11.9 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022

Restaurante em Manaus prometeu dar 1% de desconto para cada ano de prisão do Lula?

- Publicidade -

É verdade que um restaurante localizado em Manaus fez uma promoção dando 1% de desconto aos clientes para cada ano de condenação de Lula a seus clientes?

A notícia surgiu nas redes sociais no dia 23 de janeiro de 2018, um dia antes do resultado do julgamento de Luiz Inácio Lula da Silva, no processo da Lava Jato coordenada pelo juiz Sérgio Moro.

De acordo com o texto, a Detroit Steakhouse iria dar 1% de desconto para cada ano de condenação que for sentenciado ao LULA no dia do julgamento. O panfleto ainda diz que, caso o ex-presidente fosse absolvido, nada de desconto!

Será que essa promoção, que foi compartilhada mais de 11 mil vezes no Facebook, aconteceu mesmo?

Restaurante deu 1% de desconto para cada ano de condenação do Lula? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

No dia 23 de janeiro de 2018, a equipe de marketing da filial manauara da rede de restaurantes Detroit Steakhouse publicou a campanha na sua página do Facebook, alcançando um grande número de compartilhamentos e de comentários.

Segundo o que o próprio restaurante afirmou em sua página, Lula poderia pegar até 48 anos de prisão, o que se converteria em 48% de desconto para os clientes que estivessem assistindo ao julgamento no estabelecimento.

Em entrevista, o sócio-proprietário da franquia, Giulian Ferreira, explicou que a promoção não envolvia opiniões políticas:

“Nós sempre transmitimos todo tipo de evento no restaurante, é um grande chamariz da filial. Como esse evento [julgamento do Lula] é único no nosso país e está sendo televisionado, convidamos nossos clientes para assisti-lo aqui […] Somos a favor da justiça, o país tem que ser passado a limpo. Se o ex-presidente Lula for condenado, vamos apoiar porque acreditamos na justiça do Brasil. Se um dia o [deputado Jair] Bolsonaro for presidente e fizer algo de errado, vamos apoiar a condenação dele também”

A promoção não pegou bem e o restaurante foi aconselhado pela administradora das franquias a cancelar a campanha. Além disso, o grupo Detroit Steakhouse se pronunciou, alertando que a promoção ocorreu em uma loja isolada e sem a autorização da franqueadora:

https://www.instagram.com/p/BeViBnPlqGK/

- Publicidade -

De acordo com a BBC, o franqueado quis manter a promoção que oferece desconto proporcional à sentença do ex-presidente!

Conclusão

A promoção de um restaurante que prometeu 1% de desconto aos seus clientes para cada ano de condenação do ex-presidente Lula aconteceu mesmo, em Manaus!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui