Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Programa Mais Médicos atendeu 1 paciente a cada 9 segundos?

Conspirações

Programa Mais Médicos atendeu 1 paciente a cada 9 segundos?

Notícia espalhada pelas redes sociais afirma que o Programa Mais Médicos atendeu uma média de um paciente a cada 9 segundos em 2 anos! Será verdade?

No dia 22 de agosto de 2015 o recorte de jornal abaixo começou a ser compartilhado através do Facebook e do WhatsApp. No texto, o autor calcula que o Programa Mais Médicos teria que atender um paciente a cada 9 segundos para ter chegado à marca de 63 milhões de pessoas atendidas em dois anos! Com isso, o texto estaria provando que os números divulgados pelo Ministério da Saúde estariam errados.

Será que essa conta está correta? Será que esse dados são reais?

É o que vamos descobrir agora:

O Mais Médicos teria que atender 9 pacientes por segundo para dar conta de 63 milhões de pacientes? (foto: Reprodução/Facebook)

O Mais Médicos teria que atender 9 pacientes por segundo para dar conta de 63 milhões de pacientes? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

No dia 04 agosto de 2015, o Ministério da Saúde – através do Portal Brasil – divulgou os números de 2015 em relação ao Programa Mais Médicos, lançado 2 anos antes. Logo de cara podemos notar que a equipe de marketing do Governo deu “enfeitada” nos números para dar a impressão de que 63 milhões de pessoas foram atendidas pelo programa quando, na verdade, foram 63 milhões de consultas (visto que cada paciente, na maioria das vezes, não vai apenas uma vez ao médico).

Outra versão dessa mesma história:

Publicação recorrente no Facebook!

Publicação recorrente no Facebook!

Vamos calcular?

Mas vamos supor que os números de pacientes divulgados pelo Governo sejam exatamente esses mesmos e que cada pessoa tenha ido apenas uma vez ao doutor, temos 63 milhões de consultas.

O Ministério da Saúde divulgou que possui mais de 18.000 médicos cadastrados no Mais Médicos, mas vamos continuar com os números do texto que circula pela web: 14.000 médicos.

Supondo que já tínhamos 14.000 médicos desde o início do programa e que cada um trabalhasse apenas de segunda a sexta-feira, teríamos uma média de 260 dias de trabalho em um ano. Ou seja, 520 dias em 2 anos.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Se multiplicarmos 520 dias pela quantidade de médicos, teríamos cerca de 7,28 milhões de dias trabalhados.

Para saber quantos pacientes são atendidos por dia, basta dividir as pessoas atendidas pelos dias trabalhados. Teremos então 8,65 pessoas atendidas por dia e não uma a cada 9 segundos, como é afirmado no texto!

mais_medicos-contas

Se cada médico trabalhasse apenas 4 horas por dia, seriam 1.600 pacientes atendidos por cada médico e um total de 2,24 milhões de pacientes atendidos em apenas um dia. Se cada um atendesse 1 paciente a cada 9 segundos como o texto afirma, em apenas 28 horas de trabalho seriam atendidas todas as 63 milhoes de pessoas!

A verdade é que o Governo inflou os números do Programa Mais Médicos, mostrando erroneamente que atendeu 63 milhões de pessoas quando, na verdade, foram 63 milhões de consultas e – do outro lado – quem inventou esse texto errou nas contas, propositalmente ou não, para insinuar que o programa do Governo estaria atendendo “pacientes fantasmas”.

Outras formas de se fazer essa conta (com outros exemplos, inclusive) podem ser vistas e analisadas juntamente com os atentos membros do nosso grupo no Facebook!

Origem

Centenas de blogs e sites copiaram esse mesmo texto citaram como fonte o Jornal do  o site do Diário do Poder, já conhecido aqui do E-farsas por publicar notícias que acabamos provando serem falsas.

O colunista do Diário do Poder, Cláudio Humberto, é conhecido por sua posição contrária ao Governo e foi o mesmo jornalista que publicou a notícia falsa afirmando que Dilma Rousseff já estaria com uma carta de renúncia pronta. Ele também foi o mesmo profissional que noticiou uma tentativa de suicídio da presidente (que nunca ocorreu).

Conclusão

O texto de Humberto sobre essa conta mal feita e os números inflados do Governo são mostras de que não devemos confiar em tudo o que vemos na web e/ou que lemos nos jornais. É bom sempre questionarmos tudo para não cair nessas pegadinhas da mídia!

Continue lendo
28 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo