Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O ator indiano Amir Khan doou pacotes de 1 quilo de farinha com 15 mil rúpias dentro?

Cinema / TV

O ator indiano Amir Khan doou pacotes de 1 quilo de farinha com 15 mil rúpias dentro?

O ator indiano Amir Khan doou pacotes de 1 quilo de farinha com 15 mil rúpias dentro?

É verdade que o ator indiano Amir Khan doou sacos de 1 quilo de farinha aos pobres com 15 mil rúpias escondidas dentro de cada pacote?

A afirmação surgiu nas redes sociais no final da primeira quinzena de março de 2021 e narra a iniciativa altruísta de um ator indiano. De acordo com o texto, Amir Khan – estrela famosa em Bollywood – teria doado sacos de 1 quilo de farinha aos pobres, mas como era apenas um quilo, pouca gente se interessou e apenas os realmente necessitados compareceram para receber a doação.

O texto prossegue afirmando que quando abriram os pacotes de farinha, todas as pessoas que aceitaram a ajuda teriam encontrado cerca de 15 mil rúpias (mais ou menos 200 dólares) escondidos dentro de cada pacote. 

Será que essa história é verdadeira ou falsa? 

Texto de uma das versões compartilhadas em março de 2021: “O ator indiano Amir Khan fez uma doação muito invulgar. Decidiu distribuir do próprio bolso 1 quilo de farinha aos pobres. E isso foi tudo? 1 quilo por pessoa? Como era apenas 1 quilo de farinha, muita gente nem foi ao local onde o produto foi distribuído. E eles não foram porque consideraram que era uma insignificância e que não precisavam desperdiçar o seu tempo em algo assim. Então só vieram os que realmente precisavam de ajuda, aqueles para os quais este quilo de farinha significava muito. Quando abriram os pacotes de farinha, todos os que aceitaram a ajuda oferecida encontraram cerca de 15 mil rúpias (mais ou menos 200 dólares). Ou seja, o dinheiro foi dado a quem realmente precisava.” (Imagem: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira

Em maio de 2020, essa história envolvendo uma suposta doação feita pelo ator indiano Amir Khan surgiu entre usuários indianos de redes sociais. Na ocasião, o próprio Amir fez uma publicação em seu perfil do Twitter negando ter feito tais doações:

“Gente, não fui eu a pessoa que colocou dinheiro em sacos de farinha de trigo. Ou é uma história completamente falsa ou Robin Hood não quer se revelar!”, diz o ator em seu tuite que pode ser lido aqui.

Doações feitas pelo ator

De acordo com o jornal India Today, Amir Khan contribuiu para o Fundo PM-CARES e para o Fundo de Ajuda do Maharashtra CM, em abril de 2020, para ajudar aos atingidos pela COVID-19.

Além disso, o ator – segundo o India today – também apoiou os funcionários diaristas que trabalharam no seu filme chamado Laal Singh Chaddha, cuja previsão de estreia (que era para meados de 2020) foi adiada para o final de 2021.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Origem

De acordo com a agência de checagem The Logical Indian, buscas por palavras-chave em diversas redes sociais revelaram que esse rumor pode ter surgido em um vídeo publicado no Tiktok por um usuário chamado Crazy Traveler (Khansaheb028).

No vídeo, o homem conta a história da campanha de doação feita por uma pessoa desconhecida, mas não menciona Aamir Khan em momento algum:

@khansaheb028

Thanks sir ☺️ #fyp #tiktokindia #foryoupage @tiktok_india @chimi15051986

♬ original sound – Crazy traveller – Crazy traveller

Em nossas buscas, encontramos um relato publicado em um site indiano em 20 de abril de 2020, sobre um homem desconhecido que doou um saco de farinha com dinheiro em seu interior. O caso teria ocorrido em Gorat (na Índia), mas não há provas de que isso tenha acontecido mesmo além de relatos anedóticos.

A foto do dinheiro

Uma das imagens compartilhadas juntamente com a informação falsa! (foto: Reprodução/Facebook)

Checadores da agência indiana Fact Hunt analisaram uma das fotos usadas para ilustrar essa desinformação e apuraram que a soma das notas de cada um dos sacos de farinha mostrados na imagem, caso a história fosse real, não daria 15 mil rúpias.  O dinheiro mostrado em cada pacote é de aproximadamente 2.000 rúpias, bem abaixo do que a quantia declarada estar escondida nos pacotes.

Conclusão

A história afirmando que o ator indiano Amir Khan teria doado pacotes de 1 quilo de farinha com 15 mil rúpias escondidas em cada saco é falsa!

Continue lendo
7 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo