15.2 C
São Paulo
quinta-feira, maio 13, 2021

O Pentágono reconheceu que vídeo de pirâmide luminosa é mesmo de um disco voador?

- Publicidade -

É verdade que o Pentágono atestou que vídeos vazados da marinha norte-americana mostrando pirâmide luminosa no céu são mesmo de discos voadores?

As imagens foram gravadas em 2019, mas só foram publicadas na segunda semana de abril de 2020 pelo cineasta Jeremy Corbell e mostram pontos luminosos em forma de pirâmide nos céus de algum lugar na costa dos Estados Unidos.

Logo depois da publicação feita no perfil do Instagram de Corbell, surgiram postagens nas redes sociais afirmando que o Pentágono teria confirmado que o vídeo é real e que se trata de um verdadeiro caso de avistamento de discos voadores.

Será que isso é verdade? Será que finalmente os Estados Unidos admitiram que estamos sendo visitados por seres de outros planetas?

O Pentágono confirmou que as imagens vazadas são de OVNIs? (foto: Reprodução/Instagram)

Verdade ou mentira?

As imagens são reais, mas não há nenhuma chance disso ser prova de visitantes extraterrestres! 🙁

As fotos e os vídeos foram feitos em 2019 pela Marinha dos Estados Unidos e ficaram conhecidos somente em abril de 2021, quando o documentarista Jeremy Corbell e o repórter George Knapp (famoso por cobrir histórias envolvendo OVNIs há décadas) os espalharam nas redes sociais. 

Foram publicados um vídeo filmado com câmeras de visão noturna no mar e fotos de smartphones capturadas na cabine de um caça e isso gerou grande curiosidade entre os ufólogos.

Apenas no canal de Corbell no YouTube, o vídeo já foi visto mais de um milhão de vezes:

O que realmente disse o Pentágono?

- Publicidade -

De acordo com uma nota divulgada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, as imagens são reais e foram capturados pelo pessoal da Marinha dos Estados Unidos, mas não há nenhuma menção por parte do Pentágono (ou de qualquer órgão oficial) de que os pontos luminosos sejam de origem extraterrestre:

“Posso confirmar que as fotos e vídeos mencionados foram feitos pelo pessoal da Marinha […] A UAP (Força-Tarefa) incluiu esses incidentes em seus exames em andamento […] Como dissemos antes, para manter a segurança das operações e evitar revelar informações que possam ser úteis a potenciais adversários, o DOD não discute publicamente os detalhes das observações ou exames de ataques relatados em nossos campos de treinamento ou espaço aéreo. Designados, incluindo aqueles incursões inicialmente designadas como UAP”, disse a porta-voz do Pentágono Susan Gough na nota

Qual a explicação?

A explicação para os pontos luminosos em forma de pirâmide é tão simples que muita gente prefere duvidar (afinal, imaginar que seres de outros planetas vem à Terra apenas para aparecer em um vídeo de baixa qualidade e à noite é bem atraente e conveniente), mas trata-se somente, e tão somente, de um recurso fotográfico chamado Efeito Bokeh, onde o objeto em segundo plano (ou o fundo) fica desfocado. 

Ao fotografar luzes desfocadas no segundo plano, elas aparecem com a forma geométrica que combina com a forma do diafragma da câmera. Essas formas podem ser arredondadas, quadradas, piramidais ou qualquer outra.

Esse efeito pode ser feito trocando-se o tipo de obturador da câmera, como podemos ver nesse vídeo bacana do Manual do Mundo, que ensina a criar um desfoque em forma de coração: 

Repare no efeito Bokeh desse vídeo:

Ainda não está convencido?

O pesquisador Mick West, fundador do excelente fórum Metabunk, fez uma pesquisa meticulosa juntamente com os membros do fórum a respeito dessas imagens e concluiu que:

  1. o vídeo foi feito com câmeras com o diafragma triangular
  2. o vídeo capturou as luzes de aviões que faziam a rota Los Angeles-Havaí
  3. a segunda luz que aparece fixa no céu é provavelmente o planeta Júpiter

O vídeo com um resumão de tudo está em inglês, mas acreditamos que dê pra entender:

Conclusão

O Pentágono disse que as imagens vazadas da Marinha dos EUA são reais, mas não confirmou que as imagens são de discos voadores. O órgão sequer classificou o caso como OVNIs!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

  1. Como?? Luzes de avião entrando como arquivos do pentágono que até então eram confidenciais?? Essa balela de Luzes de avião é uma opinião particular do tal pesquisador aí e sua turminha! O pentágono so não afirmou ser origem extraterrestre, porém jamais disseram ser avião.

    Vai falar que o primeiro vídeo divulgado pelo pentágono com várias Luzes com velocidades e manobras que uma aeronave convencional é incapaz de fazer, eram aviões tbm?? Kkkkkkkk
    Vão ter que se esforçar mais viu??

    • Como??

      Qual parte não entendeu?

      Luzes de avião

      Sim.

      entrando como arquivos do pentágono que até então eram confidenciais??

      Mentira. Esses vídeos não eram confidenciais.

      Essa balela de Luzes de avião é uma opinião particular do tal pesquisador aí e sua turminha!

      E ainda assim você não foi capaz de refutar os argumentos apresentados pelo “tal pesquisador aí e sua turminha!”

      O pentágono so não afirmou ser origem extraterrestre,

      BINGO!

      porém jamais disseram ser avião.

      Eles não disseram nada. Só disseram que os vídeos são genuínos – o que quer dizer que não são montagem -, e são genuínos. Só não são de ETs.

      Vai falar que o primeiro vídeo divulgado pelo pentágono com várias Luzes com velocidades e manobras que uma aeronave convencional é incapaz de fazer, eram aviões tbm??

      Irrelevante para a discussão. O boato coberto nessa página trata-se do vídeo divulgado pela Marinha em 2019. Qualquer vídeo não apresentado nesta matéria não é relevante.

      Vão ter que se esforçar mais viu??

      E você que veio aqui, comentou uma pilha fumegante de asneira, não foi capaz de refutar NENHUM argumento, e ainda saiu cantando vitória? Típica portadora da síndrome do pombo enxadrista. KKKKKKK

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui