Connect with us

E-farsas

Menina com barriga gigante vai receber dinheiro por cada compartilhamento no WhatsApp?

Correntes

Menina com barriga gigante vai receber dinheiro por cada compartilhamento no WhatsApp?

Menina com barriga gigante vai receber dinheiro por cada compartilhamento no WhatsApp?

Uma garota está pedindo ajuda no WhatsApp para uma cirurgia e para cada compartilhamento, o “Zap” vai dar um dinheiro para ajudá-la! Será verdade?

A imagem, acompanhada de um áudio, começou a circular no final de setembro de 2018 e afirma que a menina da foto precisa passar por uma cirurgia e, para cada compartilhamento no WhatsApp, a garota irá receber um real do “Zap” para custear o seu tratamento!

Será que essa campanha é real? Adianta compartilhar esse tipo de corrente adianta alguma coisa?

A cada compartilhamento, o “ZAP” vai pagar um real para ajudar no tratamento dessa menina! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

O áudio de uma voz masculina que se espalhou juntamente com a foto de uma garota em uma cama de hospital, com uma grande barriga, é o mesmo de outra corrente falsa que já desmentimos aqui no E-farsas em junho de 2018. Leia a transcrição abaixo:

“Meus irmãos, [aqui] é o irmão Antônio. Eu recebi essa mensagem, essa coisa trágica aqui de uma criança que tá hospitalizada e ela precisa de 18 mil reais pra fazer a cirurgia! A criança, se não ‘fazer’ a cirurgia logo, ela vai perder a vida e é 1 real. Um real de cada um de vocês que ‘passar’ essa mensagem pra frente. Não é você que vai pagar, não! É o Zap que vai pagar! O Zap vai pagar um real… eu gostaria que todos vocês colaborassem, por favor, por caridade. ‘Vamo’ passar pra frente aí, gente! Vamos ajudar essa criança fazer essa cirurgia senão ela vai desencarnar. Então, ‘vamo’ ajudar ela!”

Na época, o áudio vinha acompanhado de uma foto de uma criança que havia nascido com dois pênis e que o caso tinha sido registrado na Índia, em 2014. A criança já havia sido operada fazia tempo e o WhatsApp não tinha participado de forma alguma no custeio da cirurgia.

Agora, a história se repete. Alguém pegou uma imagem chamativa na web e juntou com um áudio falso para espalhar no WhatsApp.

A mocinha da imagem tinha 12 anos quando sua história apareceu nas redes sociais, em novembro de 2016. Sandy Brandão da Cruz, moradora da cidade de Garrafão do Norte, no Pará (Brasil), foi internada no Hospital Barros Barreto, em Belém com problemas no fígado e no baço.

Posted by Garrafão do Norte on Sunday, November 20, 2016

 

Na postagem feita na página Garrafão do Norte, em novembro de 2016, há um número de telefone para quem quiser ajudar a jovem moça:

Olá pessoal, essa mocinha é a Sandy, de apenas 12 anos, filha do popular Piti dançarino, de Garrafão do Norte. A…

Posted by Garrafão do Norte on Sunday, November 20, 2016

 

Em setembro de 2017, as fotos da adolescente foram parar em um boato espalhado na Índia, afirmando que a menina da foto era uma menina refugiada de 9 anos de idade e que estava grávida:

Conclusão

O WhatsApp não está ajudando ninguém com compartilhamentos de crianças doentes! O áudio é o mesmo já usado em outras correntes falsas e a foto da menina é de 2016, quando ela esperava por um tratamento no fígado!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Correntes

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top