today-is-a-good-day
21.5 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

O Brasil é o país com mais feriados no mundo todo?

- Publicidade -

É verdade que o Brasil é o recordista mundial em número de feriados no ano? Descubra aqui no E-farsas!

A afirmação volta a ser compartilhada através das redes sociais na primeira semana de 2024 e diz que o Brasil é o país com mais feriados no mundo e que essa seria uma das principais causas da baixa produtividade do brasileiro.

Será que isso é verdade?

“O Brasil é o país que mais tem feriados no mundo. Precisamos de um feriado pra comemorar isso!”, diz o meme compartilhado nas redes sociais (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Algumas afirmações a respeito do nosso país são compartilhadas aos montes na internet com a clara intenção de nos colocar abaixo de outras nações, mas muitas delas são falsas e/ou exageradas e/ou distorcidas. Um exemplo é a alegação (já desmentida aqui no E-farsas) de que o Brasil é o único país que tem o pagamento do 13º salário previsto em lei. Desmentimos também a notícia que afirmava que o povo brasileiro teria sido eleito o mais idiota do mundo.

Dessa vez, vamos analisar a crença de que o Brasil seria o recordista em número de feriados, o que estaria atrapalhando o crescimento do nosso país. A verdade mesmo é que o brasileiro pode desfrutar de muitos feriados, mas o Brasil está longe do top 5 de países com mais dias de folga.

O ranking é liderado pelo Nepal e pela Índia, que possuem aproximadamente 18 feriados cada, seguidos pela Tailândia, Líbano e Coréia do Sul, com 16 dias de folga.

Um levantamento feito em 2020 mostrou que o Brasil ficou na 7ª posição, ao lado do Peru, Hong Kong, África do Sul, Eslovênia, com aproximadamente 14 feriados anuais.

O país com menos feriados, segundo levantamento, é o México, com 8 dias de folga.

Dentre os países que fazem parte do G20, o Brasil está em quarto lugar, atrás da Índia, Japão e Indonésia. O ranking dessa apuração feita em janeiro de 2022 pelo portal Poder 360 mostra que, no G20, a Arábia Saudita tem menos feriados (apenas 3 feriados nacionais). A reportagem do Poder 360 acrescentou algumas datas não oficiais aos países consultados, como a Quinta-Feira Santa, comemorada por parte dos brasileiros.

2024 com poucos feriados para os brasileiros*

- Publicidade -

De todos os feriados nacionais, apenas 6 cairão em dias úteis no ano de 2024, sendo que somente a Sexta-Feira da Paixão (02/04/2024) e o dia da a Proclamação da República (15/11/2024) serão feriados prolongados, como podemos ver a seguir:

  • 1 de janeiro, segunda-feira: Confraternização Universal
  • 29 de março, sexta-feira: Paixão de Cristo (Sexta-Feira Santa)
  • 21 de abril, domingo: Tiradentes
  • 1 de maio, quarta-feira: Dia do Trabalhador
  • 7 de setembro, sábado: Dia da Pátria (Independência do Brasil)
  • 12 de outubro, sábado: Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro, sábado: Finados
  • 15 de novembro, sexta-feira: Proclamação da República
  • 20 de novembro, quarta-feira: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
  • 25 de dezembro, quarta-feira: Natal
* a lista acima não contempla os feriados regionais, que somam 2 dias em média ao calendário comemorativo

Lista atualizada em 2024

Segundo o relatório atualizado do portal World Population Review, o Brasil está entre os países com menos feriados, empatando com a Suíça. O portal apurou que o Nepal é o líder, com 39 feriados no ano.

Curiosidades

O dia da Confraternização Universal e dia do Trabalhador foram instituídos por Getúlio Vargas.

A Sexta-Feira Santa é considera um feriado em apenas 12 estados nos Estados Unidos.

O feriado nacional de Tiradentes foi instituído em 1965, pelo então presidente marechal Castelo Branco.

Alguns países ajustam seus feriados por motivos econômicos ou turísticos, como o Japão, por exemplo, que move alguns de seus feriados nacionais para as segundas-feiras para criar fins de semana prolongados, incentivando o turismo e atividades econômicas. Os chineses e australianos também tem esse costume. No Reino Unido, a lei prevê que feriados que caírem no final de semana possam ser deslocados para o da útil mais próximo.

Conclusão

Não é verdade que o Brasil seja o país com mais feriados no mundo!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui