20.2 C
São Paulo
sábado, julho 2, 2022

Resolvido o mistério da foto do OVNI australiano!

- Publicidade -

Uma fotografia de um objeto voador não identificado postada no Facebook tornou-se um dos maiores mistérios da rede social… por pouco tempo!

No dia 7 de agosto de 2015, uma publicação chamou a atenção de centenas de milhares de pessoas no Facebook. Um usuário daquela rede social postou uma foto bastante curiosa, onde podemos ver o que perece ser uma nave sobrevoando um lago, em uma tarde chuvosa!

A postagem dizia que a fotografia havia sido tirada na Austrália e que o Facebook estaria tentando remove-la da timeline a qualquer custo.

Apesar do autor da publicação nunca afirmar que se tratava de um disco voador, muita gente ficou alvoroçada para tentar provar que aquilo ali, pairando sobre o lago, seria uma prova de visitas alienígenas ao nosso planeta e a fotografia foi compartilhada mais de 780 mil vezes no Facebook, além de receber mais de 6.000 votos no Reddit e ser vista mais 1,8 milhão de vezes no Imgur!  

Será que essa foto é real?

Mistério do ovni australiano resolvido! (foto: Reprodução/Facebook)
Mistério do ovni australiano resolvido! (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

A foto é real, mas não se trata de nenhuma visita alienígena!

Quem resolveu descobrir a verdade sobre essa fotografia foi o pesquisador David James, do blog de língua inglesa Skeptical. Com a ajuda de vários internautas, James conseguiu rastrear o local onde a foto foi tirada e a explicação para o “fenômeno ufo”, assim como nos ensina a Navalha de Occam, é muito mais simples do que muitos possam imaginar.

Diferente do que havia sido informado, o ovni não foi fotografado na Austrália, mas de dentro de um restaurante no Grand Teton National Park, no estado norte-americano de Wyoming!

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

- Publicidade -

No Google Maps é possível ver a fachada do local onde a “nave” teria sido flagrada.

O ovni era apenas um reflexo

No site do restaurante que fica no parque há diversas fotos do interior dos aposentos, onde podemos ver claramente um lustre no teto. Quem tirou a linda e curiosa fotografia fez isso com os vidros da janela fechados, deixando o reflexo das luzes do quarto criarem a ilusão de que havia uma nave lá do lado de fora!

Perceba as semelhanças entre o suposto ovni e a luminária do teto:

australia-ovni2
Note as semelhanças entre a luminária e o suposto ovni! (fotos: Colagem de foto do Facebook com imagens de divulgação do Signal Mountain Lodge!)

Conclusão

O ovni da Austrália era apenas um reflexo de uma luminária na janela de um restaurante nos Estados Unidos. A ideia do autor da postagem de afirmar que o Facebook irá remover a foto foi uma ótima tática para chamar a atenção de mais leitores, mas o ceticismo e o bom senso resolveram o “mistério”!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. Acho bacana essas montagens feitas sem edição por computador.

    Existem vários casos semelhantes a este na internet. Utilizando reflexos de luminárias em janelas fechadas.

  2. Gilmar, poderia investigar aquele caso de alteração de frequência em afinação musical, que é ligado com projetos nazistas? Já procurei na internet, mas só tem teoria da conspiração (um lugar repete de outro etc.).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui