18.2 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 27, 2021

Foto mostra traficantes cariocas mandando recado: “Bolsonaro é bala CV”! Será verdade?

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Será que a foto mostrando traficantes armados e reunidos em torno de uma placa com o dizeres “Bolsoranu é bala CV” é real?

Surgida no final de agosto de 2018, a foto foi bastante compartilhada através das redes sociais e também nos grupos do WhatsApp. Nela podemos ver um grupo de homens fortemente armados ao redor de um “recado” da facção criminosa Comando Vermelho, escrito em um papelão: “Bolsonaru é bala CV”!

O recado, de acordo com o texto que se espalhou juntamente com a foto, estaria sendo direcionado ao candidato à Presidência Jair Bolsonaro e aos seus eleitores e se caso o deputado seja eleito “vai levar bala”!

Será que a imagem é verdadeira ou falsa?

Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

No dia 29 de agosto de 2018, o jornalista Hélio Nogueira publicou em seu perfil do Twitter a fotografia, afirmando que “o crime está com medo de Bolsonaro” e que “os traficantes do Rio de Janeiro posam para foto com um cartaz que diz: Bolsonaro é bala“:

Simultaneamente, conteúdo semelhante surgiu em algumas páginas no Facebook, como a Orgulho de Ser Carioca, que conseguiu vários compartilhamentos e curtidas!

No entanto, a foto é falsa!!!

A foto original é essa abaixo (onde podemos notar que não há nenhum cartaz). Ela apareceu no meio de várias outras publicadas no Facebook, em janeiro de 2016:

Na ocasião, essa imagem foi atribuída a traficantes da comunidade do Guandu, no Rio de Janeiro.    

Conclusão

A foto mostrando traficantes “mandando um recado” para o Bolsonaro é falsa!

- Advertisement -spot_imgspot_img
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!
Latest news
- Advertisement -spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img

36 COMENTÁRIOS

  1. Logo aparece um pessoal falando que pode até ser falsa, mas que é verdade, isso é.
    Que o site é de esquerda, que o Gilmar é petista, que o primo do cunhado da amiga do vizinho conhece alguém que confirmou que isso realmente está acontecendo…

  2. O que me dá medo são as insistentes maneiras que os partidos principalmente os seguidores de Bolsonaro estão utilizando apra tentar coloca lo nmo poder a todo custo. me preocupo em ver que, se um cara deses é tão baixo a ponto de querer ser presidente não importam os meios, como é que se pode dar crédito para que ele seja o gestor da nação?

    • O que você acha melhor então, Alexandre Mendes?! Deixar a maravilha que está, continuar alienado a tudo o que vem acontecendo, principalmente no RJ e continuar tendo pena desses “pobres excluídos sociais”, ou……. Alguém no poder que possa realmente ter o poder de acabar com essa bandalheira toda?!

  3. Bom, está provado que é montagem mesmo! Outra coisa que conseguem provar é o pavor que os “ganços” e os simpáticos aos “ganços”(muitos inclusive que rastejam por aqui), tem em saber que o Senhor Bolsonaro, um militar, tem grandes chances de ser nosso presidente e botar ordem “na casa”. O resto é história.

  4. O que foi que houve, Gil?! Cade os nossos comentários? Os comentários contra os “ganços”?! Ah…. Tu é partidário de esquerda sim! Seu mentecapto! rsrs

  5. Claro que a foto é fake. Além de chamar pobre de analfabeto (bolsonaru), não conta que para os barões do crime, o Bolsonaro é o melhor candidato, pois com mais gente a baixo da linha da miséria o exército do crime ganha mais soldados.

  6. Cara, como você subestima nossa inteligência! Basta observar a posição dos fotografados para ver que estão em posições diferentes! E outra coisa: ensina pra gente como fazer a montagem com a sombra sobre o papelão. A cada dia que passa, vocês estão ficando menos confiáveis. Lamentável!

  7. A parte de baixo do papelão e o texto escrito no papelão não são naturais, é Photoshop. No entanto, há vídeos do Fernandinho Beiramar e de outros criminosos apoiando o Bolsonaro, inclusive ladrões de banco. Eu não voto em um candidato sugerido por um criminoso.

  8. Vocês estão perdendo a credibilidade. Primeiro falaram que a foto do bolsonaro era falsa, então o filho dele foi e postou a foto na integra. Depois vocês vem com essa. Amigo, eu moro em comunidade. Lá está proibido adesivo do Bolsonaro. Todos que tinham tiveram que arrancar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui