17.5 C
São Paulo
sexta-feira, setembro 30, 2022

A primeira pesquisa paga pela Globo deu 44% de vitória para Bolsonaro?

- Publicidade -

É verdade que a primeira pesquisa de intenção de votos paga pela Rede Globo mostrou que Bolsonaro ganharia as eleições por 44% dos eleitores?

O vídeo surgiu na segunda quinzena de agosto de 2022 nas redes sociais, sendo bastante compartilhada também em grupos de WhatsApp e Telegram. Com apenas um minuto de duração, ele mostra um trecho do Jornal Nacional em que a apresentadora Renata Vasconcellos mostra o resultado de uma pesquisa presidencial financiada pela Rede Globo, mas o que chama a atenção mesmo é que o candidato que aparece na frente das pesquisas é o presidente Jair Bolsonaro, com 44% das intenções de voto.

Será que esse vídeo é verdadeiro ou falso?

Verdade ou mentira?

O vídeo é falso e mistura trechos reais do Jornal Nacional com imagens adulteradas!

Na matéria original, apresentada no Jornal Nacional no dia 15 de agosto de 2022, Renata mostra que a pesquisa deu 44% de intenção de votos para o ex-presidente Lula. 

Bolsonaro aparece em segundo lugar na pesquisa, com 32%, seguido por Ciro Gomes (com 6%):

O levantamento foi realizado pelo Ipec entre 12 e 14 de agosto e tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou menos.

A edição completa do Jornal Nacional do dia 15 de agosto de 2022 pode ser assistida no site da Globo (a matéria é exibida aos 38 minutos do programa).

- Publicidade -

A matéria pode ser vista nesse link!

Conclusão

É falso o vídeo que mostra Bolsonaro na frente em uma pesquisa paga pela Rede Globo!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui