16.9 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 16, 2021

No Jornal Agora São Paulo o E-farsas.com é referência em matéria sobre farsas da internet!

- Publicidade -

Na reportagem, o pesquisador do E-farsas.com dá dicas de como não cair nas mentiras que circulam pela rede.

No domingo, 06 de março de 2011, o Jornal Agora São Paulo publicou uma matéria sobre os boatos que rondam a web e o E-farsas.com foi citado como referência no assunto.

 

Reprodução da capa da edição do dia 6 de março de 2011

 

No texto a repórter Adriana Ferraz explica que 70% das ocorrências registradas na delegacia de repressão a crimes eletrônicos da cidade de São Paulo são boatos.

 

reprodução de um trecho da matéria: Jornal Agora São Paulo

- Publicidade -

 

Gilmar Lopes, criador do E-farsas.com participa da reportagem juntamente com o diretor de comunicação da Google no Brasil, Felix Ximenes.

Na matéria pudemos contar como surgiu o E-farsas.com e qual o tipo de boato que recebemos com maior freqüência.

A repórter também disponibiliza alguns dos boatos mais famosos que já foram pesquisados por nós como, por exemplo, a história da falsa venda da Amazônia para os Estados Unidos e da fotomontagem do turista que aparece no topo de uma das torres do World Trade Center no momento do avião se chocar contra o prédio.

 

reprodução de um trecho da matéria: Jornal Agora São Paulo

O Jornal Agora circula diariamente na capital de São Paulo.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. E é assim que o E-Farsas contribui para auxiliar os internautas a separar o joio do trigo nas informações recebidas, não só na forma de e-mails como também na forma de notícias, boatos etc. Parabéns, Gilmar! Seu trabalho é excelente. Continue assim e você e este site serão reconhecidos no mundo em breve!

  2. Um texto intitulado O milagre do corona virus. Um médico tendo uma conversa com seu irmão também médico dizendo que o Vírus é uma armação criado pela China para levar os países a banca rota e comprar empresas a troco de banana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui