Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O mistério do satélite de 13.000 anos Black Knight revelado!

Conspirações

O mistério do satélite de 13.000 anos Black Knight revelado!

Qual será a verdade por trás do misterioso satélite artificial de 13.000 anos encontrado em órbita da Terra? Seria o Black Knight uma sonda alienígena?

Há vários anos essa história do misterioso satélite “Cavaleiro Negro” circula pela web. De acordo com o texto amplamente espalhado em diversos blogs, esse estranho e enorme objeto metálico já seria conhecido desde 1899, quando Nikola Tesla teria detectado sinais de rádio vindos do espaço.

Para aumentar ainda mais o mistério, em 1973, o escocês Duncan Lunan teria conseguido estimar a idade do satélite em aproximadamente 13.000 anos!

As fotos que acompanham o artigo mostram um enorme artefato metálico em órbita da Terra.

Seria ele a prova de que seres de outros planetas vieram à Terra para nos espionar? Ou será que o tal Cavaleiro Negro é algum tipo de arma enviada pela União Soviética na época da Gerra Fria?

Qual será o mistério envolvendo o Black Knight?

Satélite de mais de 13.000 anos de idade estaria em órbita da Terra para nos vigiar! Será?

Satélite de mais de 13.000 anos de idade estaria em órbita da Terra para nos vigiar! Será?

 

Verdadeiro ou falso?

A regra é simples: Para fazer com que algo se espalhe na internet, basta envolve-lo em uma aura de mistério. Se possível, misture fatos reais com algumas histórias falsas. Acrescente um pouco de pseudociência com uma pitada de alguma suposta tecnologia alienígena e… Pronto! Nasce uma mais uma lenda na web!

Isso é o que foi feito com o mito do Black Knight. Alguém achou umas fotos de uma enorme estrutura metálica, em órbita da Terra, e criou uma ótima história a respeito.

A primeira questão que surge quando lemos sobre o “Cavaleiro Negro” em sites e blogs é: Por que a NASA (ou outra agência espacial), sabendo da existência do satélite por tantos anos, nunca propôs uma missão para averiguar o objeto de perto?

Outra pergunta importante é: Por que será que nenhum dos milhares de astrônomos amadores nunca viram a tal sonda espiã?

Além disso, como podem afirmar que o satélite “alienígena” tem mais de 13.000 anos?

O texto que espalharam por aí diz que o inventor Nikola Tesla teria detectado sinais de rádio em 1899, e isso pode até ser verdade (apesar de não haver nenhuma comprovação de que isso tenha ocorrido mesmo). Daí, associar esse fato à descoberta do Black Knight já é um exagero!

Ó! Uma sonda nos vigiando...

Ó! Uma sonda nos vigiando…

Não há nenhuma menção do satélite relacionada ao croata Tesla e atualmente sabemos que os sinais de rádio que supostamente foram captados na época (e que são detectados ainda nos dias de hoje) são provenientes de energias que não eram conhecidas na época (como um buraco negro ou uma tempestade solar, por exemplo).

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

13 mil anos?

Os que insistem que o Black Knight possui mais de 13 mil anos de idade se baseiam em um artigo escrito por Duncan Lunan, um astrônomo escocês que teria criado um mapa estelar, chegando a uma ideia de como a constelação Epsilon Bootis estaria a 13.000 anos-luz daqui. De acordo com esse mapeamento, Duncan teria conseguido identificar a relevância da transmissão associada ao Cavaleiro Negro. No entanto, uma busca pela web nos mostra que Duncan Lunan é um escritor de ficção científica e que, anos mais tarde, reconheceu que suas ideias eram apenas ficção e não faziam o menor sentido do ponto de vista científico.

Em 2013, o escritor entrou em contato com o blog Astronotes para explicar (nos comentários do artigo) que seus cálculos estavam errados, que nunca mencionou o tal Black Knight em seus textos e que não faz a menor ideia do porquê que seu nome passou a ser vinculado a essa suposta sonda alienígena!

As fotos do Black Knight

Se a história do Cavaleiro Negro é falsa, como explicar as fotos que circulam pela web mostrando a enorme estrutura metálica vagando próximo da Terra?

Essas imagens foram tiradas do site da NASA e nada tem a ver com satélites extraterrestres. A foto que usamos para ilustrar essa matéria foi tirada em dezembro de 1998, durante a missão STS-88 – a missão que deu início à construção da Estação Espacial Internacional. O objeto é apenas uma manta Isotérmica que os astronautas perderam no espaço.

Abaixo, um vídeo mostrando a manta dançando na imensidão:

O verdadeiro Black Knight

Para aqueles que ficaram tristes ao descobrir que essa história de Cavaleiro Negro ser apenas uma lenda da web, aí vai um prêmio de consolação. Entre o anos de 1958 e 1965, existiu mesmo um foguete chamado Black Knight. Ele fazia parte de um projeto britânico para levar o míssil Blue Streak para fora da atmosfera terrestre, mas isso não tem nada de misterioso e, talvez por isso, não teve a mesma graça que o suposto satélite alienígena!

O verdadeiro Black Knight! (foto: Wikipedia)

O verdadeiro Black Knight! (foto: Wikipedia)

Atualização 01/05/2016

Assista ao vídeo que fizemos com um resumão dessa lenda:

 

Conclusão

O satélite Black Knight não existe! Trata-se de uma lenda que apareceu há mais de uma década na web e mistura uma série de fatos com histórias falsas. Mais uma vez, nada de extraterreno aqui… Que pena!

Fontes: AstroPT e Astronotes

Continue lendo
112 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo