11.9 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022

Lula disse mesmo que Alckmin foi contra o impeachment de Dilma Rousseff?

- Publicidade -

O pré-candidato petista à Presidência mentiu em entrevista sobre seu vice ter sido contra o impeachment de Dilma Rousseff?

O vídeo com um trecho de uma entrevista do pré-candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva afirmando que seu candidato a vice Geraldo Alckmin nunca foi a favor do impeachment de Dilma Rousseff começou a se espalhar através das redes sociais no final de maio de 2022.

No vídeo que foi bastante compartilhado, Lula aparece dizendo que Alckmin nunca foi a favor do processo de retirada da então presidente Dilma Rousseff do cargo e que, inclusive, havia pedido um parecer a um advogado que se mostrou contra o impeachment. 

Será que esse vídeo é real?

Verdade ou mentira?

Durante uma entrevista concedida pelo pré-candidato petista à Presidência da República à Rádio Bandeirantes de Porto Alegre no dia 31 de maio de 2022, Lula negou que Geraldo Alckmin tivesse sido a favor do impeachment de Dilma Rousseff. A fala pode ser conferida aos 38 minutos do vídeo abaixo:

Quando perguntado sobre como o vice de Lula vê aquela época, Lula diz:

“Não, não fale isso que não é verdade. O Geraldo Alckmin não só era contra como ele pediu um parecer de advogado que deu um parecer contra o impeachment. Não, não, não, por favor, sabe, não fale isso porque o Alckmin é um homem de bem e um companheiro que vai me ajudar de forma extraordinária a consertar este país.”  

Acontece que, em 2016, Geraldo Alckmin era declaradamente a favor do impeachment da então presidente Dilma Rousseff, como podemos ver em reportagens da época.

O PSDB, partido do então governador de São Paulo na ocasião, publicou algumas matérias em seu site comentando a posição favorável de Alckmin à retirada de Dilma da Presidência!   

- Publicidade -

Voltando ao Lula, ele também disse na entrevista que conversa com muita gente que participou do que ele chama de golpe contra Dilma e que é dessa forma, através do diálogo, é que se faz política!

“Faço política vivendo o momento em que estou vivendo. Agora, estou conversando com muita gente que participou do golpe da Dilma, porque se não conversar não faz política, você não avança na relação política com o Congresso Nacional e com os partidos”, afirmou.

Conclusão

Lula disse mesmo em entrevista a uma rádio que seu vice, Geraldo Alckmin, foi contra o impeachment de Dilma Rousseff. No entanto, o então governador de São Paulo deixou clara a sua posição, em 2016, favorável à remoção de Dilma da Presidência!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui