Mexilhões indonésios em formato de órgão sexual feminino! Será verdade?

13
26138

Recentemente, no dia 7 de agosto de 2020, uma página brasileira no Facebook chamada “Magironia” propagou uma série de fotos de supostos “mexilhões indonésios”, que por sua vez teriam o formato de “vaginas” (arquivo). Desde então, a publicação já obteve mais de 5 mil compartilhamentos!

Publicação da página “Magironia”.

Entretanto, será que as fotos realmente mostram estranhos “mexilhões” da Indonésia? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Embora as fotos sejam verdadeiras, ou seja, não se tratam de manipulações digitais, elas retratam apenas esculturas em ágata.

Tais peças foram esculpidas por um indivíduo chamado “Yongchun Fan”, que ao menos até o ano de 2017 possuía um estúdio na cidade de Xiamen, na China. E por que até 2017? Porque foi o último ano que sua página, no Facebook, foi atualizada. Além disso, sua loja virtual não existe mais na plataforma Etsy.

Alguns exemplos de esculturas em ágata que foram criadas por Yongchun Fan.
Mais exemplos de esculturas em ágata que foram criadas por Yongchun Fan.
Escultura em ágata que foi criada por Yongchun Fan, cuja foto foi publicada em sua conta no Fickr, em setembro de 2016.
Fotos de mais uma escultura criada por e publicada em seu perfil no Facebook.
Fotos de outras esculturas criadas por Yongchun Fan.

Como Descobrimos a Origem das Fotos?

Essas fotos circulam nas redes sociais e em diversos sites na Internet desde o último trimestre de 2016. E, desde aquela época, muitos perfis disseminaram a narrativa de que se tratavam moluscos (mariscos ou ostras), por exemplo (1, 2). Apenas uma dessas imagens (a primeira) nos levou a uma fonte mais confiável, no Flickr, um site de hospedagem e compartilhamento de imagens.

Então, foi a partir daí que chegamos até a página e o perfil de “Yongchun Fan”, no Facebook.

Conclusão

Fora de Contexto! Embora as fotos sejam verdadeiras, ou seja, não se tratam de manipulações digitais, elas retratam apenas esculturas em ágata. Portanto, nada de mexilhões indonésios.

13 COMMENTS

  1. Muito antes do termo “fake news” ser difundido, o E-farsas já nos informava com exatidão, com pesquisa séria de trabalho por vezes árduo, deixando-nos com a certeza de qualquer compartilhamento e evitando, assim, prejudicar quem quer que fosse e preparando-nos, também, contra fraudes.

  2. Muito antes do termo “fake news” ser difundido, o E-farsas já nos informava com exatidão, com pesquisa séria de trabalho por vezes árduo, deixando-nos com a certeza de qualquer compartilhamento e evitando, assim, prejudicar quem quer que fosse e preparando-nos, também, contra fraudes.

  3. Só um detalhe as imagens são de uma vulva (conjunto dos grandes e pequenos lábios, clitoris, uretra e o canal da vagina! A vagina é apenas um canal nao o conjunto todo!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here