23.5 C
São Paulo
sábado, julho 24, 2021

Imagem mostra poucas mortes por COVID em países com população similar à do Brasil! Será?

- Publicidade -

É verdade que países com a população do tamanho da do Brasil tiveram menos mortes por COVID do que aqui? 

A imagem com a foto do presidente Jair Bolsonaro e com uma lista de 5 países surgiu nas redes sociais na segunda quinzena de junho de 2021. De acordo com o texto da imagem, 4 países com a população próxima a da nossa (Indonésia, Paquistão, Nigéria e Bangladesh) têm números de mortes por COVID bem menores que o Brasil!

O Paquistão, por exemplo, teria “apenas” 22 mil mortos em decorrência do novo coronavírus, segundo o que se espalhou, e a Indonésia – cuja população é de 276 milhões – teria 54 mil mortos.

Será que esses números são reais?

De acordo com compartilhamentos, a Indonésia tem uma população de 276 milhões de pessoas e 54 mil mortes por COVID; o Paquistão tem 225 milhões de pessoas e 22 mil mortes; a Nigéria com 211 milhões de pessoas e 2 mil mortos e Bangladesh teria 166 milhões habitantes e “apenas” 13 mil mortos pela COVID. Será verdade? (Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

1 – Indonésia: 270 milhões de habitantes X 55 mil mortes

A Indonésia tem cerca de 270 milhões de habitantes e, de acordo com um levantamento publicado no dia 21 de junho de 2021, o país registrou mais de 2 milhões de casos de COVID e cerca de 55 mil mortes.    

A verdade mesmo é que, segundo especialistas, os números divulgados estão muito abaixo do real e que o governo de lá parece estar notificando apenas 10% dos casos da doença. Esse artigo da Reuters mostra que os enterros na capital indonésia foram 61% maiores nos primeiros 10 meses de 2020 do que nos últimos cinco anos. Os números foram o resultado de um estudo que mostrou que o número real de mortes por coronavírus na Indonésia é muito maior do que mostram os dados oficiais.

2 –  Paquistão: 225 milhões de habitantes X 22 mil mortes

O Paquistão tem mesmo algo em torno de 225 milhões de habitante e, de acordo com o painel da Reuters, o país registra 22 mil mortes em decorrência do novo coronavírus.

No entanto, o número de mortos também pode estar muito abaixo do real, visto que há pouca testagem sendo feita por lá.

3 – Nigéria: 211 milhões e habitantes X 2 mil mortes

A Nigéria possui cerca de 211 mil habitantes e divulgou até agora “apenas” 2,1 mil mortos por COVID. Segundo levantamento feito pela BBC, os registros de mortes estão muito abaixo do real, pois houve uma paralisação de todas as atividades de registro civil naquele país desde 2020.

4 – Bangladesh: 166 milhões de habitantes X 13 mil mortes

- Publicidade -

O país registrou 13 mil mortes em decorrência do novo coronavirus e tem cerca de 166 milhões de habitantes. 

5 – Brasil: 214 milhões de habitantes X 500 mil mortes

O Brasil registrou no dia 19 de junho de 2021 a triste marca de meio milhão de mortes em decorrência da COVID-19 e se tornou o segundo país do mundo a chegar nesses números (perdendo apenas para os Estados Unidos em números absolutos). No ranking de mortes por milhão de habitantes, nosso país está em oitavo lugar.

Subnotificação aqui também

Assim como os demais países listados na imagem compartilhada nas redes sociais, os dados referentes à COVID nos Brasil também sofrem com a subnotificação! Levantamento feito em junho de 2021 mostra que o total de vítimas fatais brasileiras do novo coronavírus podem ser mais de 700 mil!!!

Conclusão

É verdade que, apesar das subnotificações, países com população similar à nossa tem números de mortes por COVID menores que as do Brasil. 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

16 COMENTÁRIOS

  1. Como pode ser verdade se vocês mesmos estão afirmando que:
    “os registros de mortes estão muito abaixo do real, pois houve uma paralisação de todas as atividades de registro civil naquele país desde 2020”
    “No entanto, o número de mortos também pode estar muito abaixo do real, visto que há pouca testagem sendo feita por lá.”
    Então, não se pode concluir o número exato de mortes de Covid-19 nestes países, pois podem ser pouco a mais ou muito a mais.
    O que se sabe é que nestes países não politizaram a doença como está sendo feito no Brasil, com fins eleitoreiros!
    E nestes países, jorrou dinheiro público para o combate a pandemia e sumiram com o dinheiro também?

    • Pois assim como houve subnotificação nesses países também houve aqui no Brasil. A quantidade de mortos é muito maior do que estão afirmando e o mesmo ocorre aqui no Brasil. Mesmo que aumentem os números de mortes nesses países, aqui também continua alto (a estimativa é que aqui no Brasil estejamos com mais de 700 mil mortes).
      Se puxarmos pela memória, vamos lembrar que a partir de um certo mês no ano passado, uma secretaria especial do Ministério da Saúde foi encarregada de criar e distribuir os relatórios diários sobre a COVID e, curiosamente, esses dados passaram a ser menores que os anteriores.

      • Então, concordamos que esses números apresentados na foto que circula na internet não são precisos. Podem haver subnotificações em proporções desconhecidas e supernotificações também.
        Por isso, pode-se considerar verdadeira uma informação imprecisa e que para tentar confirmar sua veracidades usamos suposições???

        • Supernotificação, não! Todos os estudos apontam para subnotificação e isso não é apenas no Brasil (caso alguém insista que “politicaram” o vírus).

    • Além disso, todos os levantamentos feitos indicam que esses países fizeram pouquíssimos testes (assim como no Brasil, que até jogou fora milhares de testes por falta de uso).

  2. Comento só para apontar um erro no segundo parágrafo, que fala em 22 xmortos em vez de 22 mil mortos: “O Paquistão, por exemplo, teria “apenas” 22 mortos”

  3. Interessante como não fazem matérias sobre as reportagens fakes do Uol, da Folha, do G1 sobre as manifestações de esquerda que usaram fotos antigas e montadas… aí ninguém quer mexer com os xiitas esquerdistas… o EFarsas está adotando uma coisa pior que o politicamente correto, o esquerdisticamente correto.

    • A verdade dói, né? Não adianta ignorá-la, continuará sendo verdade e o choro é livre. E até onde me consta, a audiência do site nunca esteve melhor. A diferença é que bot não comenta no Disqus, então eles não vêm encher o saco aqui.

  4. E, aos poucos, a casa vai caindo!

    https://congressoemfoco.uol.com.br/legislativo/cpi-da-covid/saude-admite-ineficacia-de-cloroquina-e-outros-medicamentos-do-kit-covid/

    Antes funcionava pra tudo. Agora não funciona em hospitalizados… quanto tempo até sair a nota “É, então, não funciona pra ninguém, exatamente como os inúmeros estudos comprovaram previamente.. ops!”

    E ainda assim vai ter bovino defendendo essa pilha fumegante de merda!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui