20.6 C
São Paulo
sexta-feira, maio 27, 2022

A funerária Valar Morghulis existe mesmo?

- Publicidade -

Será que a fotografia de uma funerária chamada “Valar Morghulis” é verdadeira ou falsa? Será que essa funerária existe mesmo e é uma homenagem a Game of Thrones?

A imagem apareceu na web brasileira na segunda semana de junho 2016, indo parar no nosso grupo no Facebook. Nela podemos ver uma funerária chamada “Valar Morghulis” que, por coincidência ou não, é um ditado usado na série Game of Thrones que significa “todos os homens devem morrer”.

Será que essa funerária existe mesmo? Seria essa uma homenagem ao famoso seriado do canal de TV a cabo HBO?

Funerária homenageia seriado Game of Thrones! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Funerária Valar Morghulis homenageia seriado Game of Thrones! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

O termo “Valar Morghulis” é bastante conhecido entre os fãs da série Games of Thrones e seria um ótimo nome para um funerária, mas a imagem é falsa!

A foto original é de uma funerária, sim! Mas o nome dela é outro. Fundada em 1900, o nome real dela é Funeraria La Propicia, que faz parte do grupo Nereo HNOS.

Foto original usada na montagem! (Reprodução)
Foto original usada na montagem! (Divulgação)

Com várias filiais na comunidade autônoma de Cantábria (localizada ao norte da Espanha), a fachada dessa funerária pode ser vista através do Google Street View!

Abaixo, uma foto de outro ângulo da mesma empresa:

tanatorio_torrelavega_01

Origens

- Publicidade -

A publicação mais antiga que encontramos dessa montagem foi feita no blog humorístico de língua espanhola Me Parto El Culo, em abril de 2016!

Conclusão

A foto de uma funerária chamada “Valar Morghulis” é uma montagem em cima da fotografia da fachada de uma funerária chamada La Propicia!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. Então pra descontrair…

    Eu sei conservar os meus fregueses, por isso eles sempre voltam, e os seus?

    Os meus nunca voltam, tenho uma empresa funerária.

    kkkkkkkkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui