24.2 C
São Paulo
quarta-feira, julho 6, 2022

Monolito encontrado na Lua prova que existem alienígenas?

- Publicidade -

É verdade que a agência espacial Chinesa descobriu um monolito no lado oculto da Lua e que essa descoberta prova que existe vida inteligente fora da Terra?

Na primeira semana de dezembro de 2021, a notícia de uma descoberta deixou muita gente curiosa: o rover chinês Yutu-2 teria capturado uma imagem de um grande objeto cúbico no horizonte a cerca de 80 metros de sua localização. O registro do rover teria sido feito no dia 3 de dezembro de 2021 e a descoberta fez com que inúmeros fóruns de discussão fomentassem a teoria de que isso seria uma prova de vida inteligente fora da Terra.

Será que essa história é real?

Descoberta de formação curiosa na Lua fomentou teorias de vida inteligente fora da Terra! Será verdade? (foto: reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

No dia 04 de dezembro de 2021, agências de notícias do mundo todo falaram sobre a foto de uma formação misteriosa encontrada por um rover da agência espacial estatal chinesa. A estrutura parecia um enorme cubo e, segundo cálculos preliminares estava a cerca de 80 metros da sonda, no chamado lado escuro da Lua. Logo, a formação foi apelidada pelos responsáveis da missão lunar de “cabana misteriosa” e muita gente começou a espalhar que se tratava de algo construído por povos extraterrestres.

Acontece que a agência gastou muito recurso para mudar a direção do rover e, após 24 dias e um quilômetro a mais (e de contornar 3 buracos no caminho) fora de seu percurso original, o rover conseguiu se posicionar a uma distância de cerca de 10 metros da formação cúbica e fotografá-la. 

Ao ampliar a imagem, veio o desapontamento… o monolito era apenas uma pedra:

o cubo misterioso que fez a agência chinesa gastar recursos a mais era apenas uma rocha! (foto: Divulgação)

A explicação para isso é que a imagem capturada pelo rover no começo de dezembro estava muito pixelada, o que deu o aspecto quadrado à rocha!

Conclusão

É verdade que uma sonda chinesa encontrou algo parecido com um cubo na Lua, mas ao chegar perto da formação descobriu que se tratava apenas de uma rocha!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui