25.4 C
São Paulo
domingo, janeiro 29, 2023

Foto mostra shopping totalmente alagado e com tubarões!

- Publicidade -

Fotografia flagra o descaso das autoridades denunciando um shopping totalmente alagado. Podemos ver até tubarões nadando tranquilamente próximo às escadas rolantes! Será?

A imagem começou a circular em junho de 2012 e mostra o que parece ser um saguão de um shopping (ou de uma estação de metrô) completamente cheio(a) de água. A foto também mostra que a cheia foi tão forte que até tubarões chegaram ao local!

Enchente em Shopping! Será?
Enchente em Shopping! Será?

 

Algumas postagens no Facebook sugerem que o fato teria ocorrido em um famoso shopping em Fortaleza – Ceará. Outras versões afirmam que o incidente aconteceu no Centro Científico no Kuwait. Mas será que isso é verdadeiro ou farsa?

Como muitos já perceberam, a foto é falsa!

A imagem dos tubarões nadando próximos às escadas rolantes foi manipulada a partir de uma fotografia real tirada no dia 1º de junho de 2012, na estação Union em Toronto, no Canadá. Nesse dia, houve uma forte chuva que inundou o local e causou a parada dos trens por várias horas.

As fotografias reais são essas:

Fotos usadas na montagem da enchente do shopping
Fotos usadas na montagem da enchente do shopping. O tubarão usado na fotomontagem é muito utilizado em manipulações digitais! (reprodução)

O tubarão usado na montagem foi retirado de uma foto publicada na revista Africa Geographic de setembro de 2005 de autoria de Thomas Peschak.

Piadinhas sobre o meme

- Publicidade -

Logo após o incidente, vários internautas começaram a espalhar piadocas com montagens engraçadas (e algumas sem graça também!) pela web, como podemos ver no Tumblr Toronto Flood:

Montagem sobre a enchente em Toronto

 

Mais uma montagem sobre a enchente em Toronto

Origem

Segundo o jornal The Inquisitr, a fotomontagem foi criada por Jamie King. No dia 15 de junho, Jamie postou na sua conta do Twitter:

Reprodução do Twitter - Jamie King
Reprodução do Twitter - Jamie King

“A foto do tubarão é uma farsa. Eu fiz isso como uma brincadeira, em resposta ao alagamento na Union Station em Toronto.

A primeira vez que a imagem falsa dos tubarões nadando no saguão foi partilhada no Facebook, vários usuários comentaram que estavam chocadas com o fato enquanto que muitos outros ficavam na dúvida se aqui era real ou não. No dia 15 de junho, a imagem já tinha sido compartilhada mais de 5.000 vezes.

Imagem postada no Facebook teve 5000 compartilhadas em poucas horas!
Imagem postada no Facebook teve 5000 compartilhadas em poucas horas! (reprodução: Facebook)

 

Alagamento em Fortaleza

De fato, vários relatos de enchentes em Fortaleza foram postados na web em maio de 2012. No vídeo abaixo, podemos ver a água tomando conta do centro da cidade:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”http://www.youtube.com/embed/UDCjK0e5dfc” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Conclusão

Foto falsa! Mais uma das inúmeras fotomontagens que circulam pela web!

Sites citados

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui