20.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

Fake em Nóis: Existem Zumbis na vida real?

- Publicidade -

Pirulla e Gilmar falam nesse divertido episódio sobre como os filmes de zumbi viraram um tema recorrente na cultura pop e como casos reais de zumbificação acontecem na natureza!

A origem do termo “zumbi” como nós usamos hoje remonta os tempos da escravidão africana nas Américas. A ideia de que algum xamã poderia reanimar os corpos dos mortos ou dar alguma poção para uma pessoa que a transformaria em um zumbi está muito presente no folclore dos haitianos. Isso foi até usado lá na época da colonização francesa pra assustar os trabalhadores, dizendo que se eles não se comportassem direito, ou tentassem se matar, continuariam sendo escravos depois da morte, como zumbis. Escravidão estendida.

Não por acaso, aquele que é considerado o primeiro livro que trata de zumbis, se passa no Haiti. Chama-se A Ilha da Magia, publicado em 1929 pelo norte-americano William Seabrook, e o autor afirma ter conhecido zumbis de verdade em uma viagem àquele país!

No Fake em Nóis dessa semana, falamos um pouco sobre algumas das mais importantes obras de ficção envolvendo zumbis, como os filmes A Noite dos Mortos-Vivos, Extermínio Guerra Mundial Z.

Aproveite para conhecer o mecanismo usado por um fungo, que transforma a formiga hospedeira em um zumbi para se espalhar na natureza. 

Falamos também de uma vespa que bota seus ovos dentro das aranhas e toma o controle motor das pobrezinhas, forçando-as a construir casulos ao invés de teias!

Para conhecer mais sobre o assunto, clique no player abaixo:

Muito obrigado pela audiência e pelos comentários! O Fake em Nóis vai ao ar toda quarta-feira, às 18:30, no canal Mov do YouTube

Links citados

  • https://www.omelete.com.br/filmes/noite-dos-mortos-vivos-dominio-publico
  • https://www.nytimes.com/2019/10/24/science/ant-zombies-fungus.html
  • https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(97)04449-8/fulltext
  • https://www.youtube.com/watch?v=L57d-vPkiQM
- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. Gostei também deste vídeo e eu aproveito para dar uma sugestão, poderiam por acaso fazer um vídeo sobre o que seria verdade ou mentira na bíblia, ou do passado até os dias de hoje sobre religiões, desde a criação ou antes da religião católica, até todas as outras que foram criadas até os dias de hoje ??? Fica aí a minha sugestão, se for possível e vocês acharem interessante então é com vocês, abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui