18.2 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 27, 2021

Japão cria laser que pode destruir a Terra! Será?

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

É verdade que cientistas de uma universidade do Japão construíram um laser que seria capaz de destruir o planeta Terra?

No dia 10 de agosto de 2015, vários sites e jornais online publicaram a incrível notícia afirmando que cientistas da Universidade de Osaka, no Japão, teriam testado no final do mês um novo laser que seria capaz de explodir o nosso planeta!

De acordo com a reportagem, o aparelho seria é o mais poderoso já feito até o momento e estima-se que dificilmente será superado.

Chamado de LFEX, o laser geraria um faixe de 2 pentawatts, que o corresponde a 60 mil vezes a demanda diária de energia elétrica da Espanha!

Será que isso é verdade ou farsa?

Laser poderá destruir a Terra! Será? (foto: Reprodução)
Laser poderá destruir a Terra! Será? (foto: Divulgação)

Verdadeiro ou falso?

O LFEX existe mesmo, mas não é assim como descrito na reportagem!

A maioria dos jornais e portais de notícias que publicou essa matéria sensacionalista se baseou em uma “reportagem” feita pelo Yahoo! (que traduziu textos de sites estrangeiros como o RT), no dia 10 de agosto de 2015. O artigo, que é assinado apenas pela “Redação do Yahoo!” (não é assinada por um jornalista), possui uma série de erros e imprecisões que demonstram a falta de conhecimento de quem escreveu a matéria.

Por exemplo, a “Redação do Yahoo!” mediu a potência do laser em “pentawatts”, mas na verdade, a potência do LFEX é medida em petawatts. Conforme explicou Junji Kawanaka, do Instituto de Engenharia Laser da Universidade de Osaka, à Gizmag, um petawatt é igual a um quatrilhão de watts.

O professor André Carvalho, do Cetisimo.net, nos conta que “petawatt” é igual a 10 elevado a 15 watts (ou seja, 10 seguidos de 15 zeros!), ou como define o Oxford Dictionaries, um petawatt é o equivalente a um quatrilhão de watts.

Só encontramos a medida “pentawatt” em sites e blogs que apenas copiaram o texto errado do Yahho!, como o site do History Channel (quem será que copiou quem?), e não tem nada a ver com medidas eletrônicas.

É bom explicar também que essa notícia, além de claramente alarmista, também é velha! O anúncio do experimento realizado na Universidade de Osaka foi feito no dia 28 de julho de 2015, mas só foi virar “notícia” nos portais brasileiros duas semanas depois!

Não há nenhuma menção de que esse laser poderia destruir o planeta (trechos incluído apenas para gerar mais cliques) e os testes foram realizados em uma fração de segundo (um trilionésimo de segundo, para sermos mais exatos).

Reprodução da notícia publicada no Yahoo! (imagem "chupada" do Ceticismo.net)
Reprodução da notícia publicada no Yahoo! (imagem “chupada” do Ceticismo.net)

Outro detalhe que chama a atenção na “reportagem” é que ela inicia afirmando que dificilmente esse laser será superado, mas logo em seguida já diz que os cientistas pretendem aumentar a sua potencia!

É possível usar esse laser para fins militares?

De acordo com o diretor associado do Laser Texas Petawatt, Michael Donovan, o laser japonês LFEX não funcionaria para explodir um satélite, por exemplo, pois esse tipo de luz não se propaga bem através da atmosfera!

O Science Alert também explica que esse tipo de laser só funciona no vácuo e que para se destruir a Terra seria necessário um laser poderoso que consumisse cerca de 2,2 x 1032 joules de energia, ou toda a energia produzida pelo Sol por uma semana!

Apenas para efeitos de comparação, para gerar a energia do laser LFEX foram necessários 200 joules e, lembrando, foi apenas por 1 trilonésimo de segundo!

Conclusão

A Universidade japonesa de Osaka desenvolveu um laser que resultou em 2 petawatts (e não pentawatts) de potência gastando pouca energia, mas não há nenhum perigo de que esse experimento destrua o nosso planeta!

- Advertisement -spot_imgspot_img
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!
Latest news
- Advertisement -spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img

7 COMENTÁRIOS

  1. GENTE A MUITO TEMPO VENHO TENDO SONHO COM O ARREBENTAMENTO,QUE MIM LEMBRO É A QUARTA VEZ SEMPRE VENHO COMPARTILHANDO COM AS PESSOAS Q TENHO MAIS A PROXIMIDADE PORQUE SABEMOS QUE TUDO JÁ SE ACONTECE E O PIOR ESTA POR VIM OS PRINCÍPIOS DAS DORES MAIS AINDA NÃO SERÁ O FIM ENTÃO GENTE BUSQUE A DEUS ENQUANTO SE ACHA VOCÊ Q ESTA AFASTADO VC Q ESTA INDECISO VÁ HOJE MESMO PORQUE O AMANHA SO PERTENCI A DEUS PREPARE SUA ALMA PRA O GRANDE EVENTO Q ESTA POR VIM QUE E´P ARREBATAMENTO DOS QUE SEGUE AS ESCRITURA É OS MANDAMENTOS DO NOSSO SENHOR JESUS NÃO DESANIME BUSQUE A SALVAÇÃO DE SUA ALMA NÃO PARTICIPA DA GRANDE TRIBULAÇÃO. GENTE NO MEU ULTIMO SONHO ERA COMO EU ESTIVESSE NO INTERIOR NA CASA DE MEUS PAIS ERA A TARDE EU OUVIA UMA FORTE ESPLOSÃO NAQUELE MOMENTO EU SAIA PRA FORA DE CASA SEM SABER O QUE ERA EU OLHAVA PARA O CÉU E VI UM GRANDE PEDAÇO DE ROCHA EM DIREÇÃO A TERRA E DEI CONTA DO QUE ERA E AO CAIR EM UM LUGAR DISTANTE SE OUVIA MAIS UMA FORTE ESPLOSÃO NAQUELE MOMENTO EU PEDIA MISERICÓRDIA A DEUS E GRITAVA SEU NOME DIZENDO SO O SENHOR É DEUS SO DEUS É O SENHOR PARA HONRA E GLORIA DO TEU SANTO NOME JESUS AMEM ELE ESTA VOLTANDO VAI ACONTECER .

    • Cara, deus não pode destruir a terra antes de você fazer um curso de português. Por tudo que há de mais sagrado, ele não faria uma esculhambação dessas.

    • Pq você está gritando?

      Lembre-se do que está na bíblia em Efésios 4:30-31.

      “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
      Toda a amargura, e ira, e cólera, e GRITARIA, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,” Efésios 4:30-31

      Deus não gosta de gritaria, ou seja, desliga o Caps quando for comentar algo.

    • Eu te entendo. É a falta de um lote para capinar que te faz ver isso, vagabundo. E ainda por cima essa desgraça é analfabeta.

      Maldita seja a inclusão digital. Tão bom quando só quem tinha dinheiro é que usava Internet. Esse tempo podia voltar, não acham?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui