Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Militantes do PT cuspiram em veterano da 2ª Guerra?

Crimes

Militantes do PT cuspiram em veterano da 2ª Guerra?

Imagem que circula pelas redes sociais afirma que militantes do PT cuspiram em veteranos da segunda guerra mundial! Será que isso é verdade mesmo?

Na foto que foi amplamente espalhada na web na segunda quinzena de abril de 2016, podemos ver um grupo de jovens aparentemente agredindo idosos a socos e cusparadas!

O texto que acompanha a imagem afirma que os rapazes seriam militantes de PT e que eles estariam agredindo veteranos brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial.

Será que essa história é real ou trata-se de mais uma farsa da web?

Militantes do PT cuspiram em veteranos da Segunda Guerra Mundial! Será? (Foto: Reprodução/Facebook)

Militantes do PT cuspiram em veteranos da Segunda Guerra Mundial! Será? (Foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

A história é real, mas o fato aconteceu em 2012 e foi um pouco distorcido quando reapareceu em 2016.

Essa notícia, apesar de fazer sucesso na segunda quinzena de abril de 2016, já circulou no Facebook em fevereiro do mesmo ano e na ocasião já havia feito enorme barulho na rede. Em apenas uma das postagens, o texto e a imagem foram compartilhados mais de 8 mil vezes!!!

Depois que o deputado federal Jean Wyllys foi acusado de cuspir no colega parlamentar Jair Bolsonaro e depois que o ator José de Abreu cuspiu em um cliente num restaurante em São Paulo, notícias de agressões envolvendo cusparadas viraram o assunto do momento.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Por isso, no dia 25 de abril de 2016, a notícia voltou a circular pela web, graças a uma publicação feita no site Pensa Brasil – que já desmentimos diversas vezes aqui no E-farsas. O site – que é declaradamente contra o Governo atual – vive de inventar (ou de espalhar) inúmeras notícias falsas envolvendo o PT e políticos aliados do Governo.

No caso, a primeira coisa que chama a atenção é que não há como identificar que os agressores são mesmo do PT, mas não é só isso…

Como o texto não é datado, quem recebe a “notícia” tem a impressão de que se trata de algo recente. No entanto, essa foto é de março de 2012 e, portanto, não se refere a um fato ocorrido agora.

Como foi muito bem apurado pelo membro do nosso grupo no Facebook, Fausto Albuquerque, os idosos que sofreram as agressões são militares da reserva, que estavam comemorando o aniversário do Golpe Militar de 1964.

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, dezenas de militares da reserva que assistiram ao debate “1964 – A Verdade” ficaram presos no prédio do Clube Militar, na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro. No dia 29 de março de 2012, o prédio foi cercado por manifestantes do PC do B, do PT, do PDT e de outros movimentos que protestavam contra o evento, impedindo o acesso às entradas do imóvel.

Segundo o blog Comitê da Verdade Carlos Ré, o rapaz que deu a cusparada no militar é o produtor cultural e militante do PT Felipe Garcez, que cuspiu no coronel-aviador Juarez Gomes (presidente do Grupo Terrorismo Nunca Mais, no Rio de Janeiro). Na ocasião, Felipe disse que não se arrepende do que fez porque os militares não se arrependem das torturas que fizeram durante a ditadura aqui no Brasil.

Conclusão

A notícia é real, mas quem ressuscitou esse assunto se aproveitou do sucesso que agressões seguidas de cusparadas teve na web nas últimas semanas de abril de 2016 e misturou com um fato ocorrido em 2012, dando a entender que se trata de um fato recente.  De fato, um militante do PT estava envolvido nas agressões e o agredido é um coronel que estava comemorando o aniversário da ditadura militar no Brasil!

Continue lendo
53 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo