17.5 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 5, 2022

Os Minions foram inspirados em experiências nazistas?

- Publicidade -

É verdade que os Minions do filme Meu Malvado Favorito foram inspirados em experiências feitas com crianças pelos nazistas?

A foto abaixo apareceu na redes sociais no dia 19 de julho de 2015 e mostra várias crianças vestindo roupas fechadas e usando visores semelhantes aos usados personagens amarelos da franquia Meu Malvado Favorito.

O texto que acompanha a imagem afirma que “Minioms” era o nome dado às crianças usadas pelos cientistas nazistas em experimentos com um produto químico chamado cyklon-B, durante da Segunda Guerra Mundial.

Será que isso é verdade?

Minions eram as crianças usadas pelos nazistas em experimentos! Será?
Minions eram as crianças usadas pelos nazistas em experimentos! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Essa foto que muitos associam aos personagens da Illumination Entertainment não tem nada a ver com os Minions e tampouco com o nazismo.

Segundo os criadores dos personagens, os Minions foram inspirados em parte nos personagens Jawas – da franquia Star Wars – e o Oompa Loompas da Fantástica Fábrica de Chocolates (Willy Wonka). Os adoráveis bichinhos amarelos foram criados inicialmente para tornar o personagem Gru mais humano.

Os minions foram inspirados nos personagens de Star Wars e Willie Wonka! (fotos: Divulgação)
Os minions foram inspirados nos personagens de Star Wars e Willy Wonka! (fotos: Divulgação)

A palavra “minion” significa “ajudante”, “auxiliar” ou “favorito” em alemão e não há nenhuma relação com o nazismo como o boato sugere (favor nos corrijam nos comentários se estivermos errados).

Quanto à imagem compartilhada no Facebook, as pessoas mostradas na foto não são crianças e a data em que ela foi tirada é muito anterior ao nazismo alemão (entre 1933 e 1945). Essa era uma roupa de mergulho usada em testes (em adultos) em 1908.

- Publicidade -

Os homens da fotografia foram os primeiros mergulhadores da Royal Navy do Reino Unido e a foto pertence ao Museu Nacional da Marinha no Reino Unido.

Há outras versões dessa mesma fotografia onde é afirmado que esses personagens teriam surgido de um filme real, de 1920. Igualmente, sem o menor fundamento!

(SPOILER) 2 versões para a origem dos Minons

Nos primeiros filmes da franquia “Despicable Me” (Meu Malvado Favorito), o enredo sugeria que os Minions haviam sido criados geneticamente pelo vilão Gru, mas no filme “Minions”, lançado em 2015, foi mostrado que os bichinhos amarelos nasceram e se desenvolveram juntamente com a evolução da Terra e só foram conhecer o Gru tempos depois.

Atualização 27/07/2015

De acordo com o jornal espanhol El País, esse boato parece ter surgido no Chile, inicialmente através de uma publicação feita pelo internauta Luciano González no Facebook.

Sua postagem foi compartilhada mais de 35.000 vezes e, poucas horas depois, Gonzáles explicou que sabia que a notícia se tratava apenas de uma lenda urbana e decidiu compartilhá-la “como um experimento” para demonstrar que as pessoas acreditam em tudo o que leem nas redes sociais.

Infelizmente, a explicação do rapaz teve menos de 20 compartilhadas!

Conclusão

Essa história dos minions terem sido inspirados nas experiências feitas com crianças por cientistas nazistas é farsa! A foto usada como “prova” é de 1908 e não tem nenhuma relação com o boato!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

35 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom, só tenho dois detalhes a acrescentar:

    1. Não sei sobre a origem da palavra ser alemã, mas ela existe em inglês mesmo. “Minions” são simplesmente algo como “ajudantes”, indivíduos que participam em função de suporte, sem assumir o papel principal, por assim dizer. E pelo menos desde a década de 80 (quando eu comecei a acompanhar super heróis e vilões), passou a ser adotado em HQs e cartoons para se referir especificamente aos “ajudantes” do vilão de uma história — como o Mini Me de Austin Powers — em contraste aos “sidekicks”, como são conhecidos os “ajudantes” do herói — como o Robin de Batman, por exemplo. Portanto, o nome cai como uma luva para os amarelinhos, sendo ao mesmo tempo nome próprio e título descritivo.

    2. As roupas mostradas na imagem, chamadas “aparato de Halls e Reeds”, foram o primeiro passo de sucesso entre os escafandros, que eram pesadões e dependiam de uma bomba externa para enviar ar comprimido ao mergulhor, e o que chamamos hoje de “SCUBA” ou “mergulho autônomo”. O aparato não envolvia todo o corpo do mergulhador, permitindo uma maior liberdade de movimentos. Sob a “camisa”, havia um sistema baseado em pequeno cilindro de “oxylithe” (composto sódico que “recicla” o gás carbônico, tornando o o ar expirado novamente respirável), que apesar de raramente, ainda é usado nos dias de hoje nos modernos “rebreathers” (literalmente “re-respiradores”). A cena mostrada é do treinamento de uma turma de marinheiros britânicos para evacuação de emergência de um submarino — naquela época eles tinham mesmo uma certa tendência a afundar…

  2. QUER DIZER QUE NÃO TEM NADA A VER?

    A PRODUTORA SER A Illumination Entertainment , FAZENDO REFERENCIA AOS ILUMINATIS TAMBEM NÃO TEM NADA A VER?

    OS PERSONAGENS TEREM UM OLHO SÓ FAZENDO REFERÊNCIA AO OLHO DE HORUS TAMBÉM NÃO TEM NADA A VER?
    TODOS OS PERSONAGENS TEREM UM G DA MAÇONARIA (REFERENCIA AO GADU) , TAMBÉM NÃO TEM NADA A VER?

    NÃO SEI EM QUE MUNDO VC VIVE MEU AMIGO, MAS ACHO QUE VC É CONIVENTE COM MUITA COISA.
    OU NÃO SABE DE NADA MESMO.

      • A única coisa que tenho certeza é que existe semelhanças que eles querem que a gente ignore. E que Jesus está voltando e muita gente vai se arrepender mas será tarde de mais.

    • Illumination não tem nada a ver com Iluminats, se eu abrir uma empresa aqui no Brasil chamada de Iluminação Brasil (empresa especializada em luminárias) isso quer dizer que eu seria um Illuminat? KKKKKKKKKKKKKK

      Nem todos os personagens tem um olho só, e mesmo que tivesse então todos os personagens de filmes e animações que tiverem apenas um olho representariam o olho de horus? e mesmo que realmente a intenção for de representar o olho de hórus isso também não tem problema, pois o significado deste simbolo é apenas de trazer proteção para quem o usa.

      O G que eles trazem no macacão representa a ligação deles com o Gru. Reparem que no filme dos mínions mostra quando eles começam a usar este tipo de roupa. Eles acham os macacões pendurados em um varal e durante o filme dos minions, antes de conhecerem o Gru, e não aparece a letra G em suas roupas.

      E nós vivemos no planeta terra amigo, então pare de gritar e relaxe, apesar de realmente existirem muitas conspirações rais por ai, não fique paranóico a ponto de achar que tudo realmente é uma conspiração.

    • Robson, nem tudo é conspiração, até hoje espero pelo FEMA e a morte de um terço da população, sei q há coisas escondidas mass nem tudo são os iluminatis, pare com isso.

    • >QUER DIZER QUE NÃO TEM NADA A VER?

      Não

      >A PRODUTORA SER A Illumination Entertainment , FAZENDO REFERENCIA AOS ILUMINATIS TAMBEM NÃO TEM NADA A VER?

      Não

      >OS PERSONAGENS TEREM UM OLHO SÓ FAZENDO REFERÊNCIA AO OLHO DE HORUS TAMBÉM NÃO TEM NADA A VER?

      Não

      >TODOS OS PERSONAGENS TEREM UM G DA MAÇONARIA (REFERENCIA AO GADU) , TAMBÉM NÃO TEM NADA A VER?

      Não

      >NÃO SEI EM QUE MUNDO VC VIVE MEU AMIGO, MAS ACHO QUE VC É CONIVENTE COM MUITA COISA.
      OU NÃO SABE DE NADA MESMO.

      Melhor não saber de nada do que ter problemas psiquiátricos: http://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2014/05/05/teorias-da-conspiracao-atraem-quem-tem-dificuldade-de-lidar-com-incertezas.htm

    • robson meu brother,não adianta falar pro cavalo olhar pra direita ou esquerda sendo que usa cabresto,falar disso pras pessoas alienadas é a mesma coisa que falar pra uma porta,é perda de tempo,a maioria das pessoas acredita apenas o que passa na globo e na tv aberta,não pensam realmente como tem q pensar,infelizmente meu amigo o planeta é atrsado pq a maioria das pessoas enxergam apenas o que é conveniente,isso aí amigo

    • E aquela pilha enorme de louça suja que você não lavou para escrever esse comentário com o caps lock ligado, não tem nada a ver, meu caro incluído digital?

      Era tão bom quando só quem tinha dinheiro usava Internet.

  3. Aff quanta conspiração pra um filme só.. Gente para com essa paranoia, que falta do que fazer.. Illumination não quer dizer Iluminat, G nao é de Gadu é de Gru o personagem do filme.. Tem varios minions com dois olhos.. E gente vamos combinar, pesquise antes de falar besteira, pesquise sobre a maçonaria, não é um culto obscuro maligno que quer abduzir toda a populaçao (o nome disso é igreja evangélica), maçons tem mais o que fazer da vida. Iluminat e a nova ordem mundial também não são monstros.
    Quanta gente a toa no mundo deus me livre!

    Ah siim, E-Farsas, parabéns pela materia!! Otimo conteudo, muito interessante!!

  4. so espero que a Illumination Entertainment quando fazer uma nova continuacao de meus malvados favoritos ou minions, resolva os erros que ela esta cometendo, veja bem, no primeiro filme os Minions haviam sido criados geneticamente pelo vilão Gru, ja no filme dos minions, eles ja estavam na terra, na boa, qual das duas alternativas vai estar certa, ou sera que n proximo filme, vai dizer que foram criados de outro jeito, vai encher de dor de cabeca ate a gente saber como eles apareceram na terra.

    • Pessoal,
      Não dá para perder muito sono se os minions já estavam na terra, ou foram criados por alguém, ou surgiram dos excrementos de um brontosauro: se não tinham percebido, os minions não existem.

  5. Acredito na primeira versão. A verificar a altura dos supostos mergulhadores, tratam-se de crianças ou anões! Admitir uma mensagem subliminar ou inspiração de mau gosto, os criadores dariam tiros nos próprios pés! E os tais Mimions destinados a banca rota! Nada faz sentido a comparação” Star Wars – e o Oompa Loompas da Fantástica Fábrica de Chocolates (Willy Wonka)”. Desculpa sem nexo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui