22.9 C
São Paulo
quarta-feira, junho 29, 2022

Pelé disse que fez mais pelo Brasil do que Sergio Moro?

- Publicidade -

É verdade que o ex-jogador de futebol mundialmente conhecido como Pelé disse a um repórter da Forbes que fez mais pelo Brasil do que o juiz Sergio Moro?

A notícia apareceu em diversos sites na primeira semana de junho de 2017 e afirma que o ex-futebolista Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, teria respondido a um repórter da revista Forbes, após ficar sabendo que teria perdido o primeiro lugar como o mais influente para o juiz federal Sergio Moro, que fez muito mais pelo povo brasileiro, dando alegria e títulos mundiais, do que Sergio Moro poderá fazer em toda sua vida!

A reportagem também diz que o ex-jogador teria alegado que “não é qualquer juizinho que vai lhe tirar o título de Brasileiro mais importante do Mundo”.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Pelé teria dito à revista Forbes que fez mais pelos brasileiros do que Sergio Moro! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

É muito fácil atribuir uma frase a quem quer que seja! Basta se pegar um assunto que esteja em alta no momento e colocar uma foto de alguém famoso com algum texto polêmico para que o boato se espalhe!

Foi o que fizeram nesse caso…

A primeira coisa que devemos fazer em casos como esse é tentar descobrir a origem dessa história. Caímos nos mesmo sites especializados em espalhar notícias falsas (que nem vamos mostrar aqui para não fazer comercial desses parasitas).

Nenhum jornal postou essas frases atribuídas ao Pelé. Muito pelo contrário, em 2016, Edson Arantes elogiou o trabalho de Sergio Moro na operação Lava Jato, desejando muita saúde para o juiz federal.

Ah! Uma busca nos sites da revista Forbes em inglês e na versão brasileira não retorna nenhum resultado a respeito dessa alegada entrevista concedida por Pelé!

Conclusão

- Publicidade -

Não há nenhuma prova de que o Pelé tenha dito que fez muito mais pelos brasileiros do que o juiz Sergio Moro! Tudo começou em sites especializados em inventar notícias falsas!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

11 COMENTÁRIOS

  1. “A primeira coisa que devemos fazer em casos como esse é tentar descobrir a origem dessa história. Caímos nos mesmo sites especializados em espalhar notícias falsas (que nem vamos mostrar aqui para não fazer comercial desses parasitas).”

    Mais um dos motivos do porquê eu acho que não é só de youtubeiro que o Google devia cortar a grana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui