18.2 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 27, 2021

O desenho O Xodó da Vovó previu um ladrão chamado Luizinho 9 Dedos?

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

É verdade que o desenho animado da Hanna-Barbera O Xodó da Vovó fez uma previsão à condenação de Lula ao mostrar um ladrão chamado “Luizinho 9 dedos”?

O vídeo já circula nas redes sociais desde junho de 2017 e voltou a ser compartilhado no final de janeiro do ano seguinte, logo após a sentença do julgamento da Lava Jato – que ocorreu no dia 24 de janeiro de 2018 e sentenciou o ex-presidente Lula a 12 anos e um mês de prisão.

No filminho podemos ver o que parece ser o trecho de um desenho antigo chamado O Xodó da Vovó, onde um ladrão se entrega à polícia após sofrer nas mãos de um simpático cachorro. O detalhe é que o ladrão se identifica como o famoso “Luizinho 9 Dedos”, o que – para muitos – seria uma alusão ao ex-presidente Lula.

Além disso, o personagem ainda está usando um boné vermelho (como o boné do PT) e menciona que está no apartamento 711 (que seria uma referência ao artigo 171 do Código Penal – que trata do crime de Estelionato).

Seria essa uma previsão ocorrida em um desenho animado de 1954?

Será que esse vídeo é real?   

https://www.youtube.com/watch?v=QWWYwyORsfE

 

Verdade ou farsa?

O desenho O Xodó da Vovó (Precious Pupp, no original em inglês) estreou nos Estados Unidos em outubro de 1965 e conta as aventuras de um cachorro e de sua dona. Aqui no Brasil, o desenho estreou nos anos 1970, pouco tempo após a dubladora Lúcia Delor (que fez a voz brasileira da personagem Vovó Dulcina) entrar para os estúdios Herbert Richers.

Temos aí um pequeno erro propagado por quem espalhou essa “previsão”. A década em que esse desenho estreou no Brasil é bem depois de 1954. Detalhes…

Sobre a dublagem, ela diz mesmo “Luizinho 9 Dedos”, como podemos ver no desenho completo hospedado no DailyMotoin, aos 5:14:

https://www.dailymotion.com/video/x3ahy09

O episódio em questão foi o de estreia da animação, chamado Joias Preciosas!

É curioso e engraçado um personagem de desenho animado receber o apelido de “9 Dedos” justamente porque os desenhos costumam mostrar personagens com apenas 4 dedos em cada mão! É possível que, no caso desse episódios, os tradutores acharam que ficaria mais engraçado um personagem com um dedo a mais…

No áudio original, em inglês, podemos ouvir que o ladrão se identifica como “Two Time Louie”:

http://www.dailymotion.com/video/x4an0m0

 

Na versão em espanhol, o nome “Louie” também foi “latinizado” para “Luiz”:

 

Conclusão

O desenho O Xodó da Vovó mostrou em seu episódio de estreia um personagem que é um ladrão e, aqui no Brasil, foi chamado de “Luizinho 9 Dedos”. O nome foi um “abrasileiramento” (ou uma localização, uma versão) do original – em inglês – “Two Time Louie”. Não há nenhuma previsão aqui! 

- Advertisement -spot_imgspot_img
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!
Latest news
- Advertisement -spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img

28 COMENTÁRIOS

  1. Kkkkkkkkkkkkkķk, estou rindo como um “condenado”, kkkkkkkkkk, é farsa, é farsa, kkkkkkkkkkkkkkkk, pqp, Luizinho nove dedos, kkkkkkkkkkkk, esses progressistas são uma piada, kkkkkkkkkkkkkkkk, Luizinho nove dedos, estou me escangalhando, rindo como um “condenado”, kkkkkkkkkkkk, é farsa, é farsa, kkkkkkkkkk

    • Acho que o instituto lyla deve dar alguma contribuição pra essa página… Ou os colaboradores dela são fiéis do Deus lyla… Pq sério… Se dar ao trabalho de investigar até piada pra limpar a imagem do Luizinho nove dedos é o fim da picada!!!!

  2. Claro que não há nenhuma previsão aqui!!!!!!! Mas o fato é que não foi montagem e nem farsa e que foi uma coincidência que veio a calhar

    O site devia dizer no final que “NÃO SE TRATA DE UMA FARSA”
    A conclusão de ser previsão ou não fica por nossa própria conta

  3. Não há farsa aqui!
    “Luizinho Nove Dedos” conferido pelo próprio vídeo publicado.
    Estão se apegando ao “detalhe profético”, quando o que chama, de fato, a atenção seria a enorme coincidência no nome e profissão do personagem.
    A página está perdendo credibilidade por tão pouco…

      • Olá, a questão é que há sim na fala do desenho a frase conforme o vídeo divulgado. O fato de estar ou não no original não muda o fato de que alguém colocou aquilo justamente na versão brasileira há 50 anos!
        – Talvez o e-farsas queira ser sempre cético, porém aqui não foi provado se houve ou não ‘previsão’, por isso tem esse pessoal solicitando por mudança na conclusão do texto. Evidente que houve coincidência na fala do personagem e estar de vermelho.

  4. Onde está a farsa? É dito que o desenho é de 1954 e não que passou no Brasil em 1954, aliás a data, o grande argumento da farsa, não tem a menor importância . O desenho prevê a existência de um bandido chamado Luis que tinha 9 dedos, nada mais verídico do que a nossa realidade.

  5. Ou seja: NÃO HOUVE FARSA.
    Dizer se foi ou não profecia, é completamente irrelevante diante do fato que realmente alguém pensou nessa fala há 50 anos.
    Mas só o fato de ter sido dito isso há 50 anos, mesmo que em áudio não original, é sim uma profecia. Não poderia ser chamado de profecia se tivesse sido colocado o áudio posteriormente aos fatos relacionados ao 9 dedos.

    profecia
    substantivo feminino
    1.
    predição do futuro.

  6. Ou seja: NÃO HOUVE FARSA.
    Dizer se foi ou não profecia, é completamente irrelevante diante do fato que realmente alguém pensou nessa fala há 50 anos.
    Mas só o fato de ter sido dito isso há 50 anos, mesmo que em áudio não original, é sim uma profecia. Não poderia ser chamado de profecia se tivesse sido colocado o áudio posteriormente aos fatos relacionados ao 9 dedos.

    profecia
    substantivo feminino
    1.
    predição do futuro.

  7. Para não ofender os “Luizes” e não dar mídia para este pária… melhor chamá-lo de CARNIÇA 9-171…que me perdoe as carniças, pois não consegui encontrar um pseudônimo mais adequado.

  8. E-farsas dizer que não foi verdade porque o nome do personagem era Louie e não Luiz?
    E dizer que não foi em 1954, mas sim, estreou em 1965 nos Estados Unidos e nos anos 70 foi dublado no Brasil?
    O Cara foi preso em 2018, enquanto a dublagem foi feita nos anos 70, muitas décadas atrás!
    Faltou dizer que não é verdade pois o boné não era vermelho.

  9. O Site *e-farsas* é mesmo Petralha!
    Dizer que não foi verdade, pois o nome do personagem era *Louie* e não *Luiz*.
    Dizer que não foi 1954, mas sim, estreou nos Estados Unidos em 1965 e no Brasil só nos anos 70 que foi dublado?

    Lula foi preso, se entregou em 2018, muitas décadas depois que o texto e a dublagem haviam sido feitas.
    E a roupa e o boné vermelhos?

    O nome *Ladrão de Jóias?* Sim, Lula roubou as jóias do Palácio também quando DilmaAnta entrou, e os números 171 do Código Penal?

    Claro, não foi uma *Profecia*, foi uma baita coincidência e não farsa como tentou rotular este Site Petista.

    Ah, os personagens dos desenhos costumavam ter 4 dedos em cada mão, total 8, mas este tinha 9… Por quê? Coincidência?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui