23.5 C
São Paulo
sábado, julho 24, 2021

Lula ri de vídeo de policiais atirando em manifestantes em Cuba! Será verdade?

- Publicidade -

Será verdade que o ex-presidente Lula riu de vídeo que mostra policiais cubanos atirando a sangue frio em manifestantes durante protestos em Cuba?

O vídeo tem pouco mais de 2 minutos de duração e começou a ser compartilhado nas redes sociais no final da primeira quinzena de julho de 2021, indo parar no nosso grupo no Facebook. Nele podemos ver um grupo de policiais atirando contra manifestantes desarmados e, logo em seguida, um trecho de uma live com a participação do ex-presidente Lula.

Lula é questionado sobre a situação de Cuba e, entre sorrisos, chama as manifestações ocorridas na ilha de “passeatas”, além de minimizar o que está acontecendo naquele país!

O vídeo que pode ser visto aqui, dá a entender que se trata de um flagrante ocorrido durante manifestações ocorridas em Cuba em julho de 2021, mas será que isso é real?

O ex-presidente Lula ri de policiais atirando em manifestantes em Cuba! Será verdade? (foto: Divulgação/Rádio Bandeirantes)

Verdade ou mentira?  

O vídeo é uma junção de 2 partes distintas, que foram juntadas de forma a induzir a audiência a acreditar que trata-se de um mesmo assunto. Vamos explicar cada uma delas.

1 – policiais atirando em manifestantes

Esse vídeo não foi gravado em 2021, não foi gravado em Cuba e tampouco as cenas são reais!

Uma busca reversa pelas imagens e encontramos publicações do mesmo vídeo em dezembro de 2019, no Twitter. Na época, o vídeo correu como se fosse real e postagens afirmavam que essa covardia contra o povo teria ocorrido em uma universidade na Índia:

A verdade mesmo é que o vídeo é uma simulação policial, um treinamento feito com voluntários no estado indiano de Jarcanda, em 2017, e não teve nenhum ferido.

- Publicidade -

Essa checagem feita pelo site AltNews tem mais detalhes sobre o assunto.

Nesse vídeo, é possível ver o treinamento de outro ângulo:

 

2 – Lula minimizando os protestos e as mortes em Cuba

Se o vídeo dos policiais atirando em civis não tem relação com Cuba, já podemos deduzir que o ex-presidente Lula não estava se referindo daquele fato específico. Mas como saber qual o contexto desse trecho da tal live com o petista?

As falas de Lula foram tiradas de uma entrevista que ele concedeu à Rádio Bandeirantes no dia 13 de julho de 2021. Na entrevista, quando perguntado sobre a situação de Cuba, Lula chama os protestos de “passeatas” e acusa o governo norte-americano de ser um dos responsáveis pela miséria na ilha comandada pelo regime comunista.

Podemos ver o trecho em questão aos 15 minutos do vídeo abaixo:

O que o ex-presidente Lula chama de “passeata” é, na verdade, uma série de manifestações que vem ocorrendo em Cuba desde o dia 11 de julho de 2021. O povo cubano está nas ruas protestando contra a escassez de comida e de vacinas.

Até agora, os confrontos com a polícia resultou em centenas de prisões e pelo menos uma morte foi confirmada.

Conclusão

O trecho de um vídeo mostrando policiais atirando em manifestantes era um treinamento gravado em 2017 na Índia sem nenhum ferido. Já as falas de Lula em relação às manifestações em Cuba foram ditas mesmo por ele durante entrevista à Rádio Bandeirantes, no dia 13 de julho de 2021.  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui