Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto cai durante videoconferência e revela homem bebendo cerveja em uma rede! Será verdade?

Acidentes

Foto cai durante videoconferência e revela homem bebendo cerveja em uma rede! Será verdade?

Foto cai durante videoconferência e revela homem bebendo cerveja em uma rede! Será verdade?

Será verdade que um homem colocou uma foto na frente da câmera para enganar seus colegas de trabalho durante videoconferência, mas a imagem cai e mostra ele bebendo cerveja deitado em uma rede?

A imagem em forma de GIF animado se espalhou nas redes sociais no final de abril de 2020 e mostra que uma gambiarra feita durante uma videoconferência acaba dando errado. Um homem tenta enganar os demais participantes, colocando uma foto na frente da câmera, mas a imagem acaba caindo durante a reunião, revelando que ele estava deitado numa rede bebendo cerveja!

Será que essa cena é real? 

Será que esse incidente é verdadeiro ou falso? (Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Apesar desse GIF fazer bastante sucesso em compartilhamentos nas redes sociais aqui no Brasil, ela mostra uma cena com participantes de outro país. A moça de cabelos claros é a jornalista Nuria Val, do site argentino La Política Online, e ela perguntava ao presidente da Espanha sobre previsões a respeito do coronavírus e dados sobre o PIB. Sua participação ocorreu no dia 25 de abril de 2020:

No entanto, apenas a cena da repórter é real! Os demais participantes são atores. Vamos explicar melhor o que houve.

No dia 26 de abril de 2020, o usuário do  Instagram e especialista em efeitos visuais Txoler FX publicou em seu perfil uma montagem feita por ele, como se ele tivesse na conferência em que a repórter havia participado no dia anterior:

View this post on Instagram

Tela el corresponsal de la derecha.

A post shared by Txoler FX (@txolerfx) on

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

O vídeo é uma “versão 2.0” de uma brincadeira feita por ele mesmo no dia 25 de abril:

Em resposta à agência de checagem espanhola Maldita, Txoler Fx revelou que seu nome é Álex Soler, que o vídeo é uma montagem com intuito humorístico e que todos são atores ali. Ele também disse que quando viu Pedro Sánchez (presidente da Espanha) aparecer com jornalistas, decidiu fazer uma nova versão “como se ele também fosse jornalista”.

Foi essa segunda versão que viralizou como se fosse real!

Alguns incidentes reais

A falta de intimidade com reuniões à distância pode causar alguns incidentes, como esses mostrados na compilação abaixo:

Conclusão

O vídeo mostrando uma videoconferência onde, por acidente, é revelado que um dos participantes estava deitado em uma rede bebendo cerveja é falso! Trata-se de uma brincadeira feita por um criador de efeitos visuais, no Instagram!

Continue lendo
6 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo