Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto de Jair Bolsonaro usando uma camisa do PT é verdadeira ou falsa?

Falso

Foto de Jair Bolsonaro usando uma camisa do PT é verdadeira ou falsa?

Foto de Jair Bolsonaro usando uma camisa do PT é verdadeira ou falsa?

Circula nas redes sociais, principalmente no Twitter, uma antiga foto de Jair Bolsonaro com uma suposta camisa do PT! Essa foto vem viralizando através de inúmeros tuítes (1,2,3), que acusam ou ironizam a atitude do presidente ao indicar o nome de Kássio Marques para uma vaga no Supremo Tribunal Federal.

Essa foto também foi disseminada pelo site “Folha Impacto” (arquivo).

Exemplo de tuíte em que a foto está circulando.

Mais um exemplo de tuíte em que a foto está circulando.

Entretanto, será que ela é realmente verdadeira? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! A foto foi manipulada digitalmente, visto que na versão original a camisa de Jair Bolsonaro não possuía a estrela vermelha do PT, tampouco estava segurando quaisquer objetos em sua mão direita! É possível conferir a imagem original através de um artigo publicado no site da revista Época, de dezembro de 2017.

Embora a foto não seja daquela época, o artigo a exibiu como era originalmente.

É possível conferir a imagem original através de um artigo publicado no site da revista Época, de dezembro de 2017.

O Artigo do Site do Jornal “Gazeta do Povo”

É muito importante destacar nesse ponto, que alguns tuítes também exibem, de forma parcial, um artigo do site do jornal “Gazeta do Povo”. Datado de julho de 2017, o artigo dizia que, durante a eleição de 2002, o então deputado Jair Bolsonaro fez elogios a Lula, sugeriu o nome de José Genoino para o Ministério da Defesa e deu nota 10 para um discurso do líder petista.

 

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

No primeiro turno daquelas eleições, ele votou em Ciro Gomes, então no PPS. Já no segundo turno, Jair Bolsonaro votou em Lula. Contudo, pouco tempo depois, em fevereiro de 2003, com Lula já empossado, Bolsonaro começou a criticar seu governo. Ele condenou a proposta de reforma da Previdência proposta pela gestão petista. Ainda segundo o artigo, desde então Bolsonaro virou um algoz dos políticos petistas, com quem teve embates duríssimos.

Ao procurarmos por cópias arquivadas desse artigo, no entanto, não encontramos nenhum vestígio que a foto manipulada digitalmente tivesse aparecido nele em algum momento do passado.

Uma Manipulação que Circula de Tempos em Tempos

Muitos tuítes utilizam uma captura de tela extraída de uma publicação de uma página chamada “Ze de Abreu Presidente”, no Facebook. Essa página divulgou a foto manipulada digitalmente em agosto de 2019 (arquivo)!

Muitos tuítes utilizam uma captura de tela extraída de uma publicação de uma página chamada “Ze de Abreu Presidente”, no Facebook.

Uma Antiga Checagem

Em agosto de 2018, o site Boatos.org fez um artigo de checagem sobre essa foto. Na época, o site atribuiu a origem da manipulação a uma página do Facebook denominada “Corrupção Brasileira de Memes”, que fazia montagens com políticos brasileiros. A página teria sido removida pela plataforma sob a acusação de disseminar notícias falsas. O link fornecido pelo site não se encontra mais disponível, mas encontramos uma página de mesmo nome no Facebook (não sabemos se são os mesmos proprietários).

Um detalhe curioso que não é mencionado nas recentes viralizações é que a foto manipulada apresentava Jair Bolsonaro com um cigarro de maconha em uma das mãos. No entanto, assim como a estrela vermelha do PT, o cigarro foi adicionado digitalmente.

Enfim, estamos diante de uma foto manipulada que circula de tempos em tempos nas redes sociais e acaba enganando muita gente!

Conclusão

Falso! A foto foi manipulada digitalmente, visto que na versão original a camisa de Jair Bolsonaro não possuía a estrela vermelha do PT, tampouco estava segurando quaisquer objetos em sua mão direita!

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

4 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo