Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto mostra a péssima situação dos hospitais em 2016, mas a mídia não noticiava! Será?

Conspirações

Foto mostra a péssima situação dos hospitais em 2016, mas a mídia não noticiava! Será?

Foto mostra a péssima situação dos hospitais em 2016, mas a mídia não noticiava! Será?

Será que uma foto mostrando pacientes amontoados em uma sala de hospital é de 2016, que a situação da Saúde no Brasil era pior e que a mídia não noticiava?

A foto começou a se espalhar através das redes sociais no final de abril de 2020 e mostra vários doentes amontoados em macas no que parece ser uma sala de hospital. O texto que acompanha a imagem ironiza a Saúde no Brasil atualmente, afirmando que em 2016 (quando a foto havia sido tirada) a situação era bem pior e a imprensa não noticiava a respeito!

Em apenas uma das publicações feitas no Facebook no dia 30 de abril de 2020, a postagem teve mais de 3,2 mil compartilhamentos, mas qual será a verdade por trás dessa foto?

Texto de uma das versões que foram compartilhadas com essa imagem: “Foto de 2016. ‘Bons’ tempos em que a saúde estava ‘bem’ e a imprensa não noticiava nada a respeito. Bando de Hipócritas…

Verdade ou mentira?

Resposta resumida: A foto é real, mas ela foi tirada em 2010 após um incêndio em um hospital da capital do Ceará, e não em 2016 como é afirmado na corrente espalhada no Facebook. Além disso, a imprensa sempre noticiou sobre as péssimas condições dos hospitais públicos há anos!

No dia 06 de abril de 2010, um princípio de incêndio no subsolo do Instituto Doutor José Frota (IJF) assustou os pacientes e profissionais desse hospital municipal, que fica em Fortaleza (CE). 

Segundo apurado na ocasião, duas quedas de energia causaram um curto-circuito em um dos geradores que espalhou fumaça preta por todo o local. A fumaça e a falta de energia geraram confusão e o pessoal do hospital juntou os cerca de 60 pacientes da emergência no pátio externo da unidade. 

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A foto foi tirada nesse cenário, com um amontoado de macas com pessoas sendo atendidas ali mesmo, em muitos casos, por seu próprios acompanhantes. A equipe médica disse em entrevista que o hospital não perdeu nenhum doente por consequência do acidente.

Descaso

Apesar da foto dos pacientes ter sido tirada após um princípio de incêndio, a superlotação e as péssimas condições daquele hospital já chamavam a atenção da imprensa. Na ocasião, a prefeita Luizianne Lins (do PT) falou ao TV Diário sobre o incêndio e lamentou a superlotação no hospital.

Poucos dias depois, vereadores da cidade exibiram vídeos com a situação precária em que se encontrava o IJF e criticaram a atuação da prefeita.

No ano seguinte, em 2011, o mesmo hospital municipal sofreu seu terceiro incêndio. O fogo, dessa vez, começou no terceiro andar, mas ninguém ficou ferido (apesar de vários pacientes terem que ser removidos às pressas).

Conclusão

A foto é real e foi tirada em 2010 em um hospital municipal no Ceará! A imprensa sempre mostrou a situação precária em que se encontra a Saúde no Brasil. Isso não é de hoje! 

Continue lendo
12 Comentários

12 Comments

  1. Alexandre Mendes

    5 de maio de 2020 em 2:16

    Em tempo, o IJF é o hospital de referencia aqui de Fortaleza! é conhecido por todos por essa lotação diaria ha anos gestão apos gestão (Ja que Luiziane do Pt foi derrotada ha quase 08 anos mas, pouco mudou. Hj o atual prefeito inaugurouo o IJF 2 porém esta lotado pela covid pois foi transformado em referência para a crise que quando passar fara com que o hospital continue assim. Lembrando que no tempo da copa, existem v\arias fotos pela net sobre super lotações em todos os hospital publicos do pais. Nem lula e muito menso bolsonaro acabaram com as filas nos hospitais então não sei quem é esse louco que espalha que “haviam bons tenpos” na saude do país

  2. Maria

    5 de maio de 2020 em 3:51

    Se o evento e a foto é de 2010, então é óbvio que a Imprensa não noticiará nada a respeito em 2016, não é? O sujeito tenta atacar a imprensa com fotos fora de contexto e perde credibilidade. Pessoas sensatas e críticas estão CARECAS DE SABER que a imprensa tradicional corporativa NÃO É 100% confiável e não é necessário usar de artimanhas ou mentiras para criticá-la. Um exemplo atual: a ISTOÉ utilizou uma foto fora de contexto em sua matéria sobre ação de traficantes durante a quarentena (links abaixo). 😉

    https://istoe.com.br/traficantes-em-comunidade-do-rio-espancam-quem-sai-da-quarentena/

    https://direland.typepad.com/direland/2007/05/horrific_new_ph.html

    https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2020/05/5909328-retratacao-sobre–carro-da-lapada.html

  3. Maria

    5 de maio de 2020 em 4:17

    Um caso clássico, mais escandaloso, polêmico etc que serve como exemplo de que as pessoas não devem confiar cegamente nas mídias e veículos de informação tradicionais e corporativas é o caso da ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL BASE (1994, SP, Aclimação) em que quase todas as mídias, principalmente a GLOBO, fizeram uma acusação FALSA, com MÁ-FÉ e requintes de CRUELDADE (links abaixo). 😐

    https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-o-que-foi-o-caso-escola-base-fake-news.phtml

    http://www.justificando.com/2014/12/10/da-serie-julgamentos-historicos-escola-base-a-condenacao-que-nao-veio-pelo-judiciario/

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_Base

    https://consultor-juridico.jusbrasil.com.br/noticias/124063497/juiz-condena-globo-a-pagar-r-1-35-milhao-no-caso-escola-base

    https://expresso-noticia.jusbrasil.com.br/noticias/135943/definida-indenizacao-para-os-donos-da-escola-base

  4. Cesar Crash

    5 de maio de 2020 em 9:34

    É isso o que mais tem incomodado neste povo. O que há de novo não são as críticas ao governo, isso sempre houve. O que há de novo é gente que se dói com qualquer coisa que de diga de seu Führer. Eu sempre fiz charge política no tempo do Lula e Dilma, pra agora ficar ouvindo “o que você tava fazendo quando seu ladrão tava lá roubando, hein?”

    • Maria

      6 de maio de 2020 em 6:11

      @Cesar Crash , hummmmmm… 😐 Você é INSETOLOGISTA e CHARGISTA? Combinação interessante. CREDO! 😮 Você tem uma tara por BARATAS, heim!? 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  5. Acabouamamata

    5 de maio de 2020 em 11:45

    “A imprensa sempre mostrou a situação precária em que se encontra a Saúde no Brasil”. Este comentário, mais que todos os outros, mostrou como este site é movido por um comunista buscando difundir a ideologia da esquerdalha no brasil. Existem diversos dados que comprovam que em pouco mais de um ano Jair Bolsonaro, mesmo em uma grave crise mundial, melhorou o brasil em mais de 45% comparado com os 16 anos de ditadura petista que nos antecederam e afundaram essa nação. A imprensa nojenta, comprada nos últimos governos, não tem mais de onde mamar pois governo limpo não gasta dinheiro comprando as mídias, isso tá na cara para todos verem. Os redatores deste site com certeza ainda estão na lista do bolsa família e fazendo churrasco com o auxilio emergencial do covid19. Triste um site chamado E-Farsas só divulgar farsas tendenciosas. As informações são publicas e estão na internet para todos verem. Deixem nosso presidente trabalhar e salvar o Brasil. Com certeza no final do segundo mandato estaremos com uma economia muito mais próxima da dos EUA.

  6. Corongão

    5 de maio de 2020 em 12:15

    Não se deve confiar em uma postagem de facebook onde há apenas uma foto (ou vídeo) como “prova”, sem detalhes ou referências.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo