14.4 C
São Paulo
sábado, maio 8, 2021

Homem morre após jejuar 40 dias no deserto igual a Jesus!

- Publicidade -

Será verdade que um homem morreu no deserto após tentar imitar Jesus, ficando 40 dias sem comer ou beber?

A notícia apareceu no Brasil no final da primeira quinzena de agosto de 2015. De acordo com a reportagem, um senhor de 73 anos de idade decidiu imitar Jesus, ficando em jejum por 40 dias. Khulu Reinfirst Manyuka viva em Zimbabwe (África Austral) e decidiu fazer uma peregrinação pelo deserto da mesma maneira que Jesus Cristo teria feito na Bíblia, fazendo jejum e orando por 40 dias.

O corpo do homem teria sido encontrado um mês depois por um desconhecido, que teria informado à polícia, e o homem – segundo o que informou a reportagem – apesar da idade, tinha uma saúde de ferro! Sua tentativa de jejuar por tanto tempo parece ter sido a causa de sua morte!

Alguns sites e blogs que publicaram a matéria usaram a foto abaixo, mas será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Homem morre ao tentar imitar Jesus! Será Verdade? (foto: Reprodução)
Homem morre ao tentar imitar Jesus! Será Verdade? (foto: Reprodução)

Verdade ou farsa?

A notícia se parece muito com outra que já havíamos pesquisado aqui no E-farsas em janeiro de 2014. Na ocasião, falamos sobre a história falsa de um pastor que teria morrido afogado depois de tentar caminhar sobre a água (como Jesus teria feito). Em 2015, o boato de um homem que teria morrido depois de tentar imitar o jejum de Jesus surge na web e a forma como ele se espalha é semelhante.

O site que ajudou a espalhar a notícia em inglês foi o Christian Post, em uma postagem do dia 13 de agosto de 2015. O site, que é voltado para o público cristão, não trouxe nenhum prova do que foi noticiado, pois se baseou em um artigo do site South Africa at News do dia 12 do mesmo mês. A maioria dos sites que publicaram a notícia bebeu dessa mesma fonte.

A matéria do South Africa at News não é assinada e trata do assunto de forma anedótica, com dados vagos e sem apresentar nenhuma prova da veracidade da reportagem.

  • Será que o homem morreu mesmo por estar tentando jejuar por tanto tempo?
  • Qual foi a causa da morte de Khulu Reinfirst Manyuka?
  • Existiu mesmo um senhor chamado Khulu Reinfirst Manyuka?
  • Onde o fato teria ocorrido?
  • Em qual cidade o homem vivia?

Essas e outras perguntas ficaram sem resposta, pois o artigo original não explica. Além disso, nenhuma das principais agências de notícias escreveu uma linha sequer sobre o ocorrido.

A foto do homem morto

A foto que ilustra a matéria não tem nada a ver com a notícia do senhor que teria morrido de fome ao tentar imitar o jejum de Jesus. Na verdade, a imagem é de 2005 e mostra um imigrante no meio do deserto do Saara, descansando. Na ocasião, agências de notícias explicaram que muitos nigerianos morreram de sede após o veículo que os levava até Argélia quebrou, no meio do deserto do Saara.

- Publicidade -

Como a matéria do South Africa at News não possui nenhuma foto, outros sites tiveram que encontrar uma fotografia para ilustrar a “notícia” e acabaram colocando essa imagem que nada tem a ver com a publicação original!

Atualização 19/08/2015

Como bem observou o atento leitor Renato Santos, mais um detalhe que denuncia a farsa é que Zimbabwe fica na África Austral, diferente do que foi afirmado por diversos sites que apenas copiaram a notícia!

Conclusão

É possível que muitas pessoas já tenham morrido ao tentar jejuar por tantos dias, mas nesse caso não há nenhuma prova de isso tenha ocorrido.

Sugestão do leitor @Humamad, através do nosso Twitter!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

9 COMENTÁRIOS

    • Ops! Já corrigi. (na verdade, apenas copiei o que disseram os sites que caíram nesse notícia. Perceba que afirmei isso apenas no começo do artigo, quando ainda não explico se isso é verdade ou não!)
      Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui