Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Japão cria laser que pode destruir a Terra! Será?

Construções

Japão cria laser que pode destruir a Terra! Será?

É verdade que cientistas de uma universidade do Japão construíram um laser que seria capaz de destruir o planeta Terra?

No dia 10 de agosto de 2015, vários sites e jornais online publicaram a incrível notícia afirmando que cientistas da Universidade de Osaka, no Japão, teriam testado no final do mês um novo laser que seria capaz de explodir o nosso planeta!

De acordo com a reportagem, o aparelho seria é o mais poderoso já feito até o momento e estima-se que dificilmente será superado.

Chamado de LFEX, o laser geraria um faixe de 2 pentawatts, que o corresponde a 60 mil vezes a demanda diária de energia elétrica da Espanha!

Será que isso é verdade ou farsa?

Laser poderá destruir a Terra! Será? (foto: Reprodução)

Laser poderá destruir a Terra! Será? (foto: Divulgação)

Verdadeiro ou falso?

O LFEX existe mesmo, mas não é assim como descrito na reportagem!

A maioria dos jornais e portais de notícias que publicou essa matéria sensacionalista se baseou em uma “reportagem” feita pelo Yahoo! (que traduziu textos de sites estrangeiros como o RT), no dia 10 de agosto de 2015. O artigo, que é assinado apenas pela “Redação do Yahoo!” (não é assinada por um jornalista), possui uma série de erros e imprecisões que demonstram a falta de conhecimento de quem escreveu a matéria.

Por exemplo, a “Redação do Yahoo!” mediu a potência do laser em “pentawatts”, mas na verdade, a potência do LFEX é medida em petawatts. Conforme explicou Junji Kawanaka, do Instituto de Engenharia Laser da Universidade de Osaka, à Gizmag, um petawatt é igual a um quatrilhão de watts.

O professor André Carvalho, do Cetisimo.net, nos conta que “petawatt” é igual a 10 elevado a 15 watts (ou seja, 10 seguidos de 15 zeros!), ou como define o Oxford Dictionaries, um petawatt é o equivalente a um quatrilhão de watts.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Só encontramos a medida “pentawatt” em sites e blogs que apenas copiaram o texto errado do Yahho!, como o site do History Channel (quem será que copiou quem?), e não tem nada a ver com medidas eletrônicas.

É bom explicar também que essa notícia, além de claramente alarmista, também é velha! O anúncio do experimento realizado na Universidade de Osaka foi feito no dia 28 de julho de 2015, mas só foi virar “notícia” nos portais brasileiros duas semanas depois!

Não há nenhuma menção de que esse laser poderia destruir o planeta (trechos incluído apenas para gerar mais cliques) e os testes foram realizados em uma fração de segundo (um trilionésimo de segundo, para sermos mais exatos).

Reprodução da notícia publicada no Yahoo! (imagem "chupada" do Ceticismo.net)

Reprodução da notícia publicada no Yahoo! (imagem “chupada” do Ceticismo.net)

Outro detalhe que chama a atenção na “reportagem” é que ela inicia afirmando que dificilmente esse laser será superado, mas logo em seguida já diz que os cientistas pretendem aumentar a sua potencia!

É possível usar esse laser para fins militares?

De acordo com o diretor associado do Laser Texas Petawatt, Michael Donovan, o laser japonês LFEX não funcionaria para explodir um satélite, por exemplo, pois esse tipo de luz não se propaga bem através da atmosfera!

O Science Alert também explica que esse tipo de laser só funciona no vácuo e que para se destruir a Terra seria necessário um laser poderoso que consumisse cerca de 2,2 x 1032 joules de energia, ou toda a energia produzida pelo Sol por uma semana!

Apenas para efeitos de comparação, para gerar a energia do laser LFEX foram necessários 200 joules e, lembrando, foi apenas por 1 trilonésimo de segundo!

Conclusão

A Universidade japonesa de Osaka desenvolveu um laser que resultou em 2 petawatts (e não pentawatts) de potência gastando pouca energia, mas não há nenhum perigo de que esse experimento destrua o nosso planeta!

Continue lendo
7 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo