24 C
São Paulo
sexta-feira, janeiro 28, 2022

Objetos alienígenas astecas mantidos em segredo foram revelados?

- Publicidade -

Uma série de fotos mostra objetos antigos da civilização asteca que teriam sido mantidos em segredo e estariam provando a existência de ETs! Será verdade?

A notícia surgiu na web na segunda quinzena de setembro de 2016 e se espalhou através do Facebook, em páginas especializadas em ufologia e afins. De acordo com a reportagem acompanhada de diversas fotos, “famílias de astecas teriam recentemente recolhido artefatos, e foram convidados a reuni-los para observação“.

O que chama a atenção nessas peças é que elas são decoradas com desenhos mostrando o que parecem ser discos voadores e viajantes interplanetários!

Os curiosos artigos estariam escondidos há tempos e finalmente revelados ao mundo pelo governo do México e seriam uma prova definitiva de que seres de outros planetas já nos visitaram em alguma época no passado!

Será que isso é verdade ou farsa?

Artefatos da antiga civilização asteca estariam comprovando a existência de ETs visitando o nosso planeta! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Artefatos da antiga civilização asteca estariam comprovando a existência de ETs visitando o nosso planeta! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

Em primeiro lugar, apesar dessa “notícia bombástica” ter aparecido com força em setembro de 2016, ela surgiu em 2011. Como ela não é datada, pode voltar a circular a qualquer momento que um leitor desavisado pode achar que se trata de algo recente.

O texto não dá muitos detalhes de quando, onde e porque esses artefatos supostamente astecas vieram a público. Também não cita fontes confiáveis que validem o que está sendo apresentado.

Como todo bom boato, esse ganhou várias versões ao longo dos anos. Em 2015, por exemplo, essas mesmas estatuetas teriam sido encontradas em um sítio arqueológico no estado mexicano de Jalisco. O caso foi desmentido rapidamente pelas autoridades locais e pelo INAH (Instituto Nacional de Antropologia e História do México), visto que não há nenhum sítio arqueológico em Jalisco (isso, só pra começar).

- Publicidade -

Na ocasião, a arqueóloga Ana Maria Marin Pelz fez um laudo mostrando que mesmo a olho nu é possível atestar que essas peças não são genuínas, conforme publicado no jornal mexicano Diário Página 24!

Artefatos foram feitos por artesãos locais!
Artefatos foram feitos por artesãos locais! (foto: Reprodução/Facebook)

Em 2013, um documentário atribuído ao diretor Juan Carlos Rulfo já usava essas mesmas peças com desenhos de discos voadores e afirmava que seriam provas da existência de extraterrestres. O curioso é que o diretor mexicano negou ter feito um documentário sobre isso e que usaram o seu nome indevidamente!

Diferente do que é espalhado por aí, não há nenhum pronunciamento do governo mexicano sobre essa “descoberta”. É claro, mais uma invenção para dar mais credibilidade ao tema!

Conclusão

As peças que seriam do povo asteca provando que fomos visitados por seres de outros planetas no passado são falsas! Elas foram criadas por artesãos locais e usados em documentários igualmente falsos!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

  1. Não acredito também. Um material tão raro, único, exótico e não usam luvas? Fotos com flashes? Antigo e tão perfeito? Não acredito nessa história! Pronta para ouvir outra melhor…. Não colou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui