Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O plugue EcoFuel economiza em até 30% de combustível?

Crimes

O plugue EcoFuel economiza em até 30% de combustível?

O plugue EcoFuel economiza em até 30% de combustível?

Loja virtual vende no Facebook equipamento milagroso que promete economizar até 30% de combustível! Será que esse plugue existe mesmo?

No dia 03 de novembro de 2018, recebemos na nossa página do Facebook uma propaganda de um plugue eletrônico que promete reduzir o consumo de combustível em 30%. De acordo com o vídeo, o engenheiro automotivo paulista Aleixo Monteiro teria descoberto, meio que por acaso, que as fábricas de automóveis estariam colocando certos bloqueios nos motores de seus carros para que eles consumam mais combustível!

Depois de várias análises computadorizadas, Aleixo teria inventado um pequeno equipamento que, ao ser plugado no painel do carro, ajuda a economizar 30% de gasolina ou diesel.

Será que esse equipamento que custa 3 vezes de R$ 74 funciona mesmo? As empresas petrolíferas estão mesmo preocupadas com esse produto?

https://www.facebook.com/462747747503015/videos/p.480645292434070/480645292434070/?type=2&theater

Verdade ou farsa?

A primeira coisa que analisamos nesse caso foi o nome do engenheiro citado no vídeo.  Não encontramos nenhum “Aleixo Moreno” no Google e tampouco no YouTube. É curioso que esse brasileiro não apareça em nenhuma pesquisa, visto a grande contribuição que esse inventor teria deixado para a humanidade…

Fizemos uma busca por “Ecofuel” no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e não encontramos nenhuma patente registrada com esse nome e/ou contendo essa palavra-chave. Isso mostra que o produto que estamos procurando não foi inventado por um brasileiro como o vídeo sugere ou que foi patenteado no exterior:

Reprodução/INPI

Uma busca no Google Patents e chegamos a uma patente requerida em 2007, de um equipamento que prometia a economia de 50% de combustível e, diferente do que o vídeo afirma, esse era voltado para a indústria automobilística.

Tudo indica que não se trata do mesmo produto, então fomos buscar pela marca “Ecofuel” no site do INPI e tivemos 4 respostas:

Reprodução/INPI

Dos quatro registros, apenas um está ativo e foi feito em 2016 em nome de Marcelo Gebe Carneiro Leal. Fomos atrás desse nome e descobrimos que essa marca se refere a um produto chamado Ecofuel, mas que também não é o mesmo que estamos procurando.

Nesse documento de novembro de 2014, expedido pelo Ministério Público no Rio Grande do Sul, é explicado que não há evidências de que o produto Ecofuel economize combustível como estava sendo alegado pela empresa Lyncar Importação e Exportação LTDA:

O site da Lyncar está ativo, mas o link para o “produto milagroso” não funciona mais:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Mas estamos procurando outro produto com o mesmo nome e que também promete reduzir o gasto de combustível. Um produto que custa 3 vezes de R$ 74 e que, mesmo tendo sido inventado por um brasileiro, não é registrado no Brasil e nem nos Estados Unidos! Estranho…

Na publicação do vídeo no Facebook (que já teve mais de um milhão de visualizações), a empresa direciona para um site onde pode-se comprar o produto (vamos falar do site daqui a pouco). Uma busca reversa pela foto do produto vendido como Ecofuel e descobrimos que, na verdade, esse “plugue milagroso” se chama Eco OBD2 e pode ser encontrado por menos de 5 dólares em sites de leilão. O produto é similar ao vendido aqui no Brasil exceto pelo nome e pelo fato de prometer “apenas” 15% de economia.

O EcoFuel é, na verdade o Eco ODB2, à venda por menos de 5 dólares! (foto: Reprodução/Ebay)

Testes reais comprovam que isso é um GOLPE

Em outubro de 2011, o blog do Quarkslab (dentre vários outros) resolveu desmontar o equipamento e verificar se ele realmente faz alguma coisa do que promete ou não. Após testar um automóvel com e sem o plugue, a equipe de investigadores descobriu que o Eco OBD2 (uma variação do mesmo produto, chamada “Nitro OBD2”) não faz nada além de piscar luzinhas de led.

Um ano antes, em novembro de 2016, a equipe do site Quatro Rodas resolveu testar o Eco OBD2 em alguns automóveis e descobriu o mesmo que a turma do blog do Quarkslab: Após dirigir quilômetros com e sem o plugue, a Quatro Rodas descobriu que os automóveis gastam o mesmo tanto de combustível.

Ou seja, o negócio é inútil!!!

Protocolo OBD2

O Protocolo OBDII foi uma forma de padronização lançada nos Estados Unidos e Europa em 2002 (e no Brasil, em 2010) em para que oficinas mecânicas independentes pudessem fazer o diagnóstico das condições da injeção eletrônica. O código OBDII não foi projetado para intervir no veículo. Por ser apenas uma saída de dados, não é plausível que alguém tenha conseguido uma maneira de inserir dados em uma conexão desse tipo. Mas vamos prosseguir nossas pesquisas.

Testes no YouTube

Encontramos vários vídeos de testes feitos por motoristas com esse produto e TODOS foram reprovados, como podemos ver nesse exemplo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=HMu4QxN3N1w

O site do golpe

No vídeo patrocinado na página do Facebook (a página TechScan foi criada em julho de 2018 e só tem vídeos repetidos desse produto), a vítima é sugestionada a comprar o produto no site Techscan.co, que – segundo o Who is – está com seu endereço e proprietários protegidos:

Um clique no site Techscan e somos direcionados para outro site, o Ecofuel24.pro. Uma busca por esse domínio e descobrimos que ele também está com os dados de contato protegidos.

Ou seja, você tem coragem de comprar alguma coisa de alguém que você nem sabe o nome e/ou o endereço? Se o produto não chegar ou se chegar e não funcionar (e não vai funcionar, com certeza), com quem reclamar?

Atualização 14/02/2019

Em fevereiro de 2019, o mesmo golpe ganhou a sua versão italiana. Lá, as propagandas do Ecofuel veiculadas nas redes sociais afirmam que “inventor” do dispositivo se chama Davide Bianchi, um suposto estudante da Universidade de Bolonha:

Conclusão

Essa não é a primeira e nem a última empresa que promete um produto milagroso para economia de gasolina. Não caia nesse golpe!

Continue lendo
35 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo