19.2 C
São Paulo
domingo, novembro 27, 2022

O uso de celular causou explosão em posto da gasolina?

- Publicidade -

Vídeo mostra a explosão de um automóvel em um posto de gasolina por causa do uso do aparelho de celular enquanto o carro estava abastecendo! Será verdade?

As imagens capturadas de uma câmera de segurança tem poucos segundos e apareceram nas redes sociais na segunda quinzena de outubro de 2017, deixando muita gente preocupada. No vídeo podemos ver um automóvel que explode enquanto está sendo abastecido!

O texto que acompanha as imagens afirma que o acidente aconteceu porque um dos ocupantes do veículo não teria respeitado o aviso de “Proibido Celular”, afixado nas paredes do posto de gasolina, e o uso do aparelho teria causado a explosão!

Esse acidente foi parar no nosso grupo fechado do Facebook, onde nossos brilhantes membros discutem a veracidade do assunto.

Será que o vídeo é real? Será que a explosão foi causada mesmo por um aparelho de celular?

Veículo teria explodido porque um dos ocupantes estaria usando o celular durante do abastecimento! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Apesar do vídeo ter sido bastante compartilhado em outubro de 2017, ele é de um acidente real ocorrido em abril do mesmo ano, em São Gonçalo (RJ). Nesse site podemos ver o vídeo de outro ângulo!

Uma mulher de 27 anos morreu e três pessoas se feriram com a explosão do cilindro de GNV recém-instalado no veículo, quando o carro com um casal chegou para abastecer. Apenas a mulher estava dentro do carro no momento da explosão que, diferente do que espalharam por aí, não foi causado pelo uso do aparelho de celular durante o abastecimento.

O veículo ficou totalmente destruído depois da explosão do cilindro de GNV! (foto: Reprodução/Facebook)

De acordo com jornais locais, o veículo que explodiu havia recebido o kit GNV menos de um mês antes do acidente e o proprietário da empresa que fez a instalação do equipamento foi chamado para depor na delegacia. Especialistas ouvidos na reportagem afirmaram que o risco desse tipo de acidente é bastante raro e pode ser evitado:

“Para prevenir acidentes desse tipo, a pessoa tem que parar o carro na faixa indicada do posto, desligar o automóvel e as fontes de energia (rádio e farol), desembarcar todos, ir para frente do veículo e se distanciar do carro, pois na traseira é onde normalmente fica instalado o cilindro. Também não se deve fumar e nem usar o celular”, disse o bombeiro, consultor e técnico de segurança e diretor da Fire Service do Brasil Wesley Pinheiro.

Há risco de explosão com o uso do celular?

- Publicidade -

Não há nenhum registro de explosões em postos de gasolina causadas pelo uso de aparelhos de celular! Essa matéria de 2011 explica que isso é uma lenda urbana nascida na década de 1990, com uma mensagem atribuída à empresa petrolífera Shell. Ela nega a autoria da mensagem até hoje, mas isso não impediu que o rumor se espalhasse.

Conclusão

A explosão de um carro flagrada por câmeras de segurança de um posto gasolina aconteceu em abril de 2017 e nada tem a ver com o uso de aparelho de celular durante o abastecimento!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

    • “Os peritos suspeitam que o frentista usou um celular durante a operação de transferência de combustível no posto de gasolina. Confira na reportagem.”

      Suspeitam. SUSPEITAM. Matéria de 2012. Cadê o laudo com a conclusão da investigação?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui