20.5 C
São Paulo
domingo, janeiro 16, 2022

Massacre contra cristãos na Nigéria! Será verdade isso?

- Publicidade -

Foto mostra vários mortos, espalhados em uma estrada, ao lado de um ônibus. Texto que a acompanha afirma se tratar de um massacre contra cristãos na Nigéria. Será?

A imagem abaixo apareceu na internet há poucos dias e deixou muita gente indignada! O texto, afirmando que as vítimas foram assassinadas por serem cristãs, aumenta ainda mais a revolta de quem lê!

Massacre contra cristãos na Nigéria! Verdadeiro ou farsa?
Massacre contra cristãos na Nigéria! Verdadeiro ou farsa? (foto: reprodução do Facebook)

 

Verdadeiro ou farsa?

A foto é real, infelizmente! Mas a história é falsa!

O acidente ocorreu no dia 31 de julho de 2009, na Rodovia Sagamu-Ore-Benin, que fica no estado de Ondo – na Nigéria. Nesse dia, 20 passageiros de um ônibus perderam a vida após serem atropeladas por um trailer desgovernado.

De acordo com o Nigéria Master Web e com diversos blogs nigerianos, o ônibus onde viajavam foi atacado por assaltantes que ordenaram que todos saíssem do veículo e que se deitassem na estrada. Já se passava das 21h!

No mesmo instante em que as vítimas se “acomodavam” no asfalto, o motorista de um caminhão apareceu “do nada” e, em altíssima velocidade, atropelou todo mundo.

Em entrevista à rede CNN, Osayande Idahosa, o motorista, se explicou. Segundo ele, havia um tempo que ele já estava viajando, sozinho, quando avistou lá adiante luzes de carros policiais. Seu alívio se tornou em desespero quando ouviu barulhos de diversos disparos de tiros. Achando que o que havia no asfalto fossem apenas toras de madeira, resolveu acelerar ainda mais seu caminhão e fugir daquele tiroteio.

As toras não eram madeira… 13 pessoas morreram na hora e mais 7 faleceram no hospital.

Boato semelhante

- Publicidade -

Essa não foi a primeira vez que é espalhado um boato sobre ataque a cristãos na Nigéria!  Em setembro de 2011, outra foto sensacionalista surgiu na web afirmando que cristãos haviam sido queimados vivos naquele país!

Igualmente, a notícia era falsa, conforme apuramos, e você pode ler aqui:

Conclusão

A foto é real, mas as vítimas perderam a vida por causa de um acidente provocado por assaltantes. Uma fatalidade!

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

13 COMENTÁRIOS

  1. Poxa, que caso mais triste, apesar de ja ter sido a alguns anos, nao deixa de chocar-nos, fico aqui imaginando se esses coitados nao teriam um fim tragico, se nao fosse esse caminhao, ja que os coitados ja estavam na mira de bandidos crueis, seria bom, se esses tambem tivessem sido atropelados, mas acho que nao receberam esta punicao no momento, acho que conseguiram se safar do acidente, mas a justica de alguma forma vira para estes, acredito mesmo! Obrigada e-farsas por nos esclarecer mais essa mentira.

    • pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual e bendito eternamente. Romanos 1:25
      Aquele que diz: Eu O conheco, e nao guarda os Seus mandamentos, e mentiroso, e nele nao esta a verdade. 1. Joao 2:4

  2. Muito interessante a matéria. Meus parabéns a voces que estão ajudando a desmistificar as mentiras e farsas da web e as mentiras da imprensa. Essa, muitas vezes para defender interesses excusos, publica materias absolutamente mentirosas contra um povo ou país, ajudando a desinformar nossa população.Abraço.

  3. O que sabemos que aqui não é a nossa casa, e tudo que fizermos teremos que prestar contas ao nosso Criador,preocupem-se em amar a Deus e seu próximo, porque Deus ama a todos, cristãos e não cristãos.Religião não salva ninguem,Deus quer que todos estejam se preparando para habitar com Ele.Quanto as noticias e imagens falsas,sabemos que o homem é mal,e tudo que fizer aqui, se não se arrepender aqui, não terá chances na hora do confronto,Deus abençõe a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui