Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O mistério do satélite de 13.000 anos Black Knight revelado!

Conspirações

O mistério do satélite de 13.000 anos Black Knight revelado!

Qual será a verdade por trás do misterioso satélite artificial de 13.000 anos encontrado em órbita da Terra? Seria o Black Knight uma sonda alienígena?

Há vários anos essa história do misterioso satélite “Cavaleiro Negro” circula pela web. De acordo com o texto amplamente espalhado em diversos blogs, esse estranho e enorme objeto metálico já seria conhecido desde 1899, quando Nikola Tesla teria detectado sinais de rádio vindos do espaço.

Para aumentar ainda mais o mistério, em 1973, o escocês Duncan Lunan teria conseguido estimar a idade do satélite em aproximadamente 13.000 anos!

As fotos que acompanham o artigo mostram um enorme artefato metálico em órbita da Terra.

Seria ele a prova de que seres de outros planetas vieram à Terra para nos espionar? Ou será que o tal Cavaleiro Negro é algum tipo de arma enviada pela União Soviética na época da Gerra Fria?

Qual será o mistério envolvendo o Black Knight?

Satélite de mais de 13.000 anos de idade estaria em órbita da Terra para nos vigiar! Será?

Satélite de mais de 13.000 anos de idade estaria em órbita da Terra para nos vigiar! Será?

 

Verdadeiro ou falso?

A regra é simples: Para fazer com que algo se espalhe na internet, basta envolve-lo em uma aura de mistério. Se possível, misture fatos reais com algumas histórias falsas. Acrescente um pouco de pseudociência com uma pitada de alguma suposta tecnologia alienígena e… Pronto! Nasce uma mais uma lenda na web!

Isso é o que foi feito com o mito do Black Knight. Alguém achou umas fotos de uma enorme estrutura metálica, em órbita da Terra, e criou uma ótima história a respeito.

A primeira questão que surge quando lemos sobre o “Cavaleiro Negro” em sites e blogs é: Por que a NASA (ou outra agência espacial), sabendo da existência do satélite por tantos anos, nunca propôs uma missão para averiguar o objeto de perto?

Outra pergunta importante é: Por que será que nenhum dos milhares de astrônomos amadores nunca viram a tal sonda espiã?

Além disso, como podem afirmar que o satélite “alienígena” tem mais de 13.000 anos?

O texto que espalharam por aí diz que o inventor Nikola Tesla teria detectado sinais de rádio em 1899, e isso pode até ser verdade (apesar de não haver nenhuma comprovação de que isso tenha ocorrido mesmo). Daí, associar esse fato à descoberta do Black Knight já é um exagero!

Ó! Uma sonda nos vigiando...

Ó! Uma sonda nos vigiando…

Não há nenhuma menção do satélite relacionada ao croata Tesla e atualmente sabemos que os sinais de rádio que supostamente foram captados na época (e que são detectados ainda nos dias de hoje) são provenientes de energias que não eram conhecidas na época (como um buraco negro ou uma tempestade solar, por exemplo).

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

13 mil anos?

Os que insistem que o Black Knight possui mais de 13 mil anos de idade se baseiam em um artigo escrito por Duncan Lunan, um astrônomo escocês que teria criado um mapa estelar, chegando a uma ideia de como a constelação Epsilon Bootis estaria a 13.000 anos-luz daqui. De acordo com esse mapeamento, Duncan teria conseguido identificar a relevância da transmissão associada ao Cavaleiro Negro. No entanto, uma busca pela web nos mostra que Duncan Lunan é um escritor de ficção científica e que, anos mais tarde, reconheceu que suas ideias eram apenas ficção e não faziam o menor sentido do ponto de vista científico.

Em 2013, o escritor entrou em contato com o blog Astronotes para explicar (nos comentários do artigo) que seus cálculos estavam errados, que nunca mencionou o tal Black Knight em seus textos e que não faz a menor ideia do porquê que seu nome passou a ser vinculado a essa suposta sonda alienígena!

As fotos do Black Knight

Se a história do Cavaleiro Negro é falsa, como explicar as fotos que circulam pela web mostrando a enorme estrutura metálica vagando próximo da Terra?

Essas imagens foram tiradas do site da NASA e nada tem a ver com satélites extraterrestres. A foto que usamos para ilustrar essa matéria foi tirada em dezembro de 1998, durante a missão STS-88 – a missão que deu início à construção da Estação Espacial Internacional. O objeto é apenas uma manta Isotérmica que os astronautas perderam no espaço.

Abaixo, um vídeo mostrando a manta dançando na imensidão:

O verdadeiro Black Knight

Para aqueles que ficaram tristes ao descobrir que essa história de Cavaleiro Negro ser apenas uma lenda da web, aí vai um prêmio de consolação. Entre o anos de 1958 e 1965, existiu mesmo um foguete chamado Black Knight. Ele fazia parte de um projeto britânico para levar o míssil Blue Streak para fora da atmosfera terrestre, mas isso não tem nada de misterioso e, talvez por isso, não teve a mesma graça que o suposto satélite alienígena!

O verdadeiro Black Knight! (foto: Wikipedia)

O verdadeiro Black Knight! (foto: Wikipedia)

Atualização 01/05/2016

Assista ao vídeo que fizemos com um resumão dessa lenda:

 

Conclusão

O satélite Black Knight não existe! Trata-se de uma lenda que apareceu há mais de uma década na web e mistura uma série de fatos com histórias falsas. Mais uma vez, nada de extraterreno aqui… Que pena!

Fontes: AstroPT e Astronotes

Continue lendo
109 Comentários

109 Comments

  1. Soriak

    20 de agosto de 2014 em 9:23

    Putz,cara… uma manta? Desanimador KKK

    • Gilmar Lopes

      20 de agosto de 2014 em 9:24

      Pois é… fiquei triste ao descobrir!

    • edson carvalho

      8 de outubro de 2015 em 1:05

      se reparar este pedacinho de aluminio nao tem nada aver com que vi em fotos e videos

      • Ronaldo Mendes

        17 de dezembro de 2018 em 22:30

        Também concordo.Nem de longe se parece com as fotos acima. Esse negócio de manta não me convenceu.

        • Pedro Gaspar

          21 de abril de 2020 em 19:12

          Só falaram besteira no artigo e ainda por cima (mesmo não sendo verdade) a imagem da manta é bem diferente das imagens do suposto satélite…

    • April

      9 de abril de 2018 em 14:36

      E-farsa é farsa!

      • Alvaro

        17 de outubro de 2018 em 17:38

        Concordo plenamente, E-farsa não sabe o que tá falando acompanho o sinal dessa coisa desde 1979 o sinal dele é real, e sinceramente vcs já perceberam que bosta que são as imagens da nasa, gastam bilhoes de dolares e não tem uma filmagem decente, eu com um celular e um telescópio amador faço filmagens melhores que as deles, tenha dó!

        • Gerli

          13 de março de 2020 em 13:51

          Vc acompanha o objeto como? Ja o viu em uma luneta ou telescópio? Onde podemos ver o material q vc tem?

  2. Ariana Gleice

    20 de agosto de 2014 em 9:52

    Muito bom, conheci o e-farsas a pouco tempo, e estou adorando…

    • Gilmar Lopes

      20 de agosto de 2014 em 10:55

      Seja bem-vinda!

  3. Pierrot

    20 de agosto de 2014 em 11:29

    As pessoas ficaram tristes por que não eram uma sonda espiã alien? Não se preocupem… os governos e o google já estão cuidando de espionar cada passo que damos via satélite.

  4. Bruna Lays

    20 de agosto de 2014 em 14:04

    Poxa, vi no portal r7 sobre esse objeto e fiquei realmente curiosa! Obrigada ao e-farsas! mas fiquei triste agora… kkkkkkkk

    • celso

      11 de julho de 2015 em 17:46

      Eu também lembro desta reportagem, essa história é muito anterior à internet.

  5. Alex Mendes

    20 de agosto de 2014 em 14:17

    Gilmar pode nãos er verdade mas, a lenda do cavaleiro negro é bem mais antiga do surqe os onibus espaciais e a internet. As fotos atribuidas sim podem ser de eventos recentes mas a historia é muito mais velha!

    Em 1981 em lembro de ter lido sobre isso na extinta revista “Fatos e Fotos” que era uma espécia de Revista Manchete resumida e tinha uma materia de 03 aginas sobre isso. Apesar de eu ter na eoca aenas 11 anos lembro-me muito bem sa chamada da materia “Quando o Sputinik foi para o espaço, ele não estava sozinho”… Pode são ser verdade mas não é uma lenda nova e nem inventada depois da popularização da web

    • Gilmar Lopes

      20 de agosto de 2014 em 14:21

      Muito bom! Vamos tentar achar a reportagem. Abraço!

      • Alex Mendes

        21 de agosto de 2014 em 13:53

        Suposto artigo da revista Time em 7 de março de 1960:

        “Três semanas atrás, manchetes anunciaram que os Estados Unidos tinham detectado um misterioso satélite “escuro” trafegando acima em órbita. Houve uma especulação de que ele poderia ser um satélite de vigilância lançado pelos russos, e isso trouxe alguma ansiedade devido ao fato de que os EUA não sabiam o que estava acontecendo por sobre suas cabeças. Mas, na semana passada, o Departamento de Defesa orgulhosamente anunciou que o satélite havia sido identificado. Era um objeto espacial abandonado, os restos do satélite Discoverer da Força Aérea, que tinha saído fora do seu trajeto. O satélite escuro foi o primeiro objeto a demonstrar o eficácia na nova vigilância dos EUA no espaço. E as três semanas que demoraram para identificarem os satélite foi prova de que o sistema ainda necessita uma coordenação completa e que alguns problemas ainda devem ser solucionados…”

        • JhowCEC

          14 de janeiro de 2019 em 9:35

          E você acha mesmo que o governo vai dizer a verdade? kkkkkkkkkkkkkkkk

  6. WellingtonSousa

    20 de agosto de 2014 em 21:23

    Gosto muito desse site, mas dessa vez vocês pisaram feito na bola. Nada a ver a foto do objeto que tem um formato bem definido, simétrico e escuro com esse vídeo recente da manta. As conclusões foram escritas muito precipitadamente.

    • Marcos

      1 de novembro de 2016 em 15:39

      Concordo plenamente contigo! Não explicaram nada sobre a suposta manta…

      • Gilmar Lopes

        1 de novembro de 2016 em 16:35

        E sobre o Cavaleiro Negro, o que explicaram?

        • Neto

          28 de abril de 2017 em 13:53

          O mesmo que você, nada. Começo achar que o e-farsa também não passa de uma farsa.

          • Eu™

            28 de abril de 2017 em 16:15

            Ainda bem que você só ACHA. Provar, que é bom, como sempre, NADA.

          • Lucho

            29 de abril de 2017 em 9:14

            O que você acha ou deixa de achar é irrelevante, ufeiro favelado de facebosta.

  7. Anonimo

    21 de agosto de 2014 em 17:59

  8. José Carlos de Almeida Machado

    2 de setembro de 2014 em 22:49

    Poxa, muito legal!!!!
    Obrigado por atender minha sugestão, tirou um fantasma dos meus sonhos XD.
    Mais uma história desbancada, agora é procurar até encontrarmos a verdade 😉
    Novamente, obrigado, virei mais fã ainda.

  9. zappa

    1 de dezembro de 2014 em 23:15

    explicação absurda:….Alguém achou umas fotos de uma enorme estrutura metálica, em órbita da Terra, e criou uma ótima história a respeito.
    ñ acredito q eu li isso…e é mto provável q varias missões da nasa p estação espacial ja se encarregaram de estudar o objeto, destrui-lo ou captura-lo. note-se q qdo algo estranho é avistado no céu em qq parte do planeta rapidamente alguém se encarrega de ridicularizar o avistamento
    . ñ sei o q é , mas algo estranho esta ou estava por la, tanto este objeto foi visto p varios astronomos amadores desmentindo este site. vou ver se acho um video q mostra um astronauta falando sobre este caso lembro de ter visto algo ha um tempo

  10. Fabiano

    11 de janeiro de 2015 em 12:44

    A verdade é que existiu sim o black knight, não é lê nda visto que foram recebidos sinais dele desde muito tempo atrás e até decodificados como sendo de uma civilização alienígina, só que nas décadas de 50 e 60 como o lançamento dos primeiros satélites e a descoberta de que ele estava em órbita da terra, ele foi capturado pelos Estados Unidos e até hoje é mantido em segredo.

  11. Carlos

    15 de janeiro de 2015 em 0:06

    Estranho!!! Peguei uma foto do site da NASA de 1966 e aparece o objeto em orbita, não batendo com a informação aqui deste site. E ai, qual é a explicação agora!!!! Confiram no link e ampliem bem a foto oficial da NASA,

    http://tothemoon.ser.asu.edu/data_g/G12/Hasselblad-SuperWideAngle/full/S66-63450_G12-S_f.png

    • Gilmar Lopes

      15 de janeiro de 2015 em 7:18

      O que essa foto prova? Não entendi!

      • Carlos

        15 de janeiro de 2015 em 23:35

        Prova que em 1966 ele ja existia contrariando o que diz aqui no site!

        • Gilmar Lopes

          16 de janeiro de 2015 em 7:27

          Não deu pra ver o Black Knight nessa foto que você postou! Ou vi errado?

          • Jesiel

            13 de abril de 2016 em 6:51

            No centro da foto na parte azul existe uma sinueta de um UFO. O que é não dá para saber. É um UFO, está muito longe para saber, mas seu formato é curioso.

          • Sedgewick Sexton

            2 de maio de 2016 em 10:27

            Como assim não viu? Pô Gilmar, da pra ver claramente ao fundo. Isso é uma prova irrefutável. São dois ursinhos carinhosos sobrevoando a órbita da terra.
            Hahahahahahaha.
            Esses caras são uma piada. Aquilo pode ser qualquer coisa, desde satélites até reflexo na câmera.

          • Eu™

            18 de maio de 2016 em 13:04

            E o que seria uma “sinueta”?

    • Ceve

      27 de novembro de 2016 em 21:27

      Essa foto é inconclusiva, tenho que admitir. Mas queria que o Gilmar explicasse esse vídeo: https://m.youtube.com/watch?v=LCUTtgj8ZnM

      Só falta ele dizer que se trata do jogo space invader.

  12. Fernando

    25 de abril de 2015 em 3:46

    Não quero dizer nada mas, as fotos do satélite parecem bem diferentes dessa manta aí, Pra começo de conversa ele não brilha e mantém sempre a mesma forma. Tem uma imagem de um ônibus espacial passando sobre ele, e ele tá lá, parado, rígido, como qualquer outro satélite. Se não vão lá investigar é pq tem medo que alguma aconteça e prejudique o status quo, que lhes é favorável (não mexe com quem tá queito). Por isso tentam desmoralizar a coisa, e fazer com que outras pessoas percam o interesse.

  13. simone silva

    25 de abril de 2015 em 7:50

    era assustador se os aliens pusessem aquilo ali para ver como evoluiamos ao longo dos anos

    • Jonas

      23 de fevereiro de 2016 em 9:50

      Fato!

  14. carlos

    29 de abril de 2015 em 14:17

    http://thoth3126.com.br/black-knight-um-satelite-extraterrestre/
    jornal de 1960, será que já seria mentira??????????

  15. Alex

    8 de junho de 2015 em 10:29

    Não é a manta!!!!

  16. Henry

    5 de julho de 2015 em 12:46

    Cara, esse video que voce postou não prova coisa nenhuma e não há nenhuma relação com o tal satélite. Será só essa farsa que voces erraram ou tentam manipular a opinião publica de propósito?

  17. Fernanda

    5 de julho de 2015 em 18:39

    Gostaria muito de ver a resposta do escritor à pergunta do carlos, de 29 de abril.

  18. douglas alex pires

    11 de agosto de 2015 em 1:58

    Gilmar eu desafio voce a fazer o contrario perante as conversas sobre as mensagens postada!

    dessa vez, desafio voce a investigar as fotos da suposta visita a lua pelo primeira vez dos estados unidos da america. dessa vez voce com certeza vai explicar que as fotos estao cheia de irregularidade!

  19. Jorge

    16 de agosto de 2015 em 22:18

    Eu até validaria a matéria se fosse bem feita (contendo referências às citações, os depoimentos originais, uma investigação mais detalhada), mas do que eu vi, trabalha na msm linha de raciocínio do mistério “Black Knight”. Com comentários imprecisos (eu falei com o autor, mas não tenho prova disso), e muitas suposições.

  20. Anonimo

    6 de outubro de 2015 em 5:00

    Os comentários desse Gilmar me parece meio grosseiro, até meio ignorante e alem de tudo sempre que é questionado de forma mais contundente o mesmo não da resposta.Ainda se julga dono da verdade tendo a petulância de afirmar com convicta certeza se algo é real ou não.Esse tal Gilmar é tao bom que ele acaba com discussões de décadas em 4 parágrafos (piada).Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa (Sócrates).

    • Gilmar Lopes

      6 de outubro de 2015 em 9:35

      Bacana mesmo é você comentar no site como anônimo, né? 🙂

  21. Daniel

    22 de novembro de 2015 em 6:08

    na moral… Se aquela manta do vídeo for o mesmo objeto das fotos eu mudo de nome! Aí me vem o autor do texto se justificar falando que a NASA não falou nada… Como se a NASA fosse uma agência super aberta e confiável… E pior, me vem um sujeito ali em cima falar de Física para provar que não existem Extraterrestres… Falando de uma física nenem que não se conhece nem um milésimo, vindo de um planeta cujo os habitantes ridículos e limitados nunca passaram da Lua, e ainda buscam formas de vida que precisem de água… E mais, num universo cujo especula-se ser infinito, com número infinitos de plantas, e com a teoria dos Wormholes, o cara que nem sabe o nome de 5 artérias do próprio corpo, não sabe nem como funciona o seu subconsciente, quer me dar provas da não existência de algo muito complexo, e que nem é a área dele… Tem que ter muita paciência com esses eruditos facebookianos! Hahahahaha
    Aí @Johnnata Pinheiro, prêmio nobel de Twitter pra ti, viu meu caro?!

    • Elveter

      24 de novembro de 2015 em 9:05

      Melhor comentário…parabéns!

    • Elveter

      24 de novembro de 2015 em 9:05

      Melhor comentário…parabéns!

    • Pedro Gaspar

      21 de abril de 2020 em 19:20

      A partir do momento que eles disseram que explosão solar não era conhecida… tá de sacanagem… Eles ignoraram todo o estudo dos Maias e Astecas… fora que a matéria tendenciosa faz o favor de reinventar o comentário de Tesla que foi bem específico quando estudou o fenômeno: Os sinais tinham intervalos bem definidos dentro de padrões: Pode não ser do tal Cavaleiro solitário, mas o que o Tesla ouviu, em outras palavras, foi uma forma clara de comunicação: Intervalos de frequências definidos dentro de um padrão regular… A Própria NASA nunca desmentiu isso, mas o Zé Comenterô di Brógui conseguiu refutar todos os estudiosos em astronomia, astrologia, física, ciência, matemática e ufologia(estando certos ou equivocados) com o ‘Bróginho’ dele… é muito prepotente mesmo!

  22. elveter

    24 de novembro de 2015 em 9:03

    Jamais..se a nasa e pessoas da nasa ja comentaram a respeito deste objeto..o que um sitezinho de bo***sta igual a esse para desmentir…coitados….

    • Gilmar Lopes

      24 de novembro de 2015 em 9:09

      O engraçado é que esses supostos depoimentos nunca aparecem, né?
      Mande pra nós o material que comprove a veracidade do fato, mostrando que esse manto é um satélite de 13.000 anos que teremos o maior prazer em publicar aqui nesse sitezinho!
      Mas tem que ser um material oficial. Não venha com cópias de texto de blogs conspiracionistas, por favor!

  23. Jefferson

    20 de janeiro de 2016 em 13:26

    O vídeo da “manta” é igualzinho ao Black Knight…. Consulte os Jornais da época. A transmissão do Tesla foi acompanhada por todos a mídia da época. O Black Knight foi fotografado nos anos 50. Quem usaria uma “manta isotérmica” nos anos 50? E-farsa, isto é feio… Mas o mundo está se dividindo…

  24. Anderson

    21 de janeiro de 2016 em 14:55

    O que o SENSO COMUM chama de Black Knight é o somatório de três coisas DISTINTAS:

    1- As mensagens identificadas até a década de 1960;
    2- A interpretação de Duncan Lunan (ficção científica);
    3- E as fotos da missão STS-88 que perdeu uma manta isotérmica no espaço.

    O site E-farsas cumpriu seu papel ao desmitificar o “Black Knight do senso comum”, porém o próprio site caiu no senso comum ao tratar as três coisas como uma só, e lançar um conclusão generalista englobando precipitadamente os três fatos.

    • Gilmar Lopes

      21 de janeiro de 2016 em 15:22

      E agora? Como resolver isso?
      A única “prova” da existência do tal Black Knight é uma foto (que já mostramos ser uma manta). Como quem afirma tem que provar, estamos no aguardo de mais provas da existência do tal satélite.

      • Anderson

        21 de janeiro de 2016 em 21:21

        Gilmar, acredito que podemos resolver da seguinte forma:
        Duncan e a manta dispensam comentários. Podemos até esquecer o termo “Black Knight” pra facilitar o entendimento.
        Entretanto uma conclusão diferenciada poderia ser dada aos sinais artificiais recebidos, já que estes foram notados por:
        Nicola Tesla (1889)
        Pelo físico Guilhermino Marconi (1921) e
        Pelo astrônomo Lincoln La Paz em (1957)

        Os três casos antes do lançamento do primeiro satélite enviado ao espaço pelo homem, o Sputnik 1957, ou seja, antes de qualquer sinal de “beep” no espaço.
        A afirmação dos três não prova a existência de tais sinais, mais merece credibilidade, pois levou o departamento de defesa norte americano a investigar o caso. Mesmo o resultando dessa investigação nunca ter sido divulgada, não há como confirmar que esses sinais não tenham existido.
        Por isso a necessidade de tratá-lo como um tema diferenciado do Black Knight.
        Afirmar a não existência de tais sinais seria precipitado já que nem eu, nem você ou qualquer pessoa que esteja lendo essa matéria, possui mecanismos científicos para desmentir os três cientistas. Só se viajássemos no tempo. Uma investigação histórica sobre cada uma das três afirmações teria que ser feita, sem contar também uma análise dos equipamentos utilizados na época.
        No caso, seria mais cabível cientificamente uma posição agnóstica em relação a existência dos sinais artificiais do que sua total negação. Se adotarmos a ideia da total negação, deixaria de ser ciência e passaria a ser dogma.

        • Anderson

          21 de janeiro de 2016 em 21:29

          Errata:

          A afirmação dos três não prova a existência de tais sinais, MAS merece credibilidade, pois levou o departamento de defesa norte americano a investigar o caso. Mesmo o resultando dessa investigação nunca ter sido divulgada, não há como confirmar que esses sinais não tenham existido.

  25. Sergio

    17 de fevereiro de 2016 em 8:00

    Por que este site é tão esquerdista?

    • Eu™

      1 de março de 2016 em 10:57

      Porque os comentaristas são tão burros?

  26. Bruno Mota

    20 de fevereiro de 2016 em 17:49

    Não sei não , há relatos dele antes mesmo da nossa tecnologia ser desenvolvida o suficiente pra poder criar algo do tipo . Isso não poderia vir da imaginação do ser humano .
    Outra coisa estranha em todas as supostas fotos do Knight , ele está na mesma posição com o ” bico ” virado para terra como se estivesse apontado para a terra , até mesmo no vídeo que ele aparece perto do Columbia ( ônibus espacial) ou seja , não poderia ser uma manta ou qualquer objeto solto no espaço , pois não seria possível que ele estivesse na mesma posição em fotos e relatos diferentes em anos diferentes ( como muitos já citaram , houve varias matérias desde antigamente envolvendo o Black Knight )
    E um ultimo ponto e mais importante para mim : Nós agora temos tecnologia suficiente para ou desvendar ou por fim a tal ” lenda ” e por que não fizemos isso até agora ? Os cientistas vasculham todo o espaço atrás de coisas novas a cada dia como ; planetas , extraterrestres , galaxias etc … porque até agora não fizeram a tal missão pra estudar o Black Knight ? e quanto tempo já se passou desde sua primeira publicação oficial ?

    Na minha opinião ( não quero manipular ninguém , acreditem no que quiser ) mas , eles já devem saber do que se trata o Black Knight e ou eles estão estudando e não vão revelar nada ou já sabem e não vão mexer nele porque pode haver algum risco … ( precaução )

    • Eu™

      1 de março de 2016 em 10:59

      O gozado é que existem milhões de astrônomos amadores com equipamentos que conseguem enxergar planetas situados a milhões de km daqui, com definição fantástica, mas NENHUM DELES JAMAIS OBSERVOU o tal “Cavaleiro Negro”….

      Todos estão no “bolso da NASA”?

      KKKK

      Faz-me rir, jovem mancebo.

      • Bruno Mota

        15 de março de 2016 em 18:53

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk você espera ver um tal satélite denominado ( preto ) com uma lunetinha de avistar estrelas em um universo onde e praticamente tudo ocupado por uma especie de matéria ESCURA da qual não sabemos nada ? … voce só poderia ver ele se ele passar na frente de algum Planeta ou estrela amigo …

        Outra coisa não estou aqui para desmascarar o site , muito menos provar quem esta certo , tenho interesse em descobrir coisas sobre o knight …

        Agooora vou percorrer outros sites mais sérios e com conteúdos mais sérios e concretos porque as teorias de voces são para cegos , estamos todos no mesmo patamar , nem eu , nem vocês do site , nem um leitor por aqui poderá provar a existência ou a tal farsa do black knight , sabe porque ?
        Porque nem eu , nem você , nem ninguém aqui tem tecnologia o suficiente para isso , sera sempre uma incógnita …

        Uma ultima coisa , vocês deveria trabalhar mais com a palavra ” teoria ” para não queimar o filme da pagina de vocês já que algumas coisas como esse mistério vocês não podem desvendar e sim estamos todos no bolso da NASA como você sitou , afinal de contas quase tudo que sabemos até hoje sobre o espaço veio de la , eles contam verdades e mentiras e só podemos duvidar e acreditar em algumas coisas já que não possuímos nem um pouco da tecnologia deles para ” desmascara-los” …

        Agora cá entre nós não quero perder meu tempo aqui na pagina de vocês discutindo como crianças que dão birra , mas quando encontrarem provas realmente concretas como eu procuro sobre o tal knight , postem aqui e terei maior prazer em apoiar a Pagina . Ou a MANTA de vocês ainda continua la paradinha na mesma posição ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Gilmar Lopes

          16 de março de 2016 em 8:27

          Pelo que você está afirmando, o tal satélite não pode ser visto porque não temos tecnologia avançada para que possamos detecta-lo, né?

          Isso me lembra muito o dragão da garagem de Carl Sagan!

          • Paulo Ricardo Crespo Leitão Canedo

            14 de julho de 2016 em 14:44

            Então como e que formam detetados sinais do satélite em orbita polar.

          • Eu™

            17 de julho de 2016 em 10:49

            “Então como e que formam detetados sinais do satélite em orbita polar.”

            É mesmo? Cadê a fonte desta afirmação?

        • Eu™

          17 de julho de 2016 em 10:47

          >kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk você espera ver um tal satélite denominado ( preto ) com uma lunetinha de avistar estrelas em um universo onde e praticamente tudo ocupado por uma especie de matéria ESCURA da qual não sabemos nada ? … voce só poderia ver ele se ele passar na frente de algum Planeta ou estrela amigo …

          Algum dia você já usou um telescópio ou binóculo na sua vida? Você sabe o que é a “Matéria Escura”? Já adianto que sem sombra de dúvidas a resposta para ambas as perguntas é um sonoro NÃO!

          >Outra coisa não estou aqui para desmascarar o site , muito menos provar quem esta certo , tenho interesse em descobrir coisas sobre o knight …

          Então pra que você está aqui? Ou pior, pra que você perdeu tempo comentando?

          >Agooora vou percorrer outros sites mais sérios e com conteúdos mais sérios e concretos porque as teorias de voces são para cegos , estamos todos no mesmo patamar , nem eu , nem vocês do site , nem um leitor por aqui poderá provar a existência ou a tal farsa do black knight , sabe porque ?
          Porque nem eu , nem você , nem ninguém aqui tem tecnologia o suficiente para isso , sera sempre uma incógnita …

          Assim como deus, tem tanta gente que acredita nele por aí, não significa que ele exista.

          >Uma ultima coisa , vocês deveria trabalhar mais com a palavra ” teoria ” para não queimar o filme da pagina de vocês já que algumas coisas como esse mistério vocês não podem desvendar e sim estamos todos no bolso da NASA como você sitou , afinal de contas quase tudo que sabemos até hoje sobre o espaço veio de la , eles contam verdades e mentiras e só podemos duvidar e acreditar em algumas coisas já que não possuímos nem um pouco da tecnologia deles para ” desmascara-los” …

          Você não sabe o que é uma teoria; a NASA não é a única agência espacial no mundo; você defintivamente é um ignorante.

          >Agora cá entre nós não quero perder meu tempo aqui na pagina de vocês discutindo como crianças que dão birra , mas quando encontrarem provas realmente concretas como eu procuro sobre o tal knight , postem aqui e terei maior prazer em apoiar a Pagina . Ou a MANTA de vocês ainda continua la paradinha na mesma posição ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          Sinceramente ainda não entendi o que você veio fazer aqui. Sério.

      • Bruno Mota

        15 de março de 2016 em 19:01

        Aaaaaah e antes que você diga … ” então poste provas do knight aqui ” , ja vou logo replicar . Também estou a procura delas , porém reconheço que é quase impossível achar algo realmente concreto sobre ele . E vocês também, deveriam fazer o mesmo e procurar algo em que as pessoas pudessem realmente acreditar , ja que a maioria das teorias de vocês são iguais as de muitos sites por ai , sem algo realmente diferenciado e concreto , são apenas conclusões e muitas ” sem pé nem cabeça ” . Obrigado

  27. Satyaraja

    24 de fevereiro de 2016 em 4:53

    Amigo, procurei esse site para ver se a história do Cavaleiro Negro era farsa, mas pelo que li aqui só comprova mais que o Cavaleiro Negro existe, e pelos vídeo postado por você, pode ser qualquer coisa, menos uma manta (pelo amor de Deus né!!!). É querer insultar a inteligência alheia querer dizer que o Cavaleiro Negro é uma manta. Nada a ver o vídeo postado por você com as fotos e vídeos do Cavaleiro Negro. São objetos totalmente diferentes. Até minha vó que não enxerga direito perceberia isso. Pode até ser que exista fantasia em torno desse objeto, como por exemplo dizer que ele tem 13000 anos de idade. Mas afirmar isso, é tão fantasioso quanto querer associar esse objeto à manta.

    • Eu™

      1 de março de 2016 em 10:57

      Prove que o “Cavaleiro Negro” existe, duvido.

  28. Matheus

    1 de março de 2016 em 2:11

    E eu achei que esse era um site sério e não mais uma manobra tapa buracos do sistema para controle de massa

    • Gilmar Lopes

      1 de março de 2016 em 10:28

      Que decepção, né? Desculpaê!

      • Denis Cyberaleph

        11 de maio de 2016 em 13:56

        Apesar de discordar de você no caso desta matéria, é muito bom que exista alguém como você, para fazer as pessoas pensarem, trazer à tona estas matérias, e dar espaço para que quem discorda poder se manifestar.
        Não há necessidade de ofensas, estamos no mesmo barco e devemos nos respeitar mutuamente.

        • Gilmar Lopes

          11 de maio de 2016 em 15:06

          Claro! A ideia do E-farsas é fazer com que as pessoas passem a questionar e a duvidar mais das coisas e, inclusive que duvide também até do E-farsas, buscando mais informações em outras fontes!

          Forte abraço!

    • Eu™

      1 de março de 2016 em 10:53

      E provar alguma dessas “formas de controle de massa”, que é bom, nada, né?

      NUNCA, diga-se de passagem…

  29. Alfredo

    30 de março de 2016 em 2:26

    Pra quem falou ai “prove que ele existe” eu lanço o desafio; prove-me que não existe uma xícara de chá espacial, vinda de Júpiter, lançada por unicórnios violetas, monitorando todos os seus passos e repassando a informações para os iluminatis.

    Agora eu quero ver provar!!!!

  30. Alexandre

    3 de abril de 2016 em 12:51

    Toda a ceticidade cai por terra quando vemos! Já fui um de vocês. Hoje pra mim é um sinal de inteligência acreditar, inteligência terrestre.

    • Eu™

      18 de maio de 2016 em 13:04

      E cadê provas?

  31. Jesiel

    13 de abril de 2016 em 6:35

    Manta isotérmica é sério isso? Você olha para esta imagem e nas outras 4 oficiais publicadas pela NASA e se sente confortável em dizer que é uma manta isotérmica?
    A história que circula na web é fantástica demais porém são coisas separadas. Uma coisa é a história de 13.000 anos, Tesla, decodificação do sinal e blá blá blá…. Outra coisa é pegar a foto de um UFO e dizer que é uma manta isotérmica.
    Desculpe mas está resposta é insatisfatória devido a evidência da foto, diferente de tudo publicado pela NASA.
    Não sabemos o que é, porém sabemos o que não é…. E o objeto em nada se parece com uma manta isotérmica.

  32. kelly Cristina

    29 de junho de 2016 em 10:03

    Como assim “sabemos o que é sim?” Podemos ir até a sua casa averiguar quais são as sua provas??? Pra ter mais certeza que todos aqui vc deve trabalhar na NASA ou eu estou errada???

    • Eu™

      29 de junho de 2016 em 10:15

      Sim, ele trabalha na NASA. Prove que não.

      • Gilmar Lopes

        29 de junho de 2016 em 10:23

        A inversão do ônus da prova vale nesses casos? 🙂

        • Eu™

          29 de junho de 2016 em 10:26

          Captou a pegadinha? 😀

          • Gilmar Lopes

            29 de junho de 2016 em 10:48

            🙂

  33. Marcos Salaibe

    13 de agosto de 2016 em 19:52

    Não tenho motivos para acreditar em ETs… Mas “manta isotérmica” é demais. O objeto do vídeo da NASA nem de longe lembra as imagens do Cavaleiro Negro. Muito menos os vídeos que se tem sobre o objeto. Sugiro um pouco mais de pesquisa e um pouco menos de repetição das desculpas oficias.

    • Cevert

      26 de novembro de 2016 em 1:52

      Esse autor não sabe nada, fez uma pesquisa rápida, sem nenhum embasamento e saiu regurgitando asneiras. Eu não me irrito porque divergem da minha opinião, e sim pelo fato de uma explicação chula sobre algo, como sendo verdadeira.

      • Gilmar Lopes

        26 de novembro de 2016 em 10:06

        Ué! E cadê as provas?

        • Cevert

          27 de novembro de 2016 em 21:14

          Tem jornais da época falando já sobre o assunto. O problema é encontrar os acervos. Tem o jornal solto, mas o legal é saber o acervo. Teria que entrar no equivalente à biblioteca nacional nossa, lá dos EUA. Na nossa http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/

          Por exemplo, o jornal Ocala Star Banner em 11/02/1960 comentava o caso. Vou procurar na biblioteca nacional alguma citação sobre o ocorrido, do Tesla já encontrei na biblioteca em periódicos do início do século 20. Mas foi muito noticiado também no New York Times e Washington Post. É só não ter preguiça e passar seu fim de semana pesquisando. Te garanto que dentre 1 semana encontrarei esses periódicos, sou bom nisso. Até mais ver!

        • Ceve

          27 de novembro de 2016 em 21:21

          Lembrando que os periódicos fazem referencia ao objeto, derrubando sua ideia de que foi noticiado de uns anos para cá, na internet. Além disso, tem a questão da grumam e da órbita polar, tem um link mais acima, onde falo a respeito da órbita polar tendo sido alcançada pela Europa em 2006. Os EUA só conseguiu isso, nos anos 80 com o satélite Spot eu acho. Na época (anos 50 era impossível isso) vide a dificuldade dos europeus em 2006. Se é extraterrestre eu não sei, mas quem colocou aquilo em órbita polar é um gênio para época.

        • Cevert

          27 de novembro de 2016 em 21:33

          Achei o link do ocala, curiosamente um usuário acima postou o site que tinha esse link, acho que nem ele percebeu isso. Não é montagem é acervo, derrubando seu comentário errôneo de que foi surgido na net.

          https://news.google.com/newspapers?nid=hXZnTIgIr50C&dat=19600211&printsec=frontpage&hl=en

  34. Cevert

    26 de novembro de 2016 em 1:45

    O e-farsas se tornou um site de pessoas sem um pingo de conhecimento, que querem ser céticos, simplesmente por querer. Primeiro de tudo o Nikola Tesla era de etnia servia e sua cidade fazia parte do império austríaco (respeita a geopolítica da época). Ele não só conseguiu capitar sinais de “radio” (coloco entre aspas, pois o próprio acreditava ser sinais de extraterrestre) como foi divulgado pela imprensa da época. Inclusive esse fato foi mal visto pela comunidade científica e segundo biógrafos um grande fator para não ganha o Nobel. Ninguém queria um cientista maluco (como era visto na época) recebendo um importante prêmio. Os sinais de rádio que supostamente foram detectado por ele, ocorreram no período em que ficou pronta a Wardenclyffe Tower, já no início do século 20, isso foi notório, até porque a imensa estrutura em Colorado Springs foi financiada pelo banqueiro e magnata J. P. Morgan, que ficou irritado e cortou o financiamento depois de descobrir que a torre tinha o intuito de transmitir eletricidade sem fio. Tudo isso que escrevi até agora não é teoria da conspiração foi amplamente divulgado em jornais da época e relatado por várias pessoas. O caso do satélite em particular não vem de sites, como o prezado autor menciona, é uma discussão desde a década de 30. Inclusive a Grumman Aircraft (empresa de aviação famosa por criar o perfeito Wilde Cat) nos anos 50 criou comissões de estudos para entender como um satélite estava em órbita polar, sendo que na época não tinha-se tecnologia para isso. E o fato de estar em órbita polar revelava a função do satélite mapear. Isso tudo é notório, pois foi amplamente divulgado em jornais, na internet tem alguns. Aí vem um boçal com uma explicação leviana, derrubando todas as teorias e especulações de década, achando que descobriu a pólvora. Pelo amor… esse site é ridículo. Pelo menos na próxima vez faça uma matéria mais plausível. Tudo isso que você falou, não tem nenhum fundo de verdade.

  35. BlackSoul

    2 de dezembro de 2016 em 11:00

    Engraçado é que esse Gilmar e tipo aqueles ateus que n acreditam em Deus mais não sabem explicar o que acontece em centros espíritas. Man tu ignora qualquer opinião contrária à sua, além de dar sua própria interpretação sobre fatos explícitos. Quem é você perto de ufólogos renomados, que mesmo depois de anos estudando, não sabem explicar o Black Knight. Esse papo de manta térmica, lixo espacial kk Vc provavelmente nem pesquisou direito pra saber pq o objeto pesava 18 toneladas, e na época a única coisa no espaço era o Sputnik q pesava 15 kilos.

  36. Eu™

    28 de abril de 2017 em 16:29

    BlackSoul

    >Engraçado é que esse Gilmar e tipo aqueles ateus que n acreditam em Deus mais não sabem explicar o que acontece em centros espíritas.

    Qual a relação entre Deus e centros espíritas?

    >Man tu ignora qualquer opinião contrária à sua, além de dar sua própria interpretação sobre fatos explícitos.

    Ainda bem que você deixou bem claro que é apenas OPINIÃO, e não argumentos embasados evidencialmente. Ufa!

    >Quem é você perto de ufólogos renomados, que mesmo depois de anos estudando, não sabem explicar o Black Knight.

    Ufologia não é ciência, lamento. Eles não explicam nada, nunca.

    >Esse papo de manta térmica, lixo espacial kk Vc provavelmente nem pesquisou direito pra saber pq o objeto pesava 18 toneladas, e na época a única coisa no espaço era o Sputnik q pesava 15 kilos.

    Como sabem que o objeto pesava 18 toneladas?

  37. Raul Oliveira

    31 de julho de 2018 em 23:01

    não sei porque é que nenhuma missão da nasa, ou outra agencia espacial, não se aproximou, de perto, pra ver ou tentar entrar em contacto com o misterioso aparelho!, eu pessoalmente penso que seja por medo, ou já o fizeram e não dizem a ninguém.

  38. Marcelo

    3 de setembro de 2018 em 23:26

    Epsilon Bootis na realidade está a 202 anos luz de nosso sistema solar e não a 13.000 anos luz como foi mencionado. Mais um detalhe, a manta isotérmica a deriva em órbita da Terra é reflexiva e o suposto cavaleiro negro tem um material opaco. Será mês mesmo uma farsa? Sugiro uma pesquisa mais aprofundada. Não acredito em artefato alienígena, mas que é estranho é.

  39. J. Andrade

    5 de outubro de 2018 em 3:02

    Tem gente que diz que o Black Knight pertence ao tio san por isso nunca foi revelado oficialmente, assim como o tr3b!
    Outro detalhe é que se for alienígena e for uma tecnologia avançada ele poderia facilmente se camuflar para não ser detectado a não ser que quisesse ser, então pensem nessas duas questões!

  40. Vinícius Cabral

    6 de março de 2019 em 2:07

    Definitivamente esse blog perdeu sua credibilidade! Só fez formular perguntas e criticar e menosprezar o assunto. Não provou nada além de que faz parte da mídia que prefere negar e ridicularizar o assunto. Basta uma pesquisa mais profunda, em sites sérios e fidedignos, verá que o assunto é muito mais antigo e mais profundo; quanto a Tesla, vá se informar sobre a biografia dele. Há SIM vários registros escritos dos sinais recebidos por Tesla.

    • Gilmar Lopes

      6 de março de 2019 em 8:03

      Quem faz as afirmações é quem tem que provar. Eu não consigo provar que algo não existe e a única prova que se tem é essa peça metálica (que é, na verdade) uma manta térmica da NASA.
      Já que você tem provas irrefutáveis sobre o assunto, manda pra gente que faço questão de fazer até um artigo novo reconhecendo que o satélite existe mesmo. Estou no aguardo. Obrigado!

      • Wellington

        24 de março de 2019 em 21:32

        Engraçado é que vcs negam e postam um vídeo de uma manta dizendo que é o mesmo objeto das fotos e quando a gente discorda dizem pra gente provar o contrário.kkkk Primeira e última vez que visito essa piada de blog.

  41. ISAIAS

    5 de abril de 2019 em 10:55

    sabemos que existem a informação e a contra-informação.pois bem, e-farsas se encaixa na contra-informação.
    não pesquisam nada e fazem o papel da contra informação.
    intencional ou falta de intelectuais no site…

    • Gilmar Lopes

      5 de abril de 2019 em 10:59

      Você tem provas a respeito desse assunto pra contribuir com a informação?

      • Cevert

        30 de janeiro de 2020 em 1:40

        O que acho engraçado nesse Gilmar, é que até hoje ele não refutou a matéria que coloquei aqui em 2016:

        Cevert

        27 de novembro de 2016 em 21:33

        “Achei o link do Ocala, curiosamente um usuário acima postou o site que tinha esse link, acho que nem ele percebeu isso. Não é montagem é acervo, derrubando seu comentário errôneo de que foi surgido na net.

        https://news.google.com/newspapers?nid=hXZnTIgIr50C&dat=19600211&printsec=frontpage&hl=en

        Você fala que foi um boato surgido na internet, mas como tinha internet em 1960? Eu nem questiono se essa merda é alienígena, se estava em órbita polar, porque segundo um usuário o Discovery já se encontrava em órbita polar desde 1959, e a matéria menciona o Discovery. Porém, o que é estranho foi um jornal em 1960 noticiar um satélite como esse nome ‘dark satellite’ que nada parecia com o Discovery. E o mais absurdo, foi o autor nem se dar ao trabalho de corrigir a informação de que foi um boato de internet. Lamentável termos jornalistas assim!

        Conclusão do Gilmar:

        O satélite Black Knight não existe! Trata-se de uma lenda que apareceu há MAIS DE UMA DÉCADA NA WEB e mistura uma série de fatos com histórias falsas. Mais uma vez, nada de extraterreno aqui… Que pena!

        sendo que quem me levou a esse link direto foi o Carlos nesse comentário de 2015:

        Carlos

        29 de abril de 2015 em 14:17

        http://thoth3126.com.br/black-knight-um-satelite-extraterrestre/
        jornal de 1960, será que já seria mentira??????????

        Dentro do site tinha um link direto para o Jornal Ocala Star…

        Isso é má fé e falta de caráter, na minha visão, mesmo que as outras coisas sejam dubitáveis, o seu argumento de que surgiu na web o tal boato é mentiroso, porque esse jornal é oficial, não é montagem de site, é um jornal de acervo, cara. Mas cada um fica com sua consciência…

  42. Abel Jorge Tristão machado

    16 de agosto de 2019 em 16:51

    O dono disso aqui é muito idiota. O Instituto Smithsonian, a National Geografic, o Histoty channel, estão envolvidos na pesquisa e atenção ao Black Satelite. Um outro idiota perguntou aqui porque que a NASA não foi lá buscar. Simples: não há nenhum foguete contruído na terra que aguente levar ou trazer uma carga de 12 toneladas. Tem pouco mais de 13.000 anos sim. Sugestão: tire este site do ar. Não contribui em nada negar negar negar negar negar negar negar negar à toa. Leiam o que escrevem as pessoas de bem e dispostas a publicar apenas a verdade científica

  43. Carlos

    29 de janeiro de 2020 em 9:57

    Bom, eu acredito sim que isso é um satélite alienígena e o governo tem que esconder a verdade dai precisa produzir matérias na internet para dizer que é uma farsa.

  44. Adressa

    2 de abril de 2020 em 22:23

    Em pleno 2020 estava eu navegando na internet e comecei a ver coisas sobre satélites e afins, resultado? vim parar aqui o e-farsas kk
    Aqui tem imagens e uma explicação mais completa sobre a manta térmica!!
    http://c2pu.blogspot.com/2019/10/o-satelite-black-knight-uma-mistura-de.html

  45. Juarez

    28 de abril de 2020 em 21:38

    No video ao 1:19/20, nesses 2 segundos dá para ver a imagem do tal satélite como mostra nas fotos. As fotos são fixas então só aparecem de uma maneira enquanto que na filmagem está em movimento. O cavaleiro não passa de sujeira espacial.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo