17.5 C
São Paulo
sexta-feira, setembro 30, 2022

Luciano Hang Lemann anunciou na CBN como ficar milionário negociando criptomoedas?

- Publicidade -

Anúncio patrocinado no Facebook afirma que o empresário Luciano Hang teria ensinado na Rádio CBN como ficar milionário negociando criptomoedas! Será verdade?

A publicação ganhou força no Facebook na segunda semana de agosto de 2022, através de posts patrocinados, e afirma que o empresário Luciano Hang teria revelado o segredo da sua riqueza: negociar criptomoedas!

De acordo com a postagem, o fundador das lojas Havan teria dito recentemente em uma entrevista para a Rádio CBN que é possível ficar milionário rapidamente apenas negociando criptomoedas. Ao clicar na matéria, o leitor é direcionado para um site que vende um sistema para o gerenciamento de compra e venda desses criptoativos, junto com vários depoimentos de pessoas satisfeitas com o produto.

Será que isso é verdade?

O empresário teria afirmado em entrevista que dá pra ficar milionário negociando criptomoedas! Será verdade?

Verdade ou mentira?

O anúncio é um golpe! Cuidado!

Em 2019, a Rádio CBN já havia desmentido um conteúdo semelhante envolvendo a empresa. A diferença é que na época a apresentadora Bianca Santos teria entrevistado o banqueiro Joseph Safra, mas na ocasião ela mesma negou ter feito.

Fizemos uma busca no site da CBN pelo nome do dono da Havan, Luciano Hang, e não encontramos nenhuma entrevista.

Além disso, o próprio Luciano Hang afirmou nunca ter mexido com criptomoedas em seu depoimento à CPMI da Covid, em 2021,

O site do “produto”

Em 2012, denunciamos aqui no E-farsas um golpe que prometia ganhos mensais com o chamariz “mãe ganha 16 mil por mês em casa”. Na ocasião mostramos alguns indícios de que o site que prometia esses ganhos era um amontoado de scripts que induzia a vítima a gastar dinheiro à toa. Nesse caso de 2022, o modus operandi é o mesmo.

- Publicidade -

Logo de cara, o site afirma que o empresário teria dado uma entrevista para uma rádio (o que já comprovamos que tal entrevista nunca existiu). A seguir, o site mostra uma foto dos empresários Richard Branson e Bill Gates com a legenda afirmando que eles estavam falando sobre o produto à venda no site em uma convenção de 2019. Só que, na verdade, a foto foi tirada durante o anúncio da entrada da dupla no ramo da carne sintética, em 2017.

Mais abaixo, o site mostra que um cliente chamado Rodrigo Lopes teria comprado uma Ferrari para o seu irmão apenas com os lucros obtidos pela ferramenta de negociação de criptomoedas:

A foto é real, mas o contexto é outro!

Na verdade, a imagem foi tirada de um vídeo do Youtube, do canal dos gêmeos norteamericanos Lucas e Marcus. Detalhe: a compra da Ferrari não tem nenhuma relação com a ferramenta à venda pelo site golpista: 

O site prossegue, mostrando a foto da família de um homem chamado Gustavo, que teria ficado rico após testar o tal sistema. Acontece que a família que aparece na foto sequer existe! Trata-se de uma foto publicitária, disponível para venda desde 2004.

Depois de tentar enganar o leitor com gráficos e promessas de altos ganhos, o site mostra uma suposta atualização na reportagem, afirmando que restam poucas unidades do produto para vender. Essa tática gera uma sensação de urgência no leitor e possível vítima. Note abaixo que a data da atualização é gerada por um script que mostra sempre o dia em que o leitor está visitando a página:

Um script mostra a data do dia em que o leitor está acessando a página para dar a impressão de que o artigo teria acabado de ser atualizado!

Por fim, os golpistas mostram uma série de depoimentos que simulam comentários de Facebook de clientes satisfeitos. Todos falsos!

Mais depoimentos falsos

Na lateral do site golpista podemos ver vários depoimentos de clientes que teriam ficado milionários com a ferramenta, como o homem chamado Stefano Silvestre, que teria investido $250 e lucrado R$14.851 em apenas duas semanas. Na verdade, o homem da foto é o jornalista norteamericano Mischa Pearlman e é bem provável que a sua foto foi usada pelos golpistas sem o seu consentimento.       

Foto usada pelos golpistas foi surrupiada do jornalista norteamericano Mischa Pearlman!

Outro depoimento de um cliente satisfeito teria sido dado pelo paulista Caio Gomes, mas uma busca reversa pela foto revela que se trata do jornalista britânico Andrew Lanxon (que também não tem nada a ver com esses picaretas).

Já a foto da cliente Marcela Cassanti é, na verdade, de um site de publicidade.

A foto usada como sendo de Marcela Cassanti foi retirada de um site de fotos publicitárias!

Como denunciar?

Ao se deparar com anúncios como esse no Facebook, denuncie clicando nos três pontinhos e, depois, clique em “Denunciar Anúncio”:

Depois, clique em “Enganoso ou Fraudulento”:

Pronto! Você ajudou outras pessoas a não caírem em golpes online:

Conclusão   

É falso que Luciano Hang teria dado entrevista ensinando como ficar milionário com criptomoedas! Não caia em falsas promessas de ganhos rápidos. Golpes como esse existem aos montes na internet e todo cuidado é pouco!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui