today-is-a-good-day
17.8 C
São Paulo
sábado, abril 20, 2024

Homem cai do 16º andar tentando capturar Pokémon! Será?

- Publicidade -

É verdade que um homem caiu do 16º andar de um prédio na cidade mineira de Belo Horizonte ao tentar capturar um Pokémon com seu smartphone?

A notícia apareceu na web na primeira semana de agosto de 2016 e conta a trágica história de um mineiro que teria caído da sacada do 16º andar de um prédio de luxo em Belo Horizonte (MG).

O homem, identificado apenas como “Marcos”, teria subido ao apartamento para tentar capturar um bicho virtual no famoso jogo Pokémon Go e, ao se aproximar do parapeito, acabou se desequilibrando e caindo de lá de cima!

A notícia vem acompanhada de fotos do acidente fatal.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Homem teria morrido ao cair do 16º andar de um prédio tentando capturar um Pokémon! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Homem teria morrido ao cair do 16º andar de um prédio tentando capturar um Pokémon! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Essa história tem várias características de um boato digital:

  • Não cita datas;
  • Não dá maiores detalhes, como o nome da vítima;
  • Trata de um assunto que está em evidência (no caso, o jogo Pokémon Go);
  • Possui imagens chocantes para atrair mais cliques;

Em primeiro lugar, nenhum jornal local noticiou a alegada morte. O site BHAZ entrou em contato com a Polícia Militar e a assessoria de comunicação da PM informou que não há registros de ocorrências desse tipo nos últimos meses!

Além disso, a foto usada para ilustrar esse boato é de um acidente ocorrido em dezembro de 2012, em Cascavel (PR). Paulo Roberto, de 40 anos, morava sozinho no 14º andar e, na época, a polícia suspeitava que a sua morte poderia ter sido um suicídio.

Origem

Tudo indica que quem começou com esse boato tenha sido o Portal Atualizado, conhecido aqui no E-farsas por criar diversas notícias falsas como, por exemplo, aquela que dizia que um estudo teria revelado que Miojo é muito mais prejudicial para a saúde do que a maconha!

Conclusão

- Publicidade -

Essa notícia afirmando que um homem teria caído do 16º andar de um prédio tentando capturar um Pokémon é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

22 COMENTÁRIOS

    • Além de clone, é analfabeto. Não é “A notícia é verdade sim!”, o correto seria “A notícia é verdadeira sim!” (isso se a notícia fosse verdadeira, mas não é o caso, seu apedeuta).

      Chola mais, burrildo. Volta pro mobral, cholão de bosta.

      Nunca chegará aos mEu™s pés.

      • Uia, tá quase lá, meu fã!

        Só faltou o F em maiúscula ao escrever Facebosta, eu não cometeria esse erro tão primário!

        E normalmente não chamaria outros de “burrão”, é muito juvenil. Claro que às vezes abro exceções, mas não é o caso.

        Sugiro que continue a me seguir e a ler todos os meus comentários, se quiser realmente ser Eu™. Uma hora você chega lá! Continue se aperfeiçoando, fã #1!

        Como diz o velho ditado “A imitação é a forma mais sincera de elogio”

        Obrigado, Eu™Clone. Me sinto lisonjeado!

          • Em compensação os imbecis acéfalos que insistem em comentar outras coisas que não têm nada a ver com o assunto do post continuam aqui firmes e fortes!

    • leu o texto???? “Além disso, a foto usada para ilustrar esse boato é de um acidente ocorrido em dezembro de 2012, em Cascavel (PR). Paulo Roberto, de 40 anos, morava sozinho no 14º andar e, na época, a polícia suspeitava que a sua morte poderia ter sido um suicídio”.
      “Conclusão: Essa notícia afirmando que um homem teria caído do 16º andar de um prédio tentando capturar um Pokémon é falsa!”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui