20.6 C
São Paulo
sexta-feira, maio 27, 2022

Menina com barriga gigante vai receber dinheiro por cada compartilhamento no WhatsApp?

- Publicidade -

Uma garota está pedindo ajuda no WhatsApp para uma cirurgia e para cada compartilhamento, o “Zap” vai dar um dinheiro para ajudá-la! Será verdade?

A imagem, acompanhada de um áudio, começou a circular no final de setembro de 2018 e afirma que a menina da foto precisa passar por uma cirurgia e, para cada compartilhamento no WhatsApp, a garota irá receber um real do “Zap” para custear o seu tratamento!

Será que essa campanha é real? Adianta compartilhar esse tipo de corrente adianta alguma coisa?

A cada compartilhamento, o “ZAP” vai pagar um real para ajudar no tratamento dessa menina! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

O áudio de uma voz masculina que se espalhou juntamente com a foto de uma garota em uma cama de hospital, com uma grande barriga, é o mesmo de outra corrente falsa que já desmentimos aqui no E-farsas em junho de 2018. Leia a transcrição abaixo:

“Meus irmãos, [aqui] é o irmão Antônio. Eu recebi essa mensagem, essa coisa trágica aqui de uma criança que tá hospitalizada e ela precisa de 18 mil reais pra fazer a cirurgia! A criança, se não ‘fazer’ a cirurgia logo, ela vai perder a vida e é 1 real. Um real de cada um de vocês que ‘passar’ essa mensagem pra frente. Não é você que vai pagar, não! É o Zap que vai pagar! O Zap vai pagar um real… eu gostaria que todos vocês colaborassem, por favor, por caridade. ‘Vamo’ passar pra frente aí, gente! Vamos ajudar essa criança fazer essa cirurgia senão ela vai desencarnar. Então, ‘vamo’ ajudar ela!”

Na época, o áudio vinha acompanhado de uma foto de uma criança que havia nascido com dois pênis e que o caso tinha sido registrado na Índia, em 2014. A criança já havia sido operada fazia tempo e o WhatsApp não tinha participado de forma alguma no custeio da cirurgia.

Agora, a história se repete. Alguém pegou uma imagem chamativa na web e juntou com um áudio falso para espalhar no WhatsApp.

A mocinha da imagem tinha 12 anos quando sua história apareceu nas redes sociais, em novembro de 2016. Sandy Brandão da Cruz, moradora da cidade de Garrafão do Norte, no Pará (Brasil), foi internada no Hospital Barros Barreto, em Belém com problemas no fígado e no baço.

https://www.facebook.com/garrafaodonorte/videos/vb.219984098084420/1163588227057331/?type=2&theater

 

- Publicidade -

Na postagem feita na página Garrafão do Norte, em novembro de 2016, há um número de telefone para quem quiser ajudar a jovem moça:

https://www.facebook.com/garrafaodonorte/posts/1163588327057321

 

Em setembro de 2017, as fotos da adolescente foram parar em um boato espalhado na Índia, afirmando que a menina da foto era uma menina refugiada de 9 anos de idade e que estava grávida:

Conclusão

O WhatsApp não está ajudando ninguém com compartilhamentos de crianças doentes! O áudio é o mesmo já usado em outras correntes falsas e a foto da menina é de 2016, quando ela esperava por um tratamento no fígado!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

  1. O que leva uma pessoar a pegar a imagem de uma criança que está doente e criar uma falsa notícia dessa ??
    O que ganha com isso ?
    Não sei qual é o pior, se é quem inventa a história ou se é o trouxa que acredita que “zap” vai da dinheiro pra alguém !!

    • Se não sabe qual é o pior , você está mal companheiro.
      Não saber qual é o pior, se uma pessoa de boa fé ou um pilantra safado que não tem o que fazer?? Sua avaliação e muito ruim.
      Paciência meu Deus.

  2. Isso é fruto de uma nação corrupta e promiscua! E não pensem que está geração quer mudar para melhorar…. quando alguém como Dr Enéias, Jair Bolsonaro ou outro conservador moralista e de bons costumes se levanta , logo são apunhalados!!! Geração satânica essa em que vivemos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui