Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O governo vai saquear as poupanças no dia 18?

Conspirações

O governo vai saquear as poupanças no dia 18?

Será verdadeiro o aviso em forma de áudio do WhatsApp sobre o confisco de todas as poupanças dos brasileiros no dia 18?

A mensagem apareceu no começo do ano de 2016 através do WhatsApp. Uma voz feminina alerta para o confisco de todo o dinheiro das poupanças no Brasil.

A mulher, que não se identifica, parece estar muito assustada com as informações que ela teria conseguido com a chefe do Banco do Brasil nos Estados Unidos. Segundo ela, o governo irá trancar tudo a partir do dia 18, tornando impossível a venda de alimentos e combustível!

Abaixo, um trecho da transcrição do áudio, que pode ser ouvido nesse link:

“Rose, uma pessoa dos Estados Unidos me avisou […] que é pra tirar todo o dinheiro do banco! Quem tem poupança, é pra tirar, porque dia 18 vai ter o saqueamento dos bancos[…] A Dilma vai saquear todos os bancos, até [conta] salário! […] é a chefe do Banco do Brasil dos Estados Unidos que avisou pra ela, pra ela avisar pro povo brasileiro[…] pra abastecer bastante a casa com comida e com petróleo porque eles vão trancar tudo![…]”

Será que esse alerta é real?

confiscopoupan_ca

Áudio espalhado pelo WhatsApp alerta para o confisco das poupanças do Brasil no dia 18! Será verdade?

Verdadeiro ou falso?

O áudio que apareceu em janeiro de 2016 no WhatsApp é uma versão de outros boatos semelhantes que se espalharam pelas redes sociais desde 2015. Vários dias 18 já se passaram e nada desse alarme se confirmar…

Como o boato não é datado (a voz diz apenas que o “saqueamento” das poupanças irá acontecer no dia 18, mas não diz de qual mês ou de qual ano), ele pode voltar a ser compartilhado novamente em outras oportunidades.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

O tom alarmista ajuda a espalhar ainda mais o boato e, como todo bom hoax, não apresenta nenhuma prova da veracidade dos dados apresentados.

Boato recorrente

Os boatos a respeito de um possível confisco das poupanças dos brasileiros são recorrentes aqui no E-farsas e, sempre que possível, ressaltamos que isso é impossível de ser feito pelo presidente da República. Tá garantido na Constituição.

Em 2015, esse tipo de áudio alarmista foi tão disseminado na web que os órgãos de governo tiveram que se pronunciar diversas vezes para tentar acalmar a população. Em setembro de 2015, por exemplo, o jornal Extra publicou uma matéria sobre essa notícia falsa!   

O jornal Brasil Post também desmentiu essa história em março de 2015 mostrando que o Ministério da Fazenda havia esclarecido que eram falsas as informações circulando sobre o risco de confisco da poupança ou de outras aplicações financeiras.

Clique nesse link para ouvir o áudio que circulou em 2015:

Falamos aqui no E-farsas sobre um boato semelhante que foi disseminado no Facebook em fevereiro de 2015. Na ocasião, explicamos os motivos pelos quais o governo não consegue confiscar nossas poupanças!

Conclusão

Não compartilhe esse tipo de áudio alarmista! Esse alerta é falso!  

Continue lendo
71 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo