Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Podcast Caçadores de Fake News – Episódio 1

E-farsas TV

Podcast Caçadores de Fake News – Episódio 1

Podcast Caçadores de Fake News – Episódio 1

Ouça a estreia do divertido e informativo podcast Caçadores de Fake News, de Marcelo Duarte em parceria com o E-farsas e com a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil.  

O livro “Esquadrão Curioso – Caçadores de Fake News”, lançado em 2018 pelo jornalista e escritor Marcelo Duarte, ganhou agora uma versão no formato de podcast. A minissérie em áudio chamada “Caçadores de Fake News” estreou hoje (04/02/2021) nas principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcast, entre outros) e mistura ficção com realidade para contar a história envolvente e divertida onde quatro personagens – Isa, Pudim, Leo e Débora – entrevistam 11 jornalistas, educadores e formadores de opinião de Brasil, Estados Unidos e outros países, para entender o que são as fake news, como elas surgem e como se espalham tão depressa, os perigos que causam e como combatê-las.

Com a consultoria de Gilmar Lopes, fundador e checador de fatos do E-farsas, a série terá cinco episódios de 20 minutos cada com muito entretenimento e informação, que poderão ser trabalhados nas escolas, com alunos do Ensino Fundamental e Médio. 

Podcast Caçadores de Fake News, de Marcelo Duarte em parceria com o E-farsas e com a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil. (Imagem/Divulgação)

A trama de Caçadores de Fake News

Na história que você vai acompanhar a partir de hoje e nas próximas quintas-feiras, os personagens da série Caçadores de Fake News precisam de criar um podcast sobre fake news para um trabalho escolar e, para coletar informações relevantes e verdadeiras para o programa, conversam com diversos jornalistas especialistas no assunto de todas as formas – pelo telefone, trocando mensagens de WhatsApp, entrando em plataformas de reunião e mesmo presencialmente.

Com muito bom humor, Isa, Pudim, Leo e Débora são recebidos pelos entrevistados, que colaboraram com sua didática e muito conhecimento. 

Sobre o projeto

A série teve apoio da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, por meio de seu Edital Anual de Projetos, que financia programas que fortaleçam as relações entre Brasil e Estados Unidos que destaquem valores compartilhados entre os dois países e promovam a cooperação bilateral. 

“Informações falsas podem até tirar vidas, então é crucial fomentar o pensamento crítico em jovens desde cedo, de modo a ajudar a formar cidadãos engajados e conscientes.  Os Estados Unidos já tem bastante experiência nessa área e achamos que é importante dividir essa experiência com os brasileiros”, afirmou o cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Adam Shub.

As vozes dos personagens foram criadas por atores profissionais famosos em musicais, programas de TV e dublagem no cinema. O elenco conta com:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

  • Mariana Elisabetsky (“Mudança de Hábito”, “O Mágico de Oz” e  “Grease”), interpretando Isa; 
  • Arthur Berges (“Um Violonista no Telhado”, “Rent” e “Chaplin – O musical”), que dá voz ao Pudim; 
  • Luciana Ramanzini (“Natureza Morta” e  “Bento Batuca”), no papel de Débora; 
  • e Hugo Picchi (“Cocoricó” e “Irmão do Jorel”), que faz Leo e do narrador.

Episódio 1 – Como nascem as notícias falsas

Na estreia do Caçadores de Fake News, Isa está pesquisando sobre o programa de rádio “A Guerra dos Mundos”,  de 1938, um dos casos de fake news mais conhecidos da história.

Ela e os amigos Pudim, Débora e Leo preparam um trabalho pedido pelo professor Franco: um podcast sobre notícias falsas. 

Para entender como nascem as fake news e como elas se espalham tão depressa, o grupo começa entrevistando Gilmar Lopes, criador do pioneiro site de checagem de fatos E-farsas, e Januária Cristina Alves, jornalista, educomunicadora e autora do livro “Como não ser enganado pelas fake news”. 

Para ouvir o primeiro episódio de Caçadores de Fake News, clique no player abaixo ou escolha aqui um dos serviços de streaming disponíveis:

Ficha técnica

  • Roteiro: Marcelo Duarte
  • Produção: Larissa Alves
  • Consultoria: Gilmar Lopes
  • Vinhetas, montagem e sonorização: Hugo Alexander
  • Direção: Maísa Zakzuk

Gravado em dezembro de 2020 no Estúdio Compasso Coolab, em São Paulo.

Conheça o site oficial Caçadores de Fake News, que foi desenvolvido pela R2D2, com ilustrações de Caco Bressane e textos de Júlia Bezerra.

Continue lendo
Clique para comentar

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo