio de 2020 em 13:39

            @Corongão , Boa! Goku e Chuck Norris ARRASAM! 🙂 Acho que nem mesmo os Bolsomínions seriam tão loucos de mexerem com eles. 😉 KKKKKKKKKKKKK! 😀

  4. Cesar Crash

    2 de maio de 2020 em 12:11

    Haha, boa ideia pra montagem, pena que compartilharam como sendo verdade.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo