today-is-a-good-day
24.3 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

Os mortos andam de verdade na Indonésia! Zumbis?

- Publicidade -

Na Indonésia (especialmente em Toraja), um cadáver é acordado deixando-o que ande a pé até seu túmulo.

Essa história começou a circular pela internet desde agosto de 2010 e conta que em Toraja – na Indonésia – os mortos caminham de verdade pelas ruas. O texto vem acompanhado da foto abaixo:

Zumbis caminham na Indonésia! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Zumbis caminham na Indonésia! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Das várias versões que acompanham a fotografia, o que se diz basicamente é que, por meio de magia negra, os corpos viram zumbis e saem de suas tumbas, andando – como quem não quer nada! Ah! Mais um detalhe: ninguém pode chamar o defunto pelo nome sob o risco de o morto cair no chão e não se levantar mais.

O que há de verdade nessa história?

Não há nenhuma indicação de que a imagem tenha sido alterada! O que não significa, necessariamente, que ela seja real! Pode-se mentir em uma fotografia sem o recurso da manipulação digital.

O blog Extraordinary Intelligence levanta a hipótese de que a mulher que aparece na foto pode, na verdade, estar viva e sofrendo de alguma doença – como a lepra (hanseníase). Os argumentos: Como os caixões são muito estreitos, seria impossível as mãos da morta estarem cruzadas daquela forma. A cabeça caída para frente demonstra também que o corpo teria ficado repousado em algum travesseiro muito alto, diferente do caixão mostrado à direita na foto!

A cerimônia

Tana Toraja é o nome de uma região que fica na ilha de Sulawesi, na Indonésia. Há muitos e muitos anos seus moradores acreditam que, quando alguém da família morre, esse ente é levado para o céu e lá é julgado. A crença local também prega que o morto só se dá bem em seu julgamento lá no céu se ele tiver sido bem sucedido em vida!

O “sucesso” do falecido é medido pela quantidade de espíritos de animais que o levam até o céu. Por isso, nos meses de julho e outubro, acontecem as cerimônias fúnebres, onde são sacrificados muitos animais em nome de cada um dos mortos.

- Publicidade -

Segundo o jornal Singapore News Online, as famílias só poderão participar dos funerais em Tojara quando já possuírem dinheiro suficiente para toda a cerimônia. Só para se ter uma idéia, animais que serão sacrificados, como búfalos, chegam a custar mais de 3 mil dólares!

A Chefe de cozinha, Barbara Kerr – em visita à Toraja – conta em seu blog:

Na cidade de Rantepao, a maior de toda a região, existe um grande mercado de animais para serem vendidos com esta finalidade. Lá, porcos ficam amarrados por dias, em macas de bambu, com cordas super apertadas por todo o seu corpo, e já prontos para serem levados para o abate. Grunhem sem parar, e o som emitido por eles mais parece ao de um campo de tortura. É bem triste de se ver, pois se estes mesmos porcos não têm escapatória, que ao menos pudessem passar seus últimos dias de vida com um pouco menos de dor e de sofrimento. Entretanto, para os moradores locais, tão habituados com tudo isso, eles não passam de mais um pouco de proteína.”

De acordo com o relato de Barbara Kerr, o funeral pode durar apenas algumas horas ou se estender por vários dias, regado a danças, comilança e o abate de muitos animais.

 

Cerimônia do funeral

 

O site Today 24 News, também conta que a cerimônia fúnebre em Tojara é, sem dúvida, o evento mais caro e complicado da região. A maioria das famílias (quase sempre é pega de surpresa com a morte do ente) pode a demorar até 5 anos para juntar a grana necessária para o ritual e, enquanto isso, os defuntos ficam guardados, esperando… Os corpos são envolvidos em várias camadas de pano e guardados dentro das Tongkonan, residências provisórias criadas para esse fim.

Métodos de sepultamento:

O site Toraja Cyber News explica que há 3 métodos de sepultamento: No primeiro – que é o mais simples e barato -, o caixão pode ser colocado em uma caverna. No segundo método, é esculpido um túmulo de pedra e o terceiro método consiste em pendurar o morto em um penhasco. É interessante ressaltar que o falecido leva consigo tudo o que, segundo a crença, ele irá precisar em sua outra vida. Se a pessoa que morreu é de família rica, será enterrado em um túmulo de pedra esculpida ou será pendurado um penhasco rochoso. A construção do túmulo também é demorada e, por isso também, o defunto só é transferido para a sua morada muito tempo depois (às vezes, demora-se anos!).

 

E o morto anda mesmo?

A resposta é: Não! Não anda!

Há muito tempo atrás, quando o acesso às aldeias de Toraja eram escassos e os povos locais tinham pouco (ou nenhum) contato com o resto do mundo, havia a lenda de que o morto levantava do seu túmulo provisório e saia andando para sua morada definitiva. No entanto, isso nunca foi documentado. No caso da fotografia que está circulando pela internet, o seu autor, diante de um episódio tão peculiar, poderia ter tirado outras fotos ou, quem sabe, até filmar o acontecido. Podemos ver que havia um celular apontando para o “fenômeno”:

toraja_zumbi_detalhe

Também, segundo a lenda, o morto não deve ser tocado, chamado pelo nome ou encarado diretamente. Na imagem, pode-se ver que a senhora estava sendo amparada pelo braço.

toraja_esqueleto_em_pe2
Corpo sendo amparado pelo familiares

Ainda, de acordo com o Toraja Cyber News, essa prática da “caminhada com os mortos” caiu de moda há anos. Hoje em dia, os corpos são levados de carro.

Update – 08/11/2010:

Aqui no Brasil, o editor do Blog Desmorto, Lauro Adriano Alves, traduziu o texto de uma postagem do usuário @AtaqueZumbi do inglês para o português e, ao que tudo indica, foi o primeiro blog em língua portuguesa a postar a notícia!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

49 COMENTÁRIOS

    • Gabriel, eu respondo a sua delicada pergunta!!

      Pode parecer milagre, e realmente tem que ser muito inteligente pra ver isso, mas estes seres humanos vivos ao lado deles é que estão segurando os defuntos em pé!!! Sim é verdade!! E só consegui chegar a essa conclusão pois sou muito profissional, não aconselho amadores fazerem o mesmo pois é muito dificil ver alguem segurando um defunto em pé, e chegar a conclusão que SE ELE ESTA SEGURANDO O DEFUNTO, É PORQUE ELE ESTA SEGURANDO O DEFUNTO!!!! Como eu disse apenas profissionais como eu podem fazer isso!!!!!

      Sim, eu fui ironico……

      Agora, porque esse pessoal resolveu tirar os defuntos da cova e segurar eles de pé, não faço ideia…

      • Meus parabéns, até que enfim algúem concorda na opnião que só tem mente FRACA ! Pessoal os corpos estão sendo segurados, isso é uma FARSA e para o professor ai em baixo(victor) vc é professor de que?não sabe nem que modos disse, vc falou “Traxionomia” sendo que a única ciência de classificar organismos VIVOS chama-se “Taxonomia”, e célular, modo de andar ? como que vc viu isso ai na foto? para de mentir por favor, ser mente fraca é uma coisa agora PERSISTIR no erro é BURRICE ! outra: QUEM QUER SABER A VERDADE, A VERDADE É ESSA: -evidências que comprovam que as imagens apresentadas na verdade não mostram o ritual citado no início do texto, mas sim parte de uma tradição chamada Ma’nene, uma espécie de homenagem aos ancestrais que morreram. Durante esta tradição os corpos de membros das famílias que morreram há muito tempo são desenterrados e as roupas destes são trocados como uma forma de homenagem a eles. APENAS ISSO !!! (RESPOSTA PRA VC AI DE CIMA que disse certinho, só não sabia o porque eles deixáram eles de pé ! quem duvida vai no blog DELES : http://mellbiruu.blogspot.com/2010/05/apakah-mayat-berjalan-toraja-tertangkap.html

          • Ok, eu acredito sempre no que o E-Farsas diz, MAS, eu vi um video sobre zumbis reais que era uma reportagem de algum pais onde se fala espanhol, nesse video mostrava 4 videos em que zumbis apareciam, podia ser Fake mas tem um que parece ser real, o primeiro são dois homens andando em uma floresta na Russia e eles filmam um zumbi, parece ser real, o segundo e o mais frustante é uma imagem aérea em que um homem corre atirando em oque parece ser zumbis, no final ele é pego e desmembrado, o terceiro é o video em que essa mulher da foto acima aparece andando, o quarto é o mais aterrorizante é uma menina zumbi que ataca as pessoas que estão filmando (esse é horrivel), eu não aconselho a ver o video mas se quiserem aki tá o link>> http://www.youtube.com/watch?v=Ef_aOQJ3jZk&feature=player_embedded

          • Zumbis na Rússia, tinha que ser na Rússia, é meteoro caindo, essas coisas só acontecem na Mãe Rússia… Não poderia ser em outro lugar !

    • Senhoras e senhores, para vosso esclarecimento, na Indonésia os mortos passam pelo processo de mumificação. O que é costume sim, é “exumar” as múmias de anos em anos e trocar as roupas. Procurem na internet, vocês encontrarão fontes sobre esses procedimentos.

  1. Caros amigos , sou professor de Mortos e vivos a 59 anos , ELES TÃO ANDANDO SIM !

    Primeiros passos dos mortos tem que ter um amparo.

    de que modo ?

    Traxionomia , células, modo de andar .

  2. Cara, vcs são isiotas em acreditar nisso, será que a pessoa não pode estar simplesmente fantasiada? Você não assitem filmes de terror? Se tivesse uma foto do Jason ai, vcs iam acreditar? E depois dizem que somos racionais.

  3. Amigos, ja vi ou li em algum lugar que isso se deve a alguma quimica/remedio/pó/sejalaoquefor é dada a pessoa antes da suposta morte, o que acontece é que a pessoa fica, sei la, aparentemente “morta” ou dormindo por um tempo e depois de um tempo as pessoas vão la desenterrar ela, e ela não se lembra de nada, tanto que tinha um caso de um cara que tinha um zumbi trabalhando pra ele uma fazenda e foi descoberto, quando um familiar por acaso viu ela la trabalhando, caso voces possam verificar esta historia e complementar a materia acho que ficaria legal.

  4. hahaha que da hora e ainda tem gente que acredita nessas farsas eu só acredito vendo ou se um dia estiver um do meu lado ai eu o chamo para ir tomar uma gelada comigo e pegar a mulherada kkkkkkkkkkk o povo sem noção vam procurar o que fazer

  5. são cadaveres sendo segurados pelas pessoas e não zumbis, devem estar rigidos pois depois de mortos ficam rigidos depois de horas, então ficam igual uma tabua, duros

  6. Eu acho muito interessante essas fotos que nos fazem fantasiar, acho uma puta falta de tempo pegar um morto e coloca-lo de pé so pra postar na internet e pra finalizar eu acho que poucos sabemos sobre o que está alem da vida seria muito legal se sem querer invocasse o Michael Jackson e o morto começasse a dançar thriler! kkkk

  7. Eu li em outro site que isso que eles estão fazendo é uma tradição deles,eles tiram os cadaveres de familiares dos tumulos e trocam de roupa depois de um certo tempo,ou pode ser doença rara que só tem nessas regioes,na real pode ser tudo menos zumbificação,se magia negra funcionasse certamente desafiaria o conceito de que Deus não é a força maior…
    Resumindo:ezto non ecziste kkkkkkkkkk

  8. Ritual estranho, preciso concordar, mas é a cultura deles… e nossa, não precisa ser um especialista pra saber que cadáveres enrigidecem, mesmo algumas horas após o óbito. E Gilmar, acompanho o site há 1 ano, e já li todas as suas matérias! E como um defensor do anarquismo que sou, só tenha um pouco de cuidado com NÚMEROS e COMPARAÇÕES, pois nem todos aqui tem maturidade nem ciência pra compreender a sua imparcialidade perante a assuntos polêmicos. Parabéns pelo excelente trabalho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Isso vai fechar em 20 segundos